Onde as mídias sociais podem agregar mais valor no seu ciclo de venda?

5de
fevereiro

Em uma sociedade rica em informações, toda empresa deve prover seus públicos com conhecimentos sobre seus produtos/serviços.
Esse processo envolve basicamente 4 passos pelos quais os clientes potenciais percorrerão (não necessariamente nessa ordem):

· Informar,
· educar,
· dirimir dúvidas e incertezas,
· estimular a compra.

Alguns produtos e serviços devem trabalhar de forma mais concentrada em um ou dois desses tópicos. Em outros, como no caso de consultoria em geral, que é um serviço de alta complexidade em termos de decisão de contratação, é necessário que se desenvolva de forma sólida as 4 atividades acima.

Além do tipo de produto/serviço, outro fator que influencia nas estratégias de educação e informação é o estágio em que os clientes potenciais se encontram dentro do ciclo de venda.

Por exemplo, com o destaque que os produtos eletrônicos em geral (celular, Ipod, etc) ganharam junto à mídia e o interessa natural gerado pelo assunto, o público jovem, por exemplo, já chega com praticamente o produto escolhido, dispensando o fator educativo da compra.

Ferramentas de aceleração do processo de venda

Vou ser sincero: nunca utilizei webconferências. Mas tenho muita curiosidade e vou testar em breve. Já vi empresas pequenas que vendem soluções de softwares para grandes empresas demonstrando produtos onde o ciclo de venda pode durar meses e até anos! A ferramenta permite informar, educar e construir relacionamentos. Existem relatos que as vendas aumentaram até 4 vezes.

É testar para crer, sem esquecer de adaptar para o seu caso. Acredito que funcione apenas para vendas mais complexas.

A estratégia é iniciar relacionamentos com as mídias sociais como Facebook, Orkut, etc, e então conduzi-los para sua webconferência. A ferramenta também pode ser usada para qualificar os clientes potenciais, ou seja, identificar quem realmente tem interesse e potencial de compra, além de identificar quem é o tomador de decisão na empresa contatada.

Outra ferramenta social é o Twitter. Ele pode ser utilizado de diversas formas para acelerar o seu processo de vendas. Algumas idéias rápidas são postar fotos de seus produtos de diversos ângulos e escrever artigos (e enviar o link) citando clientes (pedir autorização!) que tiveram seus problemas solucionados por seu produto.

Ciclo de venda básico

Vou deixar aqui o ordenamento do ciclo de venda. Logicamente, muitas etapas podem ser puladas ou ter a ordem alterada. Ele serve como uma base para nos guiarmos:

1. Buscar clientes potenciais (Prospectar): Alcançar seus públicos-alvos através de listas segmentadas de telefones, pessoas que se cadastram no seu site, indicações de terceiros, etc.

2. Contato inicial por:
  • telefone,
  • internet,
  • chats ao vivo,
  • grupos de discussão,
  • e-mail (atenção, se for enviar e-mail, envie um por um, com o nome das pessoas responsáveis e com mensagens personalizadas, se não vira SPAM),
  • mala direta, etc.
3. Qualificação: “Separar o joio do trigo” ou, em outras palavras, ver quem tem interesse e pode comprar seu produto.

4. Apresentação de vendas

Essa etapa pode envolver mais de uma visita ou de contatos à distância. A apresentação pode ser presencial, ao vivo pela internet, enviada por e-mail, enviado pelo correio em formato de CD, etc. Nessa etapa você deve estar pronto para as objeções que aparecerão (ou descobrir as ocultas), elucidá-las e partir para o fechamento.

5. Fechamento: Inclui a concordância do cliente a todas às condições combinadas.

6. Obtendo indicações: Esse ponto é o retorno à etapa 1. Clientes satisfeitos recomendam você. Ou até os que não compraram podem indicá-lo para conhecidos.
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