Independente de posicionamento político, o trecho a seguir é uma aula de marketing político e/ou pessoal. Veja os comentários sobre o debate na Band entre Eduardo Paes e Ferando Gabeira à Prefeitura do Rio:

PRIMEIRO DEBATE!

TRANQUILIDADE E DIMENSÃO DE GABEIRA VENCEM A AGRESSIVIDADE DE PAES!

1. A agressividade e a tensão de Paes indicam que os números que tem no tracking não devem ser os melhores. Seu nervosismo chegou ao ponto de fazer uma pergunta sobre saúde pública e na réplica se esquecer de dizer o que pretende fazer. A comunicação na TV é imagem. A imagem na TV exige uma voz escandida, pautada, serena. A fala rápida, a voz mais alta, denotam insegurança. E as agressões reiteradas e o deboche, em vez de serem engraçados, como ele pensa, chocam quem o vê em sua casa.

2. Gabeira deve evitar cruzar os braços. Pois é um sinal de fechamento e não de abertura. Deve evitar encurvar o dorso e buscar uma postura mais vertical. E ao olhar para baixo deve passar como reflexão o que às vezes não ocorreu.

3. Gabeira prefere no debate direcionar o olhar ao oponente. Foca bem o debate. Paes não sabe para onde olha e olha em diagonal para a TV e de soslaio para o oponente. Passa, outra vez, insegurança. Na pergunta dos jornalistas, o olhar para a câmera melhorou, embora a tensão de Paes tenha permanecido: não consegue sorrir, cerra a sobrancelha.

4. O uso do nome do prefeito por Paes incorpora um paradoxo: não tira um voto de Gabeira na zona sul, por sua conhecida independência e dá uma informação importante para o morador da zona oeste e o servidor municipal onde o prefeito é bem avaliado, levando voto para Gabeira.

5. A insistência de Paes de aparecer como síndico passa para quem vê ser candidato a prefeito de um pequeno município. As ironias com Gabeira reforçam a imagem de Gabeira de candidato com dimensão a prefeito de uma cidade global.

6. As críticas ao prefeito e a prefeitura terminam homogeneizando os candidatos e não os diferenciam. Deveriam ser usadas como ponte e não como foco. A candidata do prefeito não está no segundo turno.

7. Paes usou a expressão "falo com tranqüilidade" 18 vezes. É típico de quem não tem tranqüilidade a auto-afirmação. Engolir em seco, que fez várias vezes, é outro sinal. Gabeira é naturalmente tranqüilo. Mas o olhar que às vezes vai para baixo de forma não reflexiva tem que ser corrigido. E uma pequena mexa de cabelo sobre a testa também deve ser corrigida, pois passa cansaço, suor.

8. Temas desaparecidos do debate: Ciência e Tecnologia, Inclusão Social, Administração Pública, Servidores Públicos, Emprego, Habitação, Favela, Cultura, Idosos, Meio Ambiente e Lixo.

Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia 13/10/2008

0 comentários:

top