Existe uma expressão muito usada no mundo dos negócios nos Estados Unidos: "Aqueles que falham ao planejar, planejam falhar”.

Empresas de sucesso sempre definem objetivos e fazem um planejamento para alcançá-los.

Agora me diga? Você não tem tempo para planejar porque está sempre “apagando incêndios” ou está sempre “apagando incêndios” porque não tem tempo para planejar?

Falta de verba e crises econômicas podem deixar o empresário realmente enlouquecido entre executar as tarefas do dia-a-dia e, ainda, tentar se programar para o que vem. Isso é fato. Mas é fato também que nenhum problema impede a empresa de ter e realizar um planejamento de marketing eficaz. Este é o melhor caminho para você deixar de apagar incêndios praticamente todos os dias.
O planejamento de marketing vai ajudá-lo a saber quais são os pontos-chaves do seu negócio que você tem de atacar e quais são os erros que se deve evitar.Bem ... Basicamente, o que eu estou querendo dizer é que você deve basear seu plano no de outros negócios e nos profissionais de marketing de sucesso. É claro que deve ser adaptado e ajustado exatamente para o seu caso:
- Ramo de negócios;
- Público-alvo;
- Tamanho do negócio;
- Variáveis ambientais: localidade, leis, política, etc;
- Estratégia de Mercado;
- Posicionamento de marca, entre outras.

Peço que pesquise, a vontade, todos os negócios de sucesso que quiser e veja se eles tinham alguma espécie de planejamento de marketing, ou apenas encaravam o mercado de frente, sem objetivos e metas, estratégias e táticas traçadas. Como você bem sabe, ter um plano de marketing de qualidade é encarar o mercado com seus desafios e competição de forma profissional. Diria que marketing significa tratar o mercado de forma profissional.

O que digo a você é que com um planejamento estratégico de marketing, sua empresa vai poder visualizar claramente:

- os fatores-chave do seu sucesso,
- suas potencialidades,
- suas vulnerabilidades,
- suas oportunidades,
- as ameaças externas,

e, mais importante ainda,

- seus diferenciais competitivos.
A partir de hoje, vou postar mais sobre planejamento de marketing de uma maneira prática e realmente aplicável para as micro e pequenas empresas.

0 comentários:

top