Co-criação de Valor




Ontem, na livraria, dei uma olhada no livro A nova era da Inovação: A inovação focada no relacionamento com o cliente (Ed. Campus - 2008). Os autores, C.K. Prahalad e M.S. Krishnan, defendem a capacidade de inovar de uma maneira conjunta com seus clientes como ponto principal das empresas vencedoras no novo século. Ou seja, a co-criação de valor (empresa-clientes).

Os autores argumentam que devido principalmente aos avanços em tecnologias de informação, as empresas hoje são capazes de interagir com os consumidores (ou pelo menos com um grupo segmentado deles), e criarem juntos incrementos e inovações nos produtos e serviços.

Em um sistema onde a empresa deixa de empurrar inovações para os clientes segundo pesquisas de mercado, o cliente passa a participar de forma ativa do desenvolvimento dos produtos e serviços que irá utilizar. Por isso os autores afirmam: “O lócus do valor se desloca de produtos e serviços para experiências ...”.

Outro dos autores visionários, Tom Peters, acredita que o maior valor que a empresa pode acrescentar é recrutando e retendo talentos. Ele diz no seu estudo sobre Empresas de Serviços Profissionais*, intitulado Project 05: “... Adicionar valor através do recrutamento de talentos estupendos e então desenvolver e aplicar e constantemente re-imaginar o capital intelectual criativo”.

E para quem trabalha de forma independente, nada disso é novidade. Afinal, consultores de todas as áreas sabem e estão acostumados a desenvolver seus trabalhos em conjunto com os clientes, de uma forma personalizada, sob medida.

Caso contrário, deixa de ser consultoria e passa a ser “fábrica de serviços”. E essa segunda opção deve ser evitada na medida em que cada caso tem suas mais particulares questões e necessidades.

Sobre co-criação de valor, escrevi há algum tempo o artigo Afetar e ser afetado: essa é a moda do futuro! Veja no endereço:
http://www.40graus.com/artigosrh/colunas_ver.asp?pagina=&idColuna=4296&idColunista=46&titulo=

Ficam as dicas de livros e vou desenvolver um novo artigo sobre co-criação em serviços de consultoria. Em breve...

P.S. Livro complementar do Prahalad: "O Futuro da Competição: Como Desenvolver Diferenciais Inovadores em Parceria com os Clientes". Ed Campus, 2004.

P.S.1. Veja, também, o ótimo texto sobre co-criação no blog Caos Urbanus. http://chantinon.blogspot.com/2007/08/o-futuro-da-competio.html


* Empresa de Serviços Profissionais (Professional Service Firm) – Tom Peters

0 comentários:

top