Vejam como são as coisas!

Vejam como são as coisas. Ou melhor, como são as pessoas. Mexendo nos meus papéis – que não acabam nunca! – encontrei anotações que fiz na sala de aula quando cursava o mestrado em administração. Até aí, nada ...

A nota engraçada, ou melhor, bizarra da situação é que fui obrigado a anotar as informações abaixo em uma grande velocidade, já que o professor (um doutor !) comentava cada slide rapidamente e passava para o seguinte para que ninguém pudesse copiar. Um professor retendo informação!

Hora, se desejava guardar essa informação, tudo bem ... todos temos os nossos "pulos do gato". No entanto, a partir do momento em que se dispôs a apresentá-la em sala de aula, automaticamente, ela deve ser compartilhada. Ou estou errado?

Como ele era um alto funcionário público de uma das maiores estatais nacionais, provavelmente essa informação foi obtida em seminários pagos pela empresa e ministrados pelos grandes gurus internacionais do marketing.

Claro que os alunos solicitaram o recebimento dos slides da matéria por e-mail. E eles vieram ... só que sem esses slides. Eles foram retirados da apostila enviada pelo professor.

E são exatamente esses slides perdidos que consegui copiar e agora repasso a vocês!

Consumidor

Velho

· Inexperiente
· Homogêneo
· Previsível
· Influenciável
· Segurança pelo número
· Superioridade
· Fuga

Novo

· Maduro
· Híbrido
· Espontâneo
· Dono do seu destino
· Quer ser diferente
· Compreensão
· Extensão (da sua vida)

Produção

Velho

· Foco no produtor
· Petróleo barato
· Produção em massa
· Economia de escala
· Integrações verticais e horizontais
· Competição por volume de produção e preço

Novo

· Foco no consumidor
· Petróleo caro
· Mass customization
· Economia de escala e economia de abrangência
· Integração diagonal
· Competição por inovações e segmentos de mercado

Tecnologia

Velho

· Independente
· “relativamente amiga”
· Difusão lenta
· Tecnologia “single”
· Produção de massa
· Limite de usuários
· Orientado para distribuição
· Orientação interna

Novo

· Integrada
· “falam umas com as outras”
· Difusão rápida
· Sistemas de tecnologia
· Flexibilidade na indústria
· Todos utilizam
· Orientado para valor
· Orientação global

O novo consumidor

Mudanças no estilo de vida

· Horários mais flexíveis
· Maior renda
· Mais tempo livre
· Mais “saudável”
· Aumento da freqüência de férias curtas
· As viagens são um “jeito “ de viver
· Mudanças demográficas

Mudanças demográficas

· Ninhos vazios
· Envelhecimento da população
· Famílias menores
· Mais solteiros e casais
· “nestification”
· “dinks” – casais no kids com salário duplo
· “yuppies”
· “milkies” – modernos / introvertidos que gostam de luxúria

0 comentários:

top