O mercado das Cachaças de Alambique


O ramo de Cachaças de Alambique, ou seja, que são fabricadas fora do processo industrial e, portanto gerando um produto de alta qualidade, teve o seu boom durante os primeiros 5 anos do século 21.
Várias marcas de pequenos produtores surgiram e agora inundam o apreciador com diversas opções nos supermercados mais sofisticados.
Uma garrafa pode custar de 17 reais em diante. As séries Premium ultrapassam os 100 reais a garrafa. As exportações crescem a cada dia.

Representando o setor, o VIII Festival Mundial da Cachaça (http://www.festivalmundialdacachaca.com.br/) foi realizado em Salinas-MG, chamada de Capital Mundial da Cachaça. Entre 17 e 19 de julho o festival apresentou palestras, degustações, vendas e show de música, acompanhando a tendência dos multieventos.

Foram 44 expositores realizando uma atividade fundamental em vendas que é a degustação. Por falar nisso, qualquer produto ou serviço deveria criar uma forma de promover uma “degustação” de seus produtos. As versões Trial que vários sites e softwares utilizam, permitindo 30 dias grátis de uso antes de a pessoa ter de pagar, funcionam como versões demonstrações.

Há uns 3 anos atrás atendi a Cachaça de Alambique Montanhesa, criando seu site e folder. Tive de aprender sobre todo o processo de produção de uma cachaça de alambique, vendo que a qualidade do produto vai desde o plantio e colheita (seleção) da cana até o processo de embalagem.

Assim como a cidade de Paraty (RJ), que tem o seu festival da cachaça e aproveita o evento para promover o turismo na cidade, Salinas também se vale da oportunidade para movimentar o turismo em Salinas. No dia 18, aconteceu o Roteiro Turístico de Negócios da Cachaça, quando os visitantes tiveram a oportunidade de visitar os principais locais onde a bebida é produzida.

Outra oportunidade imperdível fornecida pelo evento, principalmente para os fabricantes mineiros, foi a oportunidade para aproximar-se dos programas de qualificação na produção da bebida desenvolvidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural de Minas Gerais),

Os produtores ainda puderam assistir a palestras sobre marketing, ações de venda e sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente no plantio da cana.

Lembre-se: nem tudo é venda em um evento de negócios!

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