Como ser relevante no Twitter e como medir sua relevância

O Twitter é uma ferramenta estratégica para que as pequenas empresas e os profissionais que trabalham por conta própria possam interagir com seus públicos-alvo.

Por isso mesmo, os pequenos têm de ser relevante para seus followers (seguidores) e ainda saber o quanto relevante estão sendo para manter os seguidores atuais e aumentar sua rede de influência a novos seguidores.

Seguem dicas para que você tenha uma comunicação eficiente no Twitter:

- ponto fundamental: seja relevante para as outras pessoas – é impossível agradar a todos. Conheça seus seguidores e seja relevante;

- divida estórias suas e de outras pessoas;

- divida links, fotos e vídeos;

- dê idéias;

- interaja ouvindo;

- responda perguntas;

- faça perguntas;

- entregue recursos: softwares, grupos de discussão, outros blogs, bibliografia, etc;

- entregue soluções;

- promova os outros (parceiros, clientes, fornecedores, novos contatos);

- se você responder a alguma solicitação de ajuda, peça autorização a pessoa e envie o llink do texto para seus contatos: isso pode ajudar outra pessoa com o mesmo tipo de problema.


Medindo sua eficiência no Twitter


Uma ferramenta para analisar o seu índice de relevância no Twitter é o Twitalyzer (http://www.twitalyzer.com/).

Sem necessitar de inscrição, você digita o seu username no Twitter (ex: @nassaralla) – ou o de outra pessoa que você queira analisar (Ex: @fulano) – e vê as porcentagens de cinco itens de análise:

- Influence

Mede a sua influência no Twitter baseado em uma espécie de rateio entre 5 fatores, segundo o próprio Twitalyzer:

  • Seu relativo alcance no Twitter, medido pelo número de followers (seguidores) que você tem.
  • Sua relativa autoridade, medida pelo número de vezes que você é Retwitado (RT).
  • Sua relativa generosidade, medido pelo número de vezes que você retwita alguém.
  • Seu relativo “cloud”, medido pelo número de vezes que você é referenciado pelos outros.
  • Sua relativa velocidade, medido pelo número de updates que você publica num período de 7 dias.

- Signal-to-noise ratio (‘Média de barulho’)

Segundo o próprio Twitalyzer, eles observaram que “as pessoas tendem a gravitar entre desconhecidos que estão passando uma informação. Nossa relação signal-to-noise é uma medida da tendência a que as pessoas passem o seu tweet à frente".
O "signal", segundo o próprio site Twitalyzer, é calculado em cima de algum update que inclua pelo menos um dos itens abaixo:

  • referência a outras pessoas (definido pelo uso de "@fulano" seguido de texto);
  • Links para URLs que você possa visitar (definido pelo uso de "http://" seguido de texto);
  • Hashtags (palavras-chaves de assuntos) que você pode explorar e participar (definido pelo uso de "#assunto em questão" seguido de texto);
  • Retweets de outras pessoas, passando informações em frente (definido pelo uso de "RT", "r/t/", "retweet" ou "via").
O resultado do signal-to-noise é:




- Generosity

É a tendência de que você ou a pessoa analisada no Twitalyzer esteja propensa Retwitar (RT) mensagens de outras pessoas. É calculado pela média de RT que a pessoa faz entre todos os seus tweets. Ou seja:






Quanto mais você RT, maior será o seu índice de generosidade.

- Velocity

É a taxa da velocidade entre os updates que você faz. Ou seja, quanto mais espaçadas as suas participações, menor a taxa de velocidade.
Mas cuidado para não postar assuntos sem relevância para seu público-alvo. Seja relevante para seus seguidores, caso contrário, eles vão te abandonar.
Como o próprio Twitalizer diz, “se você enviar muitos tweets irrelevantes, seu índice de velocidade irá aumentar, mas seu signal-to-noise vai cair”.

- Cloud

É composto pelo número de referências feitas a você (Ex: outras pessoas citando @nassaralla em seus tweets) dividido pelo número total de referências possíveis.
O Cloud ainda é um dos componentes de medida de cálculo para o primeiro dos índices do Twitalizer que é o
Influence.
Lembre-se: faça e meça!

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