Como um profissional que trabalhou anos como funcionário, agora que abriu sua própria empresa pode fazer uma apresentação/portfólio de serviços, se a sua agência é iniciante e ainda não tem trabalhos próprios?

É exatamente esse o caso de José Luis Damasceno. Ele é um profissional da área de marketing promocional e eventos, tendo atuado por 5 anos no setor, atendendo a diversos tipos clientes.

Fundada há cerca de dois meses, a IV8 Marketing e Eventos (http://www.iv8mkt.com.br/) iniciou suas atividades com uma estrutura enxuta, o que a meu ver é algo extremamente sadio.

Como o José Luis é um profissional de marketing, e sabe a importância do planejamento para o sucesso de um negócio, projetou minuciosamente o seu negócio, inclusive o significado do nome.

Surge a pergunta:

_ Como captar clientes, demonstrando credibilidade, já que é uma empresa iniciante e ainda sem serviços assinados? Em outras palavras, é ético apresentar como exemplos a execução de projetos assinados por outras empresas em que trabalhei, mesmo eu sendo o principal gestor das idéias?

Pela minha experiência com vários clientes e propriamente a minha, não vejo nenhum problema em incluir trabalhos anteriores realizados em outras empresas, contanto que se ressalte o nome da empresa executora, e qual foi a sua responsabilidade no projeto: gestor, colaborador, criação, etc.

1) Gerando credibilidade nos seus serviços
- Para a apresentação de vendas, como a empresa iniciante ainda não tem um portfólio próprio, recomendo que se crie uma página “quem sou”, histórico e trabalhos anteriores (com o nome da empresa em que foi realizado).

- Mais que ninguém, um profissional da área de marketing sabe a importância de ter um cartão de visitas criativo e profissional. Pode ser uma espécie de CD Card (CD ROM no formato de cartão de visitas, onde vai digitalizada a sua apresentação de vendas e proposta).

- Tenha folders objetivos para entregar em mãos.

- Tenha em mente uma rápida sentença de diferenciação dos seus serviços, ou seja: _ "Se eu for um cliente potencial seu, porque devo fazer minha próxima campanha contigo"?

2) Reforçar a credibilidade nos seus serviços
a- Coloque fotos suas e de seus sócios (se tiver): insira uma mini-bio que humanize a apresentação.

b- Coloque resultados que seus clientes conseguiram; ex: aumento em vendas, aumento em recall, melhora no ranking de vendas dentro do segmento deles, etc.
c- Se tiver parceiros, inclua-os na sua apresentação e pegue um testemunhal deles a respeito de você; Ex: gráficas, bureaus, fornecedores de materiais promocionais, designers, etc, com quem você já encomendou serviços.

d- Se possível, consiga o testemunhal de antigos clientes e até empregadores falando sobre você.

e - Apóie uma causa social ou ambiental – Importante: esse apoio tem de ser de coração porque se soar falso é melhor nem fazer. Por exemplo: Mesmo sendo diretor de marketing do Instituto Lagoa Viva (www.pactoderesgateambiental.org), apoio outras ONGs como o SOS Animais (http://www.sosanimais.org.br/) e a PEA (http://www.pea.org.br/).

3) Uma apresentação que possa demonstrar para o cliente o potencial a capacidade da minha empresa.
- Você precisa ter um forte diferencial. Como é uma pequena empresa, utilize os argumentos:
a- maior personalização do atendimento,
b- “trabalho contigo até que você esteja totalmente satisfeito” (mas tome cuidado criando métricas que mostrem ao cliente que você atingiu tudo que se propôs a fazer),

c- outro diferencial que você tenha.


4) Importante: Se o seu caso é que você está deixando uma empresa média ou grande para abrir o seu negócio, não se sinta inseguro por agora estar sozinho. Os projetos que você já fez e liderou fazem parte de sua história profissional.

Eles demonstram do que você é capaz!

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