Açaí Amazon Orgânico: empreendimento 100% brasileiro


Em setembro passado estive em São Paulo no Congresso Sustentável 2009.

Por coincidência (ou não?), no hotel que nos hospedamos acabamos por conhecer um produtor de açaí orgânico, que estava tentando penetrar no mercado do Sudeste com seu produto praticamente inédito

Seu nome é José Domingos. Ele desconhecia a feira e, logicamente, o convidamos e levamos para a área livre da Sustentável onde pode travar importantes contatos.

Domingos já havia investido até aquela época, mais de 60 mil reais na sua empresa Amazon Orgânico sem ter visto ainda o retorno do capital. Ele me disse que estava descobrindo que o retorno demora. Na minha humilde experiência, excetuando pouquíssimos fenômenos (!) de mercado, desconheço pequenas empresas que tenham tido retorno rápido.

Segundo José, o ‘Calcanhar de Aquiles’ do negócio de açaí orgânico é a logística. Produzido no Pará, a massa da fruta tem de sair congelada do local de coleta. O açaí sofre um alto grau de oxidação e é fundamental que seja embalado rapidamente.

Pode parecer fácil, no entanto carregar um caminhão de forma rápida, transportá-lo até o local de embalagem, estocar o produto até que a expedição dos pedidos esteja completa, envolve um sistema de logística caro e complexo.



Selos orgânicos

O site Delas IG de hoje, na matéria “Orgânicos: mais saudáveis e mais caros” (*), define um produto orgânico:

“O cultivo sem o uso de agrotóxicos não é a única característica que define se um alimento é ou não orgânico. Para ter o certificado que garante o título, produtores têm de se enquadrar em mais de 50 normas diferentes de produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte e fiscalização”.
Ainda segundo a matéria, até 2011 o certificado de orgânico passa a ser um selo único em todo o país, denominado “Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica” (Sisorg).

Por enquanto, o açaí Amazon Orgânico conta com o “Selo EcoSocial do Instituto Biodinâmico”, que recebeu em 2007. Segundo seu folder (foto abaixo), “A Amazon Orgânico trabalha as cadeias produtivas orgânicas em todas as etapas, desde o acompanhamento agronômico junto aos produtores até a comercialização e produção do produto acabado”. A cadeia produtiva envolve mais de 200 famílias.




O mercado de açaí orgânico

José, empreendedor nato, também me confessou sobre a dificuldade de encontrar o mercado certo para o produto. É um nicho muito estreito e ele estava ainda pesquisando que tipo de cliente poderia ter interesse e um bom rendimento comercializando seu produto. Lojas de sucos, segundo ele, estavam fora. Elas adotam o açaí tradicional por ser mais barato e durável.

Vou dizer que fiquei boquiaberto com as coisas que ele me contou sobre o açaí sem ser orgânico. O que é feito e colocado no produto para que ele tenha uma durabilidade maior é assustador! Continuo tomando açaí em casas de sucos, mas procuro nem pensar nisso!

www.Amazonorganic.com.br


(*) Delas IG de hoje (Orgânicos: mais saudáveis e mais caros): http://delas.ig.com.br/bemestar/organicos+mais+saudaveis+e+mais+caros/n1237544490343.html

8 comentários:

Anônimo disse...

Este José domingo é um criminoso!!! ...a Amazon Organic nunca foi dele. Ele inclusive já fez pedidos do produto (açaí congelado) de algumas fábricas no Pará e não pagou!!. Alguns donos de fábrica já registraram ocorrência. Por favor, se alguém tiver alguma informação desse criminoso favor entrar em contato direto no site da Amazon Organic.Ficaremos imensamente agradecidos. Por favor, observe no site da empresa as verdadeira informações. www.amazonorganic.com.br.

renato disse...

O José Domingos tem multiplas qualidades e habilidades. É mentiroso, passa calotes, tenta atravessar negocios em andamento, é um enrrolador de primeira.
Às pessoas de boa fé recomendo não fazer negócios com este senhor ou com qualquer pessoa ligada a ele.Tudo o que diz é blefe; não tem penetraçao no mercado e na Amazon Organic seus trambiques foram descobertos a tempo o que evitou prejuizos maiores.
Ainda ha debitos pendentes para com a empresa.
Meu nome é Renato e sou consultor da Amazon Organic na area comercial

Alvaro Nassaralla disse...

Pessoal, apenas o conheci em um evento em SP e acreditei de boa fé! Como o produto açaí orgânico daria um excelente post para o que o Comunicar & Vencer quer passar para as pessoas, escrevi e publiquei.

Estamos aqui abertos para o debate. Vou olhar o site www.amazonorganic.com.br.

Anônimo disse...

Este Sr. José domingos já aprontou bastante em São Paulo, muito prolífico na conversa e crítico mordaz, mas simplificando tudo não passa de um picareta pilantra, que não merece a bala que o apagaria da face da terra. Só posso recomendar abrir os olhos perante esta pessoa.

Anônimo disse...

Todas as qualificações enunciadas neste post endosso dou fé este Diretor é um pilantra.
Bem Sr. josé Domingos aqui se faz, aqui se paga.

Alvaro Nassaralla disse...

Bem, como não conheço nenhuma das partes, para evitar maiores problemas a outras pessoas, retirei o telefone do post.

Anônimo disse...

SENHOR ALVORO POR GENTILEZA GOSTARIA QUE RETIRASSE ESSAS FOTOS DO SEU BLOG,ESSE HOMEM NAO TEM CONHECIMENTO NEM SOBRE O PRODUTO AÇAI,

Anônimo disse...

Até a data de hoje, Sr J. Domingos você faz sucesso contrário!!!

Plante bem essa fama.

Ah, soube que ele estava tentando vender Maca no Paraná.Atenção comerciantes Paranaenses muito cuidado!!

top