Que a logo de uma empresa é um item fundamental para a construção da marca, ninguém duvida. E ela deve ser criada senão por um profissional, pelo menos por estudantes da área que conhecem os princípios da comunicação gráfica.

Na verdade, uma boa logo (eficiente) deve sintetizar a essência do que é a empresa, sem esquecer o posicionamento de marca escolhido (por exemplo, marcas de luxo podem usar cores como preto, dourado, entre algumas outras, que representam o posicionamento de sofisticação).

Para maiores detalhes, procure o clássico “A psicodinâmica das cores em Comunicação” (
http://compare.buscape.com.br/psicodinamica-das-cores-em-comunicacao-5-edicao-revista-e-ampliada-modesto-farina-heliodoro-teixeira-bastos-filho-maria-clotilde-perez-rodrigues-8521203993.html).

É claro que a logo sozinha não constrói uma marca. Ela é a representação gráfica que também compõe a marca, essa última formada por vários fatores como:

- Atendimento ao cliente
- Qualidade dos produtos e serviços
- Serviços complementares
- Evidências físicas

  • Instalações da empresa
  • Aparência dos funcionários (uniforme, crahás, limpeza, etc)
  • Website e blog
  • Assinatura da empresa nos e-mails e etc

- Promoção

  • Aparições na mídia;
  • Propaganda;
  • Boca-a-boca;
  • Demais formas de comunicação.


LogoMyWay – solução para o pequeno empresário

NO ar desde abril de 2009, o site LogoMyWay.com tem uma fórmula bem ao estilo “web 2.0” para a criação e logos.

O cliente contacta o site, define o preço que quer pagar pela criação de uma logo (geralmente de 200 a 1000 dólares) e preenche um breve briefing. Briefing é um formulário com perguntas sobre o que é a empresa, ramos de negócios, produtos e serviços, etc, ou seja, um documento que vai guiar o designer na criação de uma peça gráfica.

No caso, os logos criados são postados - algumas vezes até mais de um por designer - e ficam expostos online. O cliente, então, escolhe o vencedor.

:::::::::::::::::::::




Cliente: Motorcycle-Communication.com

O que fazemos: “Nós oferecemos rádios de alta qualidade para motocicletas, sistemas de intercomunicação de motocicletas, rádios para capacetes, GPS para motos e radar que desenhamos para atender as necessidades específicas de um motociclista ... “

Segmento: Varejo

TOP 3 principais tópicos que queremos comunicar através da logo:
# 1 Profissionalismo
# 2 Qualidade
# 3 O que nós fazemos: sistemas de comunicação para motocicletas

Nosso público-alvo:
Motociclistas que fazem viagens em grupo ou com a esposa, e motociclistas que se comunicam do trabalho e de casa.

:: A competição, ainda, pode ser feita de modo privado, com acesso restrito.

:: Abaixo das logos, é disponibilizado um fórum onde os internautas podem debater acerca dos trabalhos postados.

Mais detalhes: (http://www.logomyway.com/contestView.php?contestId=237)


:::::::::::::::::::::


O trabalho escolhido recebe o pagamento pago online, e 10% do valor fica com o site pelos seus serviços.

Na verdade, o nome disso é marketing reverso onde o cliente determina o que quer e o valor que quer pagar, e os fornecedores enviam suas propostas.

Esse modelo é bom para os designers também?

Embora muito competitivo, o modelo pode ser mais uma opção para os designers que estão buscando mercado. Talvez não seja o caso para empresas estabelecidas com uma carteira de clientes formada.

O autor do que ficou em tereiro lugar, segundo a escolha do cliente, postou no fórum:

"- Oi Sherri, eu sou o designer que ficou em terceiro lugar. Você poderia me dar algumas sugestões para o meu logo que o faria ser o número 1?"

Pergunta inteligente não só para incrementar o conhecimento do profissional como também para que ele possa conhecer melhor o cliente potencial (Motorycle-Communications) para futuros contatos mais certeiros.

Vejo o modelo como uma interessante ferramenta de marketing para divulgar o seu trabalho e, na melhor das opções, ainda ser escolhido e levantar uma graninha. Dessa forma, acredito que esse tipo de competição é sadia para:

- Designers em inicio de carreira que querem criar ou incrementar seu portfólio.
- Estudantes da área
- Profissionais contratados por empresas e querem fazer uma renda adicional

De qualquer forma, esse modelo pode ser produtivo para os dois lados. Os designers podem ter suas carreiras alavancadas e os pequenos empresários têm várias opções de logos o que lhes proporciona uma visão geral muito melhor para a escolha.

E por um preço acessível!

0 comentários:

top