Feiras: Muito além da venda imediata


É muito comum que as pessoas vejam feiras como lugares para vendas e lucros imediatos. No entanto, muitas vezes, são mais importantes as oportunidades de novos negócios geradas pelas feitas do que propriamente as vendas efetuadas in loco.

Isso porque, se você é um pequeno produtor, pode acontecer de algum grande fornecedor gostar de seus produtos e encomendar uma coleção ou produção inteira.

Para tanto, é importante ser pró-ativo e agir durante a feira:

1. Crie demonstrações para serem exibidas durante a feira

Se você não tem espaço ou alguma outra impossibilidade de mostrar no local da feira, filme e disponibilize a demonstração em uma tela de plasma. Se você puder gravar o seu produto/serviços sendo realizado no local do cliente, melhor ainda.

Dê desconto para os clientes que permitirem a gravação e autorizarem a reprodução do vídeo junto ao público.

Tanto se você gravar a demonstração for a ou na própria feira, disponibilize o vídeo no seu site e blog (e também nos sites sociais como orkut, etc).

Um bom exemplo, é o caso da Ciclo Ambiental (www.cicloambiental.com). Eles fazem roupas de algodão feito de garrafa PET. A Ciclo Ambiental expôs na feira que nós organizamos (Instituto Ecológico Lagoa Viva) e que já foi e ainda será
tema para outros posts!

Como esse tipo de produto ainda é pouco conhecido, e expositora já tem o seu kit demonstração pronto. São 4 caixas de acrílico mostrando as várias fases que o material de PET passa até virar roupa.

O balcão, também decorado com material reciclado, é da expositora. A faixa, por trás, é feita do material reciclado. Veja fotos abaixo:

A matéria-prima pronta para moagem:

A fibra já em forma de algodão:



2. Seguindo seus contatos depois da feira

É muito importante contactar as pessoas que você trocou cartão durante a feira. Mais importante ainda, e aí vai uma dica que considero preciosa: Não adianta simplesmente enviar uma série de e-mails com informações adicionais. É preciso fazer o primeiro contato pessoalmente (de preferência por telefone).

Se você não puder fazer uma série de telefones, coloque uma pessoa responsável por isso e faça-a perceber a importância desse primeiro contato. Treine-a e faça-a ter as seguintes informações:

- nome e pronúncia correta do prospect (cliente potencial);

- nome da empresa;

- dados pessoais que foram possíveis de captar durante a feira (se a pessoa preencheu algum cadastro. Outra dica: disponibilize um bonito brinde para quem se mostrou interessado pelo seu produto/serviço em troa do preenchimento de um cadastro);

- perguntas exploratórias para identificar qual problema o prospect tem e qual o melhor produto/serviço que você tem para a solução;

- benefícios que o prospect vai obter com seus produtos/serviços;

- promoções; - fechamento: conversão em vendas ou marcação de uma visita de vendas.


Fique de olho que postarei novas dicas e idéias legais para maximizar o retorno de sua participação em uma feira.

Se você tiver mais exemplos, envie que serão muito importantes na missão de ajudar os pequenos empresários a se tornarem mais e mais competitivos no mercado atual!

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