SPAM funciona?

Já estava começando a ficar angustiado quando um e-mail do grupo de discussão Empreendedor Br (http://www.empreendedorbrasil.com.br/) me trouxe de volta a realidade.

Recebi um SPAM, os quais não abro. Só que dessa vez, lendo e deletando e-mails na seqüência, abri sem querer um SPAM. E era uma peça de marketing de guerrilha. Quem enviava era o “Gênio do Crime”. O Assunto: “Novo delito no Beco (01/12/08)”.

As imagens eram as seguintes:



E o texto dizia:

"Meliantes, contraventores, infratores, criminosos de maneira geral, Tem novidade no Beco do Crime. Passem lá: http .................... "

(Obs: Não vou postar o endereço para não incentivar o SPAM!).

Então fiquei pensando o seguinte. Muita gente não abre SPAM. Mas sei também que spams são abertos por muitos desavisados. Considerando esses desavisados, e também considerando que após abrir (sem querer) o e-mail eu cliquei para a página indicada, fiquei pensando: SPAMS somados a peças de guerrilha podem funcionar como direcionadores de tráfego aos sites.

E, como profissional de marketing, não podia admitir que SPAMS fossem positivos. Daí a angústia.

Até que recebi o tal e-mail do grupo de discussão Empreendedor Br (http://www.empreendedorbrasil.com.br/, do listeiro Julio, dizendo o seguinte:
“A gente percebe a ética de uma empresa pelas suas práticas. Eu sempre vejo com maus olhos empresas que se utilizam da prática de SPAM para captar clientes, e mesmo depois de pedidos e denúncias, elas insistem na mesma prática. Jamais faria negócios com uma empresa assim, mesmo que ela fosse a única no mercado".
A seguir denunciou um outro membro desse grupo que praticava SPAM. E concluiu assim:

“Eles ainda se utilizam de práticas que impossibilitam que os filtros captem suas mensagens e barrem diretamente no servidor, pois mesmo colocando-os na minha lista negra, utilizando os filtros de spam do servidor, ainda recebo cerca de 30 mensagens por dia desses verdadeiros usurpadores do tempo alheio.

Cuidado: se eles não têm ética nas suas práticas comerciais pela internet, eles podem não ter ética na hora de negociar com vocês”.
Donde se conclui que, o SPAM pode até funcionar em curto prazo. Porém, pensando na sobrevivência e longevidade do negócio, você pode também estar criando “ódio mortal” em muitos dos seus clientes potenciais. E sabemos que a construção de marca depende de trabalho e investimento árduo, tempo, e profissionalismo.

Além disso, o boca a boca, ainda mais hoje com a internet, pode causar uma morte súbita nas suas vendas.

0 comentários:

top