![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi77xoJxXKdU2f6y2GNQITq1TesERH0x6Y3UxEh-3r_9spi0cL-EQxI5r-yN_JRzgP1kupcvZLIOw7RROLUKVbCosY_KCUIjoAayiPROV6XGKSdP6-WgS7OTiZ31zX49P7YfDu0LcA-hA/s320/social-networks-logos+red.jpg)
Na verdade, uma boa logo (eficiente) deve sintetizar a essência do que é a empresa, sem esquecer o posicionamento de marca escolhido (por exemplo, marcas de luxo podem usar cores como preto, dourado, entre algumas outras, que representam o posicionamento de sofisticação).
Para maiores detalhes, procure o clássico “A psicodinâmica das cores em Comunicação” (http://compare.buscape.com.br/psicodinamica-das-cores-em-comunicacao-5-edicao-revista-e-ampliada-modesto-farina-heliodoro-teixeira-bastos-filho-maria-clotilde-perez-rodrigues-8521203993.html).
É claro que a logo sozinha não constrói uma marca. Ela é a representação gráfica que também compõe a marca, essa última formada por vários fatores como:
- Atendimento ao cliente
- Qualidade dos produtos e serviços
- Serviços complementares
- Evidências físicas
- Instalações da empresa
- Aparência dos funcionários (uniforme, crahás, limpeza, etc)
- Website e blog
- Assinatura da empresa nos e-mails e etc
- Promoção
- Aparições na mídia;
- Propaganda;
- Boca-a-boca;
- Demais formas de comunicação.
LogoMyWay – solução para o pequeno empresário
NO ar desde abril de 2009, o site LogoMyWay.com tem uma fórmula bem ao estilo “web 2.0” para a criação e logos.
O cliente contacta o site, define o preço que quer pagar pela criação de uma logo (geralmente de 200 a 1000 dólares) e preenche um breve briefing. Briefing é um formulário com perguntas sobre o que é a empresa, ramos de negócios, produtos e serviços, etc, ou seja, um documento que vai guiar o designer na criação de uma peça gráfica.
No caso, os logos criados são postados - algumas vezes até mais de um por designer - e ficam expostos online. O cliente, então, escolhe o vencedor.
:::::::::::::::::::::
Cliente: Motorcycle-Communication.com
O que fazemos: “Nós oferecemos rádios de alta qualidade para motocicletas, sistemas de intercomunicação de motocicletas, rádios para capacetes, GPS para motos e radar que desenhamos para atender as necessidades específicas de um motociclista ... “
Segmento: Varejo
TOP 3 principais tópicos que queremos comunicar através da logo:
# 1 Profissionalismo
# 2 Qualidade
# 3 O que nós fazemos: sistemas de comunicação para motocicletas
Nosso público-alvo:
Motociclistas que fazem viagens em grupo ou com a esposa, e motociclistas que se comunicam do trabalho e de casa.
:: A competição, ainda, pode ser feita de modo privado, com acesso restrito.
:: Abaixo das logos, é disponibilizado um fórum onde os internautas podem debater acerca dos trabalhos postados.
Mais detalhes: (
:::::::::::::::::::::
O trabalho escolhido recebe o pagamento pago online, e 10% do valor fica com o site pelos seus serviços.
Na verdade, o nome disso é marketing reverso onde o cliente determina o que quer e o valor que quer pagar, e os fornecedores enviam suas propostas.
Esse modelo é bom para os designers também?
Embora muito competitivo, o modelo pode ser mais uma opção para os designers que estão buscando mercado. Talvez não seja o caso para empresas estabelecidas com uma carteira de clientes formada.
O autor do que ficou em tereiro lugar, segundo a escolha do cliente, postou no fórum:
"- Oi Sherri, eu sou o designer que ficou em terceiro lugar. Você poderia me dar algumas sugestões para o meu logo que o faria ser o número 1?"
Pergunta inteligente não só para incrementar o conhecimento do profissional como também para que ele possa conhecer melhor o cliente potencial (Motorycle-Communications) para futuros contatos mais certeiros.
Vejo o modelo como uma interessante ferramenta de marketing para divulgar o seu trabalho e, na melhor das opções, ainda ser escolhido e levantar uma graninha. Dessa forma, acredito que esse tipo de competição é sadia para:
- Designers em inicio de carreira que querem criar ou incrementar seu portfólio.
- Estudantes da área
- Profissionais contratados por empresas e querem fazer uma renda adicional
De qualquer forma, esse modelo pode ser produtivo para os dois lados. Os designers podem ter suas carreiras alavancadas e os pequenos empresários têm várias opções de logos o que lhes proporciona uma visão geral muito melhor para a escolha.
E por um preço acessível!
0 comentários:
Postar um comentário