Mate o seu site! Blogs como apresentações de vendas interativas


O marketing 2.0 ou 3.0 ou 4.0 ou Inbound Marketing, como vierem a chamá-lo, passa pela criação de conteúdo. Ou melhor, co-criação.

As empresas terão de gerar conteúdo para e com os seus públicos. Seja pelo Twitter, Facebook, comunidades nings da vida, elas vão cada vez mais serem obrigadas a usar o pull (puxar os clientes) ao invés do push (empurrar para os clientes).

As pequenas empresas terão de investir em tempo para produzir conteúdo de qualidade. Até investir em funcionários que possam cobrir essa tarefa.

Sei que é difícil para a pequena empresa investir, mas se ela conseguir, acho que será tremendamente compensador no médio prazo. O mais difícil é a mentalidade do empreendedor que quer retornos sempre para ontem!

Mate seu site! Vida aos blogs!

A vantagem dos blogs sobre os estáticos sites é que por permitirem constante atualização podem funcionar como excelentes funis de marketing.

Explico: os blogs podem ajudar aos clientes potenciais a aprenderem mais sobre os produtos de uma empresa e, por sua vez, através de interação, os empreendedores aprenderem mais sobre seus clientes.

O assunto desse post é uma prova disso: identifiquei, através de comentários e e-mails, que é um dos mais procurados. Agora vou testá-lo nas redes sociais para ver o retorno.

Através desse duplo aprendizado (de duas mãos), você pode conduzir uma porcentagem das pessoas que entraram no seu blog a se tornarem clientes. A palavra é conduzir e não induzir. Conduzir, ajudando-o a encontrar a melhor solução para si.

Então, funciona mais ou menos assim:


Das pessoas que entram em seu site, uma porcentagem pode ser considerada como Suspects (pessoas que tem o perfil do seu público-alvo).

A seguir, os suspcts que mostrarem algum interesse se tornam prospects (ou clientes potenciais). Dos prospects, aqueles que comprarem tornam-se, por sua vez, clientes.Você deve ajudar os prospects (clientes potenciais) a tomar a decisão de compra. Viu, funil de marketing.

Parado, estático: website

A característica básica dos sites, por mais que sejam atualizados, é funcionarem como um folder de apresentação da empresa. Mesmo os sites em flash com toda aquela estripulia de imagens se mexendo e etc, ainda assim são uma comunicação de mão única.

Veja o que o festejado web designer Luli Radfahrer postou sobre o assunto:
"É claro que eles [os sites] servem para identificar a empresa, seu
telefone e até um eventual nome de funcionário, mas não seja ingênuo: eles não influenciam a decisão de compra de ninguém. Essas decisões são tomadas via Flickr, Twitter, Google, blogs, fóruns. Do jeito que são hoje, a maioria dos sites são catálogos estéreis. Isso quando não são feitos em Flash ou coisa pior e se tornam inacessíveis para os iPhones e Blackberries presos no trânsito das cidades":

(http://www.luli.com.br/2008/11/11/porque-a-midia-deve-se-preocupar-parte-iii/).

Radfahrer cita a Cultura Inglesa de São Paulo que colocou um link para três grandes dicionários de inglês online e virou um case de sucesso!? Ele diz, então, que para concorrer com ela basta ter um “blog para explicar os erros de inglês mais comuns? Um podcast para ensinar inglês básico? Um curso online para iniciantes? São tantas as possibilidades que nem sei por onde começar”.

Economia da atenção

Uma grande questão seria como engajar as pessoas em torno de seu blog. Confesso que não despendo muito tempo em comunicações online como Twitter. Acesso uma ou duas vezes por dia.

Ontem falei sobre a ‘Economia da Atenção’. Hoje são tantas e tão atualizadas fontes de informação que o mais difícil é captar a atenção do seu público-alvo. A atenção está valendo ouro!

E para ter a atenção, é necessário criar relevância. As pessoas não lêem mais como antes; as mídias impressas enfrentam a desatenção pelo fato de que as pessoas procuram informações mais rápidas e mais precisas (relevantes para si).

Para a internet, pesquisas mostram que as pessoas, muitas vezes, lêem escasseando o texto (passando os olhos e parando nos pontos de maior interesse).

Técnicas para capturar a atenção dos visitantes:

• Engaje e capture sua audiência nos primeiros dois parágrafos. Diga logo na frente do que se trata e o que as pessoas ganharão indo adiante.

• Quebre o texto em pequenos blocos de assunto e coloque subtítulos para cada um.

• Escreva ou crie o conteúdo (vídeo, slides, etc) pensando segundo o ponto de vista de quem está assistindo e procure tratar dos assuntos que os interessem, ou seja, como solucionar seus problemas, como seus produtos podem facilitar alguma atividade diária, etc.

• Demonstre, sempre que possível, o que você fala com imagens.

• Deixe uma brecha para eles pensarem (não entregue tudo mastigado).

• Eu acredito que ajudando as pessoas a terem sucesso, eu já estou tendo sucesso.

• Ajude seus clientes a se ajudarem: 4 maneiras de você ajudar o seu cliente para que o sucesso dele reflita no seu sucesso (http://comunicarevencer.blogspot.com/2009/07/empreendedor-trabalhe-o-seu-negocio.html).

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