Falta de verba e crises econômicas podem deixar o empresário realmente enlouquecido entre executar as tarefas do dia-a-dia e, ainda, tentar se programar para o que vem. Isso é fato. Mas é fato também que nenhum problema impede a empresa de ter e realizar um planejamento de marketing eficaz. Este é o melhor caminho para você deixar de apagar incêndios praticamente todos os dias.
Peço que pesquise, a vontade, todos os negócios de sucesso que quiser e veja se eles tinham alguma espécie de planejamento de marketing, ou apenas encaravam o mercado de frente, sem objetivos e metas, estratégias e táticas traçadas. Como você bem sabe, ter um plano de marketing de qualidade é encarar o mercado com seus desafios e competição de forma profissional. Diria que marketing significa tratar o mercado de forma profissional.
O que digo a você é que com um planejamento estratégico de marketing, sua empresa vai poder visualizar claramente:
- os fatores-chave do seu sucesso,
- suas potencialidades,
- suas vulnerabilidades,
- suas oportunidades,
- as ameaças externas,
e, mais importante ainda,
- seus diferenciais competitivos.
0 comentários:
Postar um comentário