Rio Franchising Business 2008 (ABF-Rio)


Esta semana estou começando uma série de posts sobre a Rio Franchising Business 2008, realizada esta semana que passou no Riocentro (RJ).

Certo estou de que o sistema de franchising vem se mostrando como uma grande oportunidade de sucesso para os empreendedores. Ainda mais quando, sábado, estive na Rio Franchising Business 2008, organizada pela ABF-Rio.

Entre os vários estandes, presenças como os franqueadores Eschola.com, Mega Matte, Opxão Rica, Burgão, Rei do Mate, entre outros, deixaram claro a força e expansão do setor.

O presidente da ABF-RIO, Beto Filho, afirmou no coquetel de lançamento que o setor apresenta forte e consistente crescimento. Isso pode ser comprovado pela presença de franqueadores expositores na feira sediados em São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba, Joinville, entre outras cidades, buscando a expansão para o mercado carioca.

Direto ao ponto, aí vai uma dica: estive no estande da Fábrica di Chocolate e achei o sistema interessante, assim como também o valor de entrada no negócio. Para quem tem pouco capital para investir inicialmente, a franquia possibilita a abertura de quiosques em shoppings no valor de R$ 19.000,00 a R$ 49.000,00 + R$ 14.900,00 (taxa de franquia) + capital de giro (de 3 a 8 mil reais). Com uma taxa de lucratividade média (para o Rio de Janeiro) entre 28 a 35% do valor investido, a rede já conta com 3 unidades em shoppings da zona norte e oeste do Rio.


Outro estande que visitei foi o da Eschola.com. Acredito que a educação é um dos negócios do futuro. Mas não a educação tradicional e, sim, a educação informatizada e conectada on-line. Com tutores a disposição no regime de 24 x 7, o aluno pode tirar suas dúvidas a qualquer hora e dia da semana (de onde estiver).

Outro ponto interessante: apesar da disponibilidade on-line, o sistema valoriza a socialização, já que as aulas são realizadas no estabelecimento da Eschola através de teleconferência, onde todos os alunos da turma se encontram.

Apesar de todos os avanços no sistema de ensino a distância, o grande diferencial é a possibilidade de tutorias on-line que atende aos alunos num sem fim de conhecimentos. Ou seja, dirimindo dúvidas e encaminhando o aluno para outros sites que possam enriquecer seus conhecimentos, os tutores incentivam a pessoa a buscar informações por contra própria até onde sua curiosidade o levar.

No próximo post veremos algumas ferramentas de marketing usadas pelos expositores.

0 comentários:

top