Roteiro de plano de marketing para artista plástico

Há alguns anos atendi a um artista plástico para desenvolver mercadologicamente sua carreira. Ele já havia ganhado alguns prêmios importantes na área da arte, porém ainda não vira sua carreira alavancar de uma maneira considerada, por ele, satisfatória.

O mercado tinha sofrido uma retração para a compra de peças de arte. No entanto, ao analisar sua situação, identifiquei que muita coisa podia ser feita e aproveitada antes de culpar apenas ao mercado.

É lógico que esse trabalho não era uma atividade para três meses ou algo do gênero, e sim, para o desenvolvimento de um planejamento com no mínimo dois anos de trabalho para começar a ver resultados significativos.

Depois de muita pesquisa, desenvolvi um plano de marketing especificamente para aquele caso. Aliás, todo plano de marketing deveria ser personalizado!

Veja a importância do planejamento e de se ter plano de trabalho (resumido) que desenvolvi através do exemplo abaixo:

Proposição:

O mercado de arte é restrito a poucos compradores, sendo que quem está fora do circuito das galerias vende a menor preço e provavelmente em menor quantidade. A quantidade pode ser revertida promovendo o artista e fortalecendo a sua marca, conseqüentemente gerando maior número de vendas. Quanto à valorização financeira do seu trabalho, a melhor opção ainda é estar no circuito das principais galerias.

Objetivos principais:

- Construção de nome para valorização do preço e incremento de vendas das peças.

- Retorno da presença em Galerias de arte.

Estratégia:

Levando-se em consideração que o preço das obras de arte peças é relativamente proporcional ao nome (marca) do artista, a estratégia será promover o artista através de ferramentas de marketing adequadas ao seu caso e a cada etapa do processo, para posterior retorno de suas peças às Galerias de maior prestígio. Na primeira etapa, o objetivo é fazer a marca (nome do artista) ser conhecida e lembrada, enquanto inicia-se o processo de aproximação e apaziguamento com os marchands e suas respectivas galerias. Na segunda etapa - quando da penetração nas Galerias - deve-se reforçar os esforços de marketing para alavancar vendas e valorização. Na terceira etapa, quando a presença do artista nas galerias e eventos top estiver consolidada, a recomendação é manter os esforços de marketing concentrados na manutenção e contínua valorização da marca.


Táticas (1ª Etapa)


1. Posicionamento


§ Criação de história pessoal.


§ Descrição leiga do seu trabalho.


§ Descrição técnica do seu trabalho.


§ Relação de prêmios e encomendas.


§ Garantias.


a. Obtenção de Testemunhos de experts.


b. Certificações (Museus e Galerias).



2. Reativação de contatos


§ Releases

§ Brindes

§ Cartas

§ Convites



3. Reativação de clientes




§ Recuperação de cadastros.


§ Convites para palestras e exposições.


§ Newsletter – Manter os clientes informados em como seus investimentos na artista, ou seja, as obras que eles adquiriram, estão sendo valorizados pela presença da artista na mídia / palestras/ cursos / premiações / certificações / etc.



4. Divulgação


§ Portfólio

§ Cartões postais das obras, autografados e numerados.

§ Press kit

§ Cursos

§ Palestras

§ Exposições

§ Artigos para publicações especializadas

§ Artista oficial de uma ONG

§ Cartão de visitas estilizado



5. Recuperação das Galerias de arte


§ Reaproximação de um Merchant mais acessível.


§ Outras táticas dependendo ainda de pesquisa sobre o ramo de Artes Plásticas.



6. Construção de marca


§ Contratar assessoria de imprensa


§ Portfólio digital


§ Web site


7. Assessoria de Imprensa contratada: Contactar e enviar material para a imprensa.



Obrigações do cliente:


§ Fornecer informações sobre o ramo em que atua.


§ Fazer os contatos pessoais necessários ao desenvolvimento do presente planejamento de marketing.

1 comentários:

Anônimo disse...

Opa, parabéns, sou artista plástico e estou tentando voltar a ativar depois de um tempo parado, estava sem saber por onde começar, mas esse post já me deu uma luz.
Obrigado!

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