Está claro para muitos formadores de opinião no mundo dos negócios que o blog é uma poderosa ferramenta para as empresas engajarem e se comunicarem com seus públicos-alvos.

Por poderem ser atualizados constantemente, os blogs podem estar ranqueados entre os primeiro resultados nos buscadores para muitas palavras-chaves ou expressões. Isso dá mais visibilidade e chances da pequena empresa (ou profissional autônomo) ser descoberto por clientes potenciais.

Para mim, está mais do que comprovada a importância dos blogs para as micro e pequenas empresas. Alguns dos principais benefícios que um blog pode trazer para as pequenas empresas e profissionais autônomos (freelancers) são:

- dar idéias e novas maneiras de usar os seus produtos/serviços;

- coletar informações e feedbacks do seu público-alvo;

- formar parcerias com outras empresas e profissionais que podem lhe render indicação de novos clientes, parceiros que lhe reduzam os custos de produção, etc;

- tornar-se fonte de informação para a imprensa;

- gerar tráfego para o site.


Reunião de posts em forma de séries

A força dos blogs está na capacidade de educar seus clientes potenciais acerca dos seus produtos/serviços.

Você consegue descrever seu Processo de Trabalho? Isso não significa ensinar aos outros o seu trabalho, e sim, mostrar aos clientes potenciais porque você vai solucionar os seus problemas.

Por exemplo, uma idéia que tive e vou implementar é selecionar posts que mostrem porque o pequeno empresário deve se ocupar do marketing e, também, descrevam a maneira como trabalho (criação, diferenciais, sistema de trabalho, metodologia, acompanhamento). Ou seja, transformar posts selecionados e agrupá-los dentro de uma seqüência própria. Assim, serão transformados em uma espécie de série.

É um material que funciona como uma pré-proposta ou, em outras palavras, queima etapas no processo de vendas.

Vou selecionar os posts (e colocá-los em uma seqüência lógica) que tratem do seguinte assunto: “Como serviços de marketing podem ajudá-lo a alcançar altos índices de lucratividade”. A seguir, nomeá-los com o título de um dos artigos que escrevi que mais se espalharam pela internet: “Lucratividade = Marketing”. Então vai ficar assim:

“Lucratividade = Marketing
Como serviços de marketing podem ajudá-lo a alcançar altos índices de lucratividade”

Essa série pode ser colocada na lateral do blog em forma de botão (Veja imagem):


Se você já vem blogando há algum tempo, provavelmente tem material suficiente. Você mesmo pode desenvolver essa série ou então contratar um freelancer para reunir, dar forma e seqüência, e ajudá-lo a escrever trechos que por ventura faltem.

Empreendedor: mostre por que seus serviços valem o que custam

Blogs que funcionam como uma espécie de educação sobre a natureza de seus produtos/serviços devem provar porque eles são relevantes, de qualidade e valem o que custam para o pequeno empresário.

Você tem de descobrir caminhos de mostrar aos clientes potenciais como eles receberão um excepcional valor pelo dinheiro investido, mesmo que o seu preço seja maior do que o da concorrência.

Se você já está no mercado há algum tempo, levante de 10 a 20 objeções mais usadas pelo seu público-alvo e adiante-se a elas, respondendo-as. Você pode inseri-las na série de que falei mais acima ou então criar uma série específica para dirimir as dúvidas.

(As objeções são uma espécie de mistura entre FAQ´s – Questões mais freqüentes, coisas que as pessoas geralmente procuram quando vão escolher pelo seu tipo de produto/serviço e, ainda, questões e incertezas muito mais aprofundadas e até de ordem emocional).

Por fim, insira pequenos estudos de caso para provar que você realmente pode solucionar os problemas desse público. Descreva (e se possível quantifique) quais deverão ser os resultados esperados por quem investir na sua solução.

OUTROS ARTIGOS SOBRE APRESENTAÇÕES DE VENDAS:

Como fazer um apresentação de vendas sem ter trabalhos de uma nova empresa:

(http://comunicarevencer.blogspot.com/2009/08/como-fazer-um-apresentacao-de-vendas.html)

Não proponha: Venda! (Apresentações vendedoras):

(http://comunicarevencer.blogspot.com/2009/08/uma-proposta-argh-como-odeio-esse-nome.html)

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