Como aumentar seus followers (seguidores) no Twitter com estratégias de marketing?

Melhor: como aumentar seus followers, atingindo internautas que façam parte de seu público-alvo?

Pouca gente duvida que o Twitter tornou-se uma ferramenta estratégica na comunicação de empresas de qualquer tamanho e segmento. A fase do “ainda não entendi para o que o Twitter serve” já foi superada.


Agora, o importante é saber maximizar sua atuação e influência nessa peça que compõe o restrito arsenal de comunicação disponível às pequenas empresas.


Guia rápido de maximização de presença no Twitter

(Sugiro que você imprima e guarde esse post!)

Aqui vão 10 dicas selecionadas para que você possa utilizar o Twitter de uma forma efetiva e estratégica.


(Algumas fazem parte de técnicas que uso e desenvolvi, e outras, de uma compilação das melhores dicas de profissionais de marketing na internet).



1. Escreva tweets interessantes do ponto de vista dos leitores para que eles possam ser Retwitados (RT), ou seja, reenviados para os contatos deles:

- Antes de postar, leia o que as pessoas do seu segmento de negócios estão querendo saber. Procure ajudá-las dando dicas ou ‘caminhos’ de como elas podem solucionar seus problemas.

- Outros profissionais de ‘internet marketing’ têm sido unânimes em que dizer que o perfil seja com seu nome e foto (e não o nome da empresa com a logo). A internet é uma ferramenta que ‘solicita’ a pessoalidade. As pessoas querem ver quem você é. De vez em quando, envie tweets que não sejam tão restritos ao seu nicho de negócio. Pode ser sobre outros nichos, ou até sobre seus hobbies. Mas atenção: só de vez em quando para não passar a ser chato.

- Pense nos melhores cabeçalhos e títulos que você já viu quando for enviar um tweet. Seja instigante para que as pessoas cliquem no link que você enviou junto à mensagem.

- O TweetCube (//tweetcube.com) permite twitar fotos, vídeos, músicas e arquivos.


2. Abra contato e trave relacionamento com as pessoas de destaque/referência em seu nicho. O Twitter pode facilitar muito esse tipo de ação.


3. Abra contato e relacionamento com parceiros estratégicos para o seu negócio. Você pode conseguir:

- representantes comerciais/revendedores em regiões em que ainda não atue;

- fornecedores de insumos para seu negócio que ofereçam maiores vantagens;

- um outro tipo de parceria é com JVs (Joint Ventures). JVs de sucesso são compostas por profissionais de marketing que podem ajudar a lançar e aumentar a venda de seus produtos: responda as dúvidas desses profissionais no Twitter, envie dicas, etc, para abrir relacionamento e credibilidade.


4. De vez em quando indique pessoas que seus seguidores podem achar interessantes de seguir.

5. Apresente seus produtos a seus seguidores de uma forma interessante (sem ser SPAM): certifique-se de agregar alguma dica ou conteúdo relevante quando for falar de seus produtos, criando a percepção de que quem está recebendo a mensagem está ganhando algo de interessante.


6. Busque maximizar seu alcance no Twitter:

- coloque o URL do seu perfil no Twitter (por exemplo, twitter.com/nassaralla) na sua assinatura de e-mail e dos posts no blog, no seu perfil do Orkut, Facebook, Linkedin, etc (confesso que ainda tenho de implementar isso);

- pesquise quantas vezes uma determinada palavra-chave ou termo (keywords) foram usados no Twitter através da ferramenta TweetVolume (www.tweetvolume.com);

- SiteVolume (http://www.sitevolume.com/): Mostra quantas vezes uma determinada palavra-chave ou termo foram usados no Twitter, Digg, Myspace, You Tube e Flickr. Ainda permite consultar múltiplos termos para fazer uma comparação entre eles;

- use ferramentas de busca para encontrar termos e assuntos relacionados as seu segmento de negócio (ou até segmentos de negócios complementares ao seu) e ter uma idéia do que as pessoas estão falando:


--- Twellow (http://www.twellow.com/): Páginas amarelas do Twitter;

--- Twollo (http://www.twollo.com/): Automaticamente encontra e segue pessoas no Twitter com interesses semelhantes aos seus (Não testei e é pago);

--- Buscador dentro do Twitter: (//search.twitter.com);

--- Tweet Scan (//tweetscan.com): Buscador eficiente de palavras-chaves ou termos usados no Twitter que permite, também, registrar-se para receber alertas de e-mail da sua seleção de palavras e termos.


7. Evite enviar vários tweets seguidos, ou ficar sem postar uns dias e no dia em que postar enviar 3 ou mais de uma só vez. Caso tenha dois assuntos a twittar e só possa twittar uma vez no dia, evite enviar dois tweets seguidos. Envie um agora e programe o outro para ser enviado em 30 minutos, etc, com a ferramenta TwitResponse (//twitresponse.com).


8. Alcance seu público-alvo que está localizado perto de você ou na sua região, utilizando o TwitterLocal (www.twitterlocal.net/). Aproveite para pesquisar seu público-alvo em regiões específicas que você queira atacar.


9. Procure pesquisar quem seus followers (seguidores) estão seguindo. Pesquise de 5 a 10 followers. Você pode ter uma melhor compreensão:

- do que as pessoas estão buscando;

- de que tipo de pessoa pode passar a ser também seu follower (seguidor);

- de quem eles seguem e por quem são seguidos em comum.


10. Por fim, existe uma ferramenta que não testei e vou ficar devendo, já que não me lembro de seu nome! Ela permite que você se cadastre no Twitter por assuntos/categorias. Assim, você pode ser encontrado e adicionado por pessoas que procurem por outras similares em uma determinada categoria.

Se você sabe qual ferramenta é essa, envie um comentário para compartilharmos ainda mais o conhecimento empreendedor!

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