A pergunta é: os pequenos empresários e os empreendedores podem dar-se ao luxo de concentrarem-se em visão, estratégia e relacionamento?
Ou isso é exclusividade dos grandes que não precisam 'matar um leão por dia' para continuar sobrevivendo na selva dos negócios?

Deixo a resposta para Wagner José dos Santos, que postou uma frase que gostei muito no blog da HSM Management (
http://br.hsmglobal.com/notas/53707-lançar-um-produto-inteligente-leva-tempo):

"O risco é inerente ao espírito empreendedor que sabe focar bem as estratégias do produto que proporcionará uma resposta positiva do mercado".
Ser empreendedor em uma grande empresa, na maioria das vezes, é mais fácil do que em uma pequena empresa, com menos recursos físicos, financeiros, tecnológicos e, principalmente, humanos.

E humanos não somente em relação à quantidade de pessoas, porém também em relação à qualidade. O empresário dificilmente contará com recursos para contratar os profissionais mais capacitados do mercado.

Por isso, o empreendedorismo é vital para que a pequena sobreviva em curto prazo no mercado. O pequeno empresário tem de abrir frentes estratégicas de uma maneira arrojada sem perder o foco de seu negócio, e sem extrapolar suas limitações (em termos de recursos) para realizar todas as idéias que lhe passam pela mente.

E esses são motivos bastantes para reafirmar a importância do pequeno em parar de só executar e passar a exercitar também o exercício de pensar estrategicamente o seu negócio.

Perguntas estratégicas básicas:
  • Qual é de fato o negócio em que estou?
  • Qual é o meu público-alvo? Tenho mais de um público-alvo? Vale a pena atender a todos eles?
  • Qual é a principal necessidade/desejo dos meus clientes que satisfaço?
  • Qual o meu principal diferencial e como ele é percebido e valorizado por meu público-alvo?
  • Quais os diferenciais dos meus principais concorrentes e como eles são percebidos pelos meus clientes e pelo meu público-alvo em geral?
Por fim, posso dizer que nem sempre essas são perguntas de fácil resposta. Por isso, deixo-as como um bom dever de casa para que os pequenos empresários passem a exercitar-se com regularidade.

0 comentários:

top