Estou criando uma espécie de check list que pode virar um artigo novo. Estou postando antes mesmo do check list estar pronto. Ele serve para ajudar a definir qual é o problema de marketing da sua empresa:

1. Precisa aumentar as vendas de um modo geral?
  • Captando novos clientes?
  • Vendendo mais para os clientes atuais?

2. Precisa aumentar a lucratividade?

  • Vender maior qde. de produtos de maior margem?
  • Vender maior qde. de todos os produtos, não importa se de margem menor ou maior?
  • Vender mais pacotes completos de produtos e/ou serviços?

3. Precisa fidelizar os clientes?

  • Fazê-los comprar só de você e não alternadamente (uma vez de você e outra dos concorrentes)?
  • Fazê-los comprar só de você e com maior volume de compras?
  • Fazê-los comprar só de você e com mais produtos de maior margem?
  • Fazê-los comprar só de você e com maior freqüência de repetição (mais vezes que já compram, por exemplo, mais vezes durante cada mês)?
  • Fazê-los comprar só de você e com ciclo de venda mais curto (redução do tempo entre o começo da pesquisa por parte do cliente, a negociação e o fechamento da compra)?

4. Precisa se diferenciar da concorrência?

  • Geralmente, quem precisa se diferenciar é porque está dividindo bastante as vendas com a concorrência;
  • Por outro lado, pode estar até vendendo bem, mas como não tem diferenciação tem de vender com margem pequena de lucratividade.

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