Restaurantes Sustentáveis


A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (set/2008) traz uma nova oportunidade de negócios ainda inexplorada no Brasil: os restaurantes ecologicamente sustentáveis. Veja o que a matéria diz sobre esse tipo de negócio:

"Os restaurantes verdes reciclam os resíduos, não geram lixo para os aterros sanitários, usam fontes de energia limpa, têm construções e mobiliários feitos com madeira certificada, oferecem água filtrada gratuitamente para os clientes (no lugar das minerais em garrafinhas plásticas ou de vidro) e até produzem parte ou todo o alimento utilizado em seus pratos".
Sucesso e pioneiro, o Acron House, na Inglaterra, adotou as seguintes iniciativas, entre outras:

- Lâmpadas econômicas alimentadas por energia renovável.

- Tinta atóxica nas paredes.

- Escolha por produtores locais de alimentos para diminuir a emissão de CO2 provocada pelo transporte.

- Toda sobra de alimentos é disposta no telhado plano do vizinho e é transformada em adubo orgânico.

- O óleo que sobra das frituras é transformado em biodiesel por uma empresa, e é reutilizado no reabastecimento dos próprios veículos de entregas do restaurante.

- O salão e a cozinha dispensam o ar-condicionado por causa da adoção de um sistema que utiliza a água fria de um canal atrás do restaurante, sem com isso poluí-la.

Bem, a matéria ainda afirma que o Acorn House tem dois anos e é lucrativo, tanto que já pretende lançar mais 32 unidades em Londres.

É claro que para a realidade brasileira, os consumidores verdes são menos numerosos e restritos as classes com maior nível de escolaridade, e portanto, o serviço deve ser lançado, provavelmente com preços premium.

E esse tipo de consumidor certamente adotará os restaurantes verdes, mesmo que com um preço um pouco mais apimentado, já que ele acredita e tende a adotar cada vez mais o comportamento sustentável dentro de sua vida cotidiana.
Fica aí, a sugestão para os empreendedores nacionais! Muita sorte, muita pesquisa e estudo e mãos à obra!

3 comentários:

Joanna disse...

Excelente! Estou fazendo um projeto da faculdade de gastronomia e a proposta é exatamente essa. Mas é muito difícil a aceitação desse protótipo no Nordeste pelo alto custo repassado aos clientes. Precisamos bater forte na idéia e consientizar nossa população de que isso é uma nova vertente que tá vindo pra ficar!

Anônimo disse...

Realizei o meu aniversario no Eco House em SP. Este restaurante tem um piso que gera energia do lugar , usa agua da chuva, tem uma laje arborizada com todo o hortifruit utilizado na gastronomia , entre outros.. Adorei!!!

Mariana disse...

Moro no bairro de Pinheiros, tive a oportunidade de conhecer um restaurante que abrange todo esse conceito, Eco House, lugar lindo, otima comida alem de ser sustentável, recomendo.

top