
Afinal, qual é o propósito do Twitter para um blogueiro?
Num blog em que entrei essa semana, encontrei um comentário de outro visitante dizendo que o propósito do Twitter estava sendo desvirtuado. Afinal, qual é o propósito do Twitter: bater-papo, trocar idéias?
Se você é blogueiro, o propósito do Twitter pode ser gerar tráfego para o seu blog. Não vejo problema nenhum em divulgar seus posts no Twitter, afinal, essa também é uma forma de trocar conhecimentos. Quanto mais pessoas no seu blog, mais comentários e mais trocas...
Lendo e interagindo na tela
O consumidor quer ir diretamente a quem sabe de fato sobre o assunto procurado e trocar o que aprendeu com outros consumidores.
Li na internet que o Twitter é muito mais do que dizer “o que você está fazendo agora”. O que aprendi, é que o Twitter é rápido, de comunicação veloz, e funciona como um filtro de informações do que a pessoa vai escolher e se aprofundar.
Fazer amigos? Sim, é um meio. Quero fazer amigos; é uma das coisas mais legais da vida. Além disso, fazer negócios hoje passa necessariamente por fazer amigos, sim. Você deve ajudar seus clientes a se ajudarem.
Por isso, promover seus conteúdos é importante e o Twitter é uma excelente ferramenta.
Listei uma série de benefícios que o Twitter pode trazer para um blogueiro:
- Aumentar sua audiência encontrando novos leitores, além de informar os que já seguem o seu blog sobre novos posts.
- Encontrar novos clientes potenciais, direcioná-los para o blog e transformá-los em subscribes (ou da sua newslewtter ou do seu feed para serem informados automaticamente sobre atualizações e novos posts).
- Encontrar parceiros de negócios que podem trazer novos clientes.
- Conseguir idéias para o post que você está escrevendo ou para um novo post. Veja o que acabei de postar enquanto estou escrevendo esse post:
“@Nassaralla: Estou escrevendo para postar hoje: "Twitter X blog? Eles são concorrentes?”O que vocês acham? Ajudem-me para eu incluir no post!”

- Encontrar novos colaboradores para o blog. Tenho que me esforçar nesse aspecto. Até agora ainda não realizei um post convidado ...
- Encontrar pessoas talentosas e que têm um conteúdo interessante para partilhar com seus leitores (para serem entrevistadas).
- Fazer pesquisas sobre uma questão que está te perseguindo e então ter respostas para escrever um novo post.
- Manter seus clientes atualizados sobre seus produtos e serviços.
- Chamadas: Para não deixar de twitar por muito tempo, avise que está escrevendo um novo post e o assunto, e que vai postar em breve.
- Construir a imagem da sua marca e ser lembrado.
- Integrar o Twitter com outras mídias sociais (Facebook, Orkut, LinkedIn, comunidades da Exame PME e Pequenas empresas grandes negócios) como parte de seu planejamento que é levar tráfego para o blog.
- Deixar as pessoas saberem o que você faz, como pode ajudá-las e onde encontrar mais informações (seu blog).
Acredito que o Twitter, ou pelo menos o modelo de comunicação que ele trouxe, veio para ficar. Se os ‘Googles ou Microsofts da vida’ vão descobrir novas maneiras de incluir esse modelo em outras ferramentas e sites, não sei.
Sei que a comunicação de 140 caracteres veio para filtrar e ficar.
Se você tem outras idéias de benefícios do Twitter, diga! Ou comente sobre o que você achou desse post!