Empreendedor: Trabalhe o seu negócio


"A melhor maneira de realizar seus sonhos é ajudar o maior número possível de pessoas a realizar os delas".
Roberto Shinyashiki

As pessoas estão cansadas das falsas promessas das grandes marcas. Nós, pequenos, somos brilhantes! Fazemos muito com pequenas quantias, esticando-as ao máximo e valorizando nosso dinheiro e esforço de maneira heróica. Isso, sim, é ser empreendedor!

Porém, para que todo esse esforço possa gerar sucesso real e sustentável, ressalto a importância que o pequeno empresário deve dar a uma frase que considero até como um mantra:

Trabalhe o seu negócio e, não, em seu negócio.

Quando você começa a trabalhar o seu negócio de forma profissional e com as ferramentas de marketing adequadas, os benefícios gerados devem ser:

- trabalhar menos e fazer mais dinheiro;

- ter tempo para tomar mais decisões estratégicas do que ficar embaraçado com questões administrativas e burocráticas;

- ver suas idéias sendo implementadas e trazendo retorno mais rapidamente.

Algumas dicas rápidas de como trabalhar o seu negócio a partir de agora (!):

1. Ajude seus clientes:

Da mesma forma que você pensa em seus negócios dia e noite, seus clientes também vivem mergulhados nos desafios que suas empresas enfrentam. Mesmo que eles não estejam comprando de você nesse momento, comunique-se com eles e faça perguntas: Sim, fácil assim!

As respostas deles podem trazer dicas dos desafios que estão passando no momento. Às vezes, também, você pode lhes dar uma dica valiosa ou indicar alguém que possa resolver um problema específico, ajudando-os a tocarem melhor seus negócios.

Dessa forma, você agrega valor a eles, ainda mais porque está ajudando independentemente de estar vendando algo.

2. Ajude seus clientes a cortar custos e aumentar seus resultados:

Procure formas de ajudar seus clientes a cortarem custos e aumentar seus resultados, ou seja, aumentar a lucratividade de suas empresas. Um livro todo sobre esse assunto é Tomorrow Competition, de Mack Hanan, que li e recomendo muito:

http://www.amazon.com/gp/offer-listing/081447862X/ref=dp_olp_0?ie=UTF8&qid=1248892618&sr=1-1&condition=all

Se você demonstra real interesse no sucesso de seus clientes, eles ficam gratos e lhe pagarão com uma moeda acima de qualquer avaliação monetária no mundo dos negócios: a confiança.

3. Ajude seus clientes em áreas profissionais

Quanto mais você conhece seus clientes, mais pode ajudá-los. Indique cursos e serviços de coach (http://pt.wikipedia.org/wiki/Coaching) que podem ser relevantes para o crescimento profissional deles.

4.Alerte seus clientes sobre eventos

Sai de sua zona de conforto e pesquise a área dos seus clientes para saber quais eventos são mais importantes para eles. A seguir, avise-os e deixe que decidam se podem participar.

Vamos, AÇÃO, agora!

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