O valor de um blog para o empreendedor e seus negócios



Em um mundo de multi-conteúdo-mídias, quem conseguir a atenção repetida de seu público-alvo já está no caminho certo.

Para as pequenas empresas e empreendedores autônomos, com verba de marketing curta, uma boa solução é criar um blog do seu negócio.

Ter clientes atuais e potenciais engajados com seu conteúdo, tanto como leitores como também colaborando para a criação de novos conteúdos, representa uma tática de baixo custo e de retorno em médio prazo. E não adianta reclamar: se sua verba é limitada, você tem de trabalhar com paciência e consistência.

Pense nisso: Se você não tem verba para marketing, a criação de conteúdo tem de ser a sua verba! Ao invés de investir dinheiro, você terá de investir tempo e desenvolvimento de conteúdos.

Certifique-se de que você está motivado o bastante para dar prosseguimento ao trabalho e incluí-lo em meio a suas tarefas diárias. Caso contrário, nem adianta começar.

Os posts não precisam ser longos. O mais importante é que sejam no mínimo três por semana.

E para ter qualidade, não necessariamente devem ser absolutamente originais. Você não é um profissional de conteúdo, então, faça pesquisas na internet e desenvolva idéias em torno de assuntos que os concorrentes ou que blogs de assuntos complementares ao seu negócio estão postando.


Blog como carro-chefe do seu marketing

Ter um blog como ‘carro-chefe’ de seu plano de marketing é uma boa idéia. Ele pode ser o agregador final de várias ações online e off-line. Além disso, um blog ranqueia-se nas buscas do Google milhões de vezes melhor do que um site.

Além de construir uma reputação de especialista e de que trabalha dentro de índices superiores de exigência, postar conteúdo de qualidade ajuda na geração de visitas repetidas.

O artigo “Porque sua empresa precisa de um blog” (Why Your Company Needs to Blog) , de Nick Fasulo, traz o exemplo de uma empresa de serviços legais de seguro pessoal que busca novos clientes por causa de um recente recall (ex: fabricante de carros que anuncia a substituição gratuita de uma peça que saiu com defeito de fabricação).

Nick diz:
“Esta é uma fantástica oportunidade para transformar o seu blog em uma fonte de notícias e recursos. Publique freqüentes atualizações sobre o recall em questão, como o consumidor afetado pode proceder e, finalmente, como você pode ajudá-lo! Esse método pode ser aplicado a uma enorme quantidade de segmentos de negócios“.

Encerrando com o mesmo exemplo, a empresa poderia alcançar clientes potenciais, ou seja, consumidores afetados pelos produtos com defeito, através do Twitter, Facebook, buscas no Google, artigos sobre o recall postados em sites relacionados, etc, direcionando-os para seu blog.

Portanto, planeje o marketing em torno de seu blog e lembre-se que conteúdo pode não ser de graça, afinal, necessitam de tempo e esforço ou ainda a contratação de serviços terceirizados, mas ainda é talvez a opção de melhor custo-benefício para o pequeno empreendedor.

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