Não proponha: Venda! (Apresentações vendedoras)


Uma proposta (argh! como odeio esse nome) de venda deve ser prioritariamente fácil de ler: sem nenhum tipo de barreira ou bloqueio, estabelecendo um fluxo natural de leitura.

Se você se preocupa com a facilidade de leitura, esse já é um bom primeiro passo.
Mas para transformar uma proposta de venda em uma proposta vendedora, um novo patamar deve ser alçado. É a hora de transmitir idéias e emoções através da conjunção entre texto + imagens + layout de página.

1. Planejamento

Quem é seu público-alvo?

Qual tipo de mensagem (argumento, estilo, divisão dos conteúdos, design) é adequando para esse público-alvo?

Como posso realizar essa mensagem, diferenciando-me da concorrência?

2. Texto

Usar as palavras certas é uma arte. Usar as palavras certas, formando sentenças certeiras e simples de entender é o resultado de anos fazendo esse tipo de texto.

Encontrar a sintonia fina entre os blocos de texto que prendam a atenção do leitor ao mesmo tempo em que lhe incita a querer sempre mais do texto, isso sim, é o supra-sumo da apresentação vendedora.

A dica é pesquisar e incluir as palavras-chaves que o seu público-alvo utiliza e valoriza quanto ao estilo de vida e experiências que ele tem ao comprar e utilizar esse tipo de produto/serviço.
3. Combinação palavras-imagens

As palavras certas entrecortadas por imagens que reforçam o texto e que têm apelo vão despertar o significado na mente do receptor e, por conseguinte, a visualização de que “isso vai resolver os meus problemas"!

A dica é fazer esse encadeamento entre texto e imagens como o faz uma boa contadora de estórias para crianças. Essas imagens podem ser fotos expressivas, ilustrações, gráficos, tabelas, caixa de texto em tópicos, etc.

4. Combine as cores, o tipo de fonte, e o layout que sejam coerentes com o seu tipo de negócio, com os seus valores e, tudo isso, ao mesmo tempo em que diferenciem sua empresa da concorrência.

5. Projetar uma imagem consistente passa a ser quase que uma conseqüência de um projeto de apresentação bem planejado e executado.

NO PRÓXIMO POST:
6. Prendendo a atenção ...

0 comentários:

top