Feiras de variedades locais


Acredito muito nas feiras de variedades de bairro que estão surgindo quase que semanalmente.

Elas são uma excelente opção para quem não quer gastar com itens de marca, adquirindo produtos de alta qualidade com preços aceitáveis e, na maioria das vezes, personalizados ou com poucas unidades iguais.

A personalização e a criatividade de artesãos estão sendo muito mais valorizadas pelo consumidor comum do que há alguns anos atrás. As pessoas estão aprendendo a se libertar da ditadura das grandes marcas.

É claro que o consumidor atual, denominado de “Camaguru” (mistura de camaleão com canguru), tem seu momento “comprar no shopping roupa cara de marca”.

No entanto, ele é 'Camaguru' justamente porque pode hoje comprar uma roupa tipo artesanato e amanhã comprar uma Forum da vida.

Galerias revitalizadas

Uma tendência de mercado são as antigas galerias de bairro decadentes que são revitalizadas pela sua transformação em feiras de variedades.

Um exemplo disso é o Mercadinho Chic, criado pelo estilista Jair Mercanzini. Jair passava em frente a uma galeria dessas e pensava em como aquele era um ponto excelente. Daí, ele convenceu os donos do imóvel a investir no mercadinho junto com ele:
(http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1700958-2991,00.html
).

Para dicas de como expor seus produtos: Se for expor, exponha direito! (//comunicarevencer.blogspot.com/2009/07/se-for-expor-exponha-direito.html
)

Para saber como pequenos negócios podem se beneficiar de feiras locais, o artigo inteiro (em inglês):
www.associatedcontent.com/article/439866/small_business_owners_can_benefit_from.html
Ou o resumo do artigo em tópicos que fiz, acrescentando exemplos nossos:

1. Como saber das feiras locais apropriadas para o seu caso.

- Envolva-se em organizações profissionais ou grupos de networking (ex: associações de artesãos).

- Olha também jornais locais ou de bairro. Fique de olha em sites do Rotary local e outras associações comunitárias.

- Participe de feiras: você começará a receber boletins por e-mail avisando sobre novos eventos do organizador da feira ou de novas oportunidades junto aos parceiros desse organizador.

2. Preparando-se para a feira

- Preparar displays e mostruários. Podem ser desde simples mesas com folders até apresentações multimídia em monitores. (Obs: Pela minha experiência, digo que você deve se certificar de que haverá espaço para colocar seu monitor em uma posição visível).

- Visite outras feiras para ver como as pessoas estão usando displays ou mostruários. Agora a boa dica do artigo em inglês sobre como escolher seus mostruários. Eles devem ser:fáceis de transportar,fáceis de montar eversáteis.

3. Brindes

- Use brindes que tenham o nome da sua empresa (ou do artesão), telefone, website (Eu acrescentaria o e-mail e o Twitter – que caso não tenha, corra para não ficar para trás.

- Ainda, digo que uma boa idéia é utilizar imãs com algum nível de personalização sobre o tipo de seus produtos. Vale a pena investir um pouco a mais, lembrando que devido ao custo guarde esses brindes para as pessoas que mostraram maior interesse sobre seus produtos e evidentemente para aqueles que compraram.

Um bom exemplo - e que será tema de um próximo post - é o caso da ciclo ambiental (http://www.cicloambiental.com/). Ela faz roupas ecológicas com algodão feito de garrafa PET.


Seu brinde é uma sacolinha multiuso feita desse tecido. Enfim, é um belo brinde que as pessoas valorizam bastante. Só faltou ela colocar algum contato ou pelo menos o endereço do site.

Agora, a pergunta final: - Como tive acesso ao brinde da Ciclo Ambiental e pude fotografá-lo e divulgar a empresa aqui no blog?Resposta:

Resposta:- Ela expôs no evento que nós, do Instituto Lagoa Viva, organizamos para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05-jun-09). Portanto, saia da toca e 'dê as caras ao mundo'!

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