A delícia de empreender em cupcakes



Uma nova tendência que está se espalhando rapidamente são os cupcakes, aqueles bolinhos doces que todo policial americano de filme é viciado.

Vou iniciar com uma loja de cupcakes que não é franquia, a Cups & Co, que inaugurou sua primeira há pouco mais de um mês. A loja é tão bem feitinha que até pensei se tratar de uma franquia.

Na foto abaixo, você pode ver o cuidado na criação dos expositores de produto. O acrílico é recortado exatamente para caber um cupcake, criando uma aura de exclusividade. Quase como se cada um fosse feito para você.

Outro detalhe é o expositor circular até o teto. Repare como ele cria uma sensação de tridimensionalidade.



A ciência da exposição de produtos prova que muitos detalhes podem fazer toda a diferença para o sucesso de uma negócio. Ainda  mais, um negócio voltado a públicos mais exigentes e exclusivos.

Se quiser se aprofundar, e muito, nesse assunto, veja o livro “Vamos às compras” de Paco Underhill.


A localização da Cups & Co. também ajuda a dar uma cara de loja de bairro. Com uma largura pequena (e ideal) e localizada em uma rua lateral, mas próxima a avenida principal do Leblon, a loja tem um charme todo especial. Tanto que, pesquisando outros blogs encontrei o “A gente não quer só comida”, que falava:

Ontem sai do trabalho 15hrs e fui dar uma volta no shopping leblon com minha amiga cissa! Paradas no sinal da Rua Alm. Pereira guimarães, olho pro lado e vejo uma loja só de cupcakes. Nossa primeira reação foi! "vamos parar o carro aqui agoraaaa", e foi exatamente o que fizemos. Uma loja super fofa, ao contrário desses quiosques espalhados por ai. A loja é pequena e acolhedora. Foi um pouco difícil escolher, na verdade eu queria TODOS.”


Inauguração e evento

Já é sabido que o bom empreendedor “faz” a oportunidade. A loja estava aberta em torno de um mês e a proprietária é frequentadora do movimento poético Corujão da Poesia. Ao saber que a livraria onde o Corujão pe realizado há cinco anos foi fechada, ela prontamente ofereceu seu espaço para ‘socorrer’ o evento.

Não só ela conquistou novos clientes que passaram a conhecer sua loja, como também, por causa desse evento eu fiquei sabendo e estou escrevendo esse post!

Em marketing, nem tudo é venda. É construção e manutenção de marca para aumentar a longevidade e lucratividade do negócio. Resultado: os poetas encheram a loja dentro e fora, nas mesinhas na calçada!


Site da Cups & Co: www.cupsandco.com








Franquia de Cup Cakes

Pelo que parece, no Rio de Janeiro, a franquia de cupcakes que saiu na frente é a Vintage. Ela já abriu lojas no Barra Shopping e no Shopping da Gávea.


No Barra Shopping o formato é o de quiosque que, no caso de shoppings com custos altos de aluguel e luvas, talvez represente o melhor modelo a ser adotado. O próprio site da Vintage (www.vintagecupcakes.com.br) disponibiliza apenas a opção quiosque, o que não descarta necessariamente a opção loja, e diz que o investimento da operação gira em torno R$160.000,00 a R$ 200.000,00.

Esse pode não ser o caso do pequeno empreendedor, mas vale a pena ter idéia do quanto está custando o investimento em uma franquia de ponta nesse segmento.

O site da Vintage descreve seu posicionamento de marca através do seguinte texto: 
“O tempo corre. E, sem perceber, você atrás dele. A obrigação da pressa consome o dia a dia. É preciso que o tempo ganhe tempo. Se fosse possível pará-lo só um pouquinho. Sair dessa rotina por um instante que desse. Entrar em um outro mundo, quem sabe. Agora, você pode. O que você precisa está nas suas mãos. Mas só não pode deixar pra depois. O tempo passa. E sem querer já foi.” 

Idéia de promoção no Facebook

A Bake My Day é uma marca portuguesa especializada na produção e venda de Cupcakes e Cookies. Ela criou uma campanha promocional especialmente para o Facebook.

O nome da campanha é Smash! Day. Para cada 5.000 novos fãs na página oficial no Facebook da marca, registados entre 15 de janeiro até 27 de Fevereiro, a Bake My Day oferece, no dia 28 de fevereiro (Smash! Day), 0,50 euros de desconto em todos os seus cupcakes e cookies.

Os descontos dependem do número de fãs angariados. Para 25.000 fãs – TUDO GRÁTIS; 20.000 fãs – 2,00€; 15.000 fãs – 1,50€; 10.000 fãs – 1,00€; 5.000 fãs – 0,50€.

Abaixo reproduzo o regulamento da campanha, publicada no site português Marketeer

REGULAMENTO (no facebook)

Para garantir que a promoção cumpre os seus fins, este regulamento vem reger a Campanha de Facebook em larga escala da Bake My Day, intitulada “SMASH! DAY”, cujo objectivo é, com a ajuda dos fãs da marca entre 15/01 e 27/02, determinar os descontos a aplicar em todas os Cupcakes e Cookies no decorrer do dia 28 de Fevereiro de 2011.

Objectivo

Dar aos fãs e clientes em geral um dia único e especial, 28 de Fevereiro de 2011, com altos descontos em produtos Bake My Day, ou até mesmo TUDO à BORLA, através do aumento do número de fãs da página www.facebook.com/bakemyday. Só depende de ti e dos teus amigos teres Cupcakes e Cookies à borla no dia 28 de Fevereiro!!

Mecânica e Regras da Campanha

Entre 15 de Janeiro e 27 de Fevereiro, por cada 5.000 novos fãs na página, angariados através dos convites enviados pelos actuais fãs da página, a Bake My Day oferece 0,50€ de desconto directo em todos os seus Cupcakes e Cookies, no decorrer do “SMASH! DAY”, a 28 de Fevereiro de 2011.

Assim, neste dia os Cupcakes e Cookies em todas as lojas Bake My Day estarão à venda com um desconto único de 0,50, 1,00, 1,50, 2,00 ou TUDO à BORLA, dependendo do número de fãs angariados.

O ponto de partida desta promoção são 10.459 fãs à data de 15 de Janeiro. Para efeitos desta promoção apenas são contabilizados os fãs adicionais acima deste ponto de partida.

Pirâmide de descontos:

25.000 fãs – TUDO à BORLA
20.000 fãs – 2,00€
15.000 fãs – 1,50€
10.000 fãs – 1,00€
5.000 fãs – 0,50€

- A Bake My Day não coloca entraves à criatividade e dinâmica de todos os fãs para angariação de novos membros.

- O número de Cupcakes que poderão ser comprados com desconto no decorrer do “SMASH! DAY” é limitado ao número de produtos que o cliente que os adquire conseguir levar nas duas mãos, sem o auxílio de qualquer tipo de adereços ou sobreposição. O número de Cookies é limitado a uma Cookie por cliente, devido à sua produção limitada.

- No caso de a quantidade total do desconto ultrapassar o valor de venda do produto, o produto será vendido à BORLA (não havendo lugar a pagamento da diferença em dinheiro por parte da Bake My Day).

Para situações omissas neste regulamento, a Bake My Day reserva-se a direito de decisão, sendo que os fãs poderão reportar as suas questões para bakemyday@bakemyday.com ou através de comentários nesta página.


Veja também:

Como minimizar o caminho dos pequenos empreendimentos na busca da lucratividade






Brindes baratos e criativos



Para completar o post de anteontem sobre o Espaço T´ai, vou postar sobre pequenos toques que podem fazer a diferença. 

O Espaço T´ai criou um mimo para seus clientes em comemoração a entrada de 2011. Trata-se de um brinde com 5 incensos). Notem o saquinho laminado, a etiqueta com o slogan do Espaço –“Inspire-se” – e a palha para amarrar o saquinho.

O incenso remete-nos direto a idéia de bem-estar, além, é claro, de quando acesos nos proporcionar momentos de prazer e relaxamento.

Uma outra idéia para a T´ai seria os origamis. Hoje, você mesmo pode fazer origamis seguindo orientações. É só buscar na internet. O custo é o papel (favor usar papel reciclado!) e o seu tempo. Mas podem ser feitas séries, por exemplo, de acordo com as datas comemorativas.


No caso, a foto abaixo representa um sorteio de mensagens de auto-ajuda e citações enviadas por internautas. Adaptando essa idéia, o próprio Espaço T´ai pode fazer sua cestinha com milhares de mensagens do dia para que seus alunos peguem e saibam sua sorte. É lógico que, além da mensagem, pode-se adicionar o endereço do blog.


Para o pequeno empreendedor o limite é a criatividade! 

Post relacionado – Veja como usar sementes para divulgar o seu evento ambiental: Como comunicar um evento dentro de outro evento?


Há muito que as pessoas perceberam que apenas se exercitar para ficar com um corpo esteticamente bonito não basta. Um corpo todo definido pode não necessariamente representar saúde. E quando digo saúde, quero representá-la em sua completude: física, mental, emocional e espiritual.

Para atender a esse público – que é extremamente exigente – tem surgido novas opções no mercado de atividades físicas.

Como exemplo, destaco o Espaço T´ai, que é mais do que uma academia de atividades de Pilates e Yoga, além de outras atividades físicas conscientes. Ele pode ser considerado um espaço que o aluno tem para se dedicar ao seu bem-estar.

Com o objetivo de que seus alunos busquem o corpo em equilíbrio, até porque a palavra chinesa T’ai significa um perfeito equilíbrio entre céu e terra, eles dizem:

“Nossa equipe, formada por fisioterapeutas, bailarinos e professores de yoga, oferece diversos caminhos para estimular o auto-conhecimento através da prática corporal com aulas de Pilates, yoga, cpm, tai chi chuan, dança, alongamento, terapias e tratamentos a sua escolha”.


Espaço T´ai investe em seu blog

A grande vantagem de um blog em termos de marketing é o poder que ele dá ao negócio de se afastar da publicidade comum. Nele podem ser inseridos conteúdos como, por exemplo, estórias sobre a empresa, sobre seus clientes e sobre a interação dos clientes e público em geral com a própria empresa.

O Espaço T´ai posta em seu blog (www.espacotai.com.br/blog) o calendário de aulas, notas sobre aulas especiais/aulões, experiências compartilhadas e adquiridas durante as aulas e, também, reflexões sobre as épocas do ano, planejamentos que fazemos durante o ano, etc.

No post intitulado Mat Pilates (solo) ou Pilates com Aparelhos?”, Camila Raeder explica a diferença entre as duas modalidades.



Na verdade, como já disse outras vezes aqui no Comunicar, a produção de conteúdo sobre nossos produtos/serviços tende a ajudar nossos públicos:

- a entenderem o que a gente faz,

- ajudá-los a se ajudarem (descobrindo a melhor solução para o seu caso), e

- nos usar para que sejamos capazes de ajudá-los a entender o que somos para eles.

Na prática, é simples. Um conteúdo rico e bem feito vai gerar interação que, por sua vez, proporcionará o aparecimento de dúvidas e novas soluções dos dois lados; o que é muito sadio.


Blogs e Cultura da Convergência

Henry Jenkins, já tratado nesse blog, em seu livro, Cultura da Convergência (Editora Aleph), traz importantes insights do que está acontecendo em tempos de internet e mundo 2.0. Em cima disso, seguem duas dicas para que os blogs de academias tragam mais retorno:

- Incentivar alunos e professores a compartilharem experiências: 
Henry Jenkins: “Histórias são fundamentais em todas as culturas humanas, o principal meio pelo qual estruturamos, compartilhamos e compreendemos nossas experiências comuns. Em vez disso, estamos descobrindo novas estruturas narrativas, que criam complexidade ao expandirem a extensão das possibilidades narrativas em vez de seguirem um único caminho, com começo, meio e fim.

- O espaço T´ai pode descobrir necessidades ocultas dos clientes através de comentários que surjam após os posts no blog. Os comentários dos visitantes do blog podem ser incentivados em troca de sorteio de vale aulas, etc. Sobre isso, Jenkins fala o seguinte:

“Como a antiga cultura (...) dos bailes de celeiro, esta nova cultura vernácula incentiva a ampla participação, a criatividade alternativa e uma economia baseada em trocas e presentes. Isto é o que acontece quando os consumidores assumem o controle das mídias".

Projeto Toni Rodrigues: Percepção e Movimento


Um dos professores da T´ai é o Toni Rodrigues: bailarino, coreógrafo e professor de Mat Pilates (do qual sou seu aluno!).

O blog Toni Percepção e  Movimento (//tonipercepcaoemovimento.blogspot.com) é um projeto em que transcrevo para palavras e imagens a experiência e conhecimento do Toni, adquiridos em anos de vivências corporais durante suas atividades de dança e professor. O Toni é uma pessoa extremamente sensorial, o que facilita nosso diálogo na ‘extração’ e ‘tradução’ de conhecimentos para o formato de conteúdo.  

Agora posso perguntar com segurança: blogar é importante? 


Com o crescimento da classe C no Brasil, as feirinhas de bairro estão se multiplicando em lojas, galpões, hipermercados e casarões abandonados.

As feiras podem ser permanentes ou temporárias.

No Rio, mais especificamente na Barra da Tijuca, um hipermercado foi desativado. Isso foi o suficiente para que os organizadores da Top Fashion Bazar, uma feira que acontece 3 vezes por ano, realizassem uma de suas edições no espaço antes ocupado.

Nesse caso, a Top Fashion aconteceu do dia 27 de outubro a 05 de dezembro de 2010, abrindo diariamente de 16 as 22 horas.

A feira era realizada anteriormente no estacionamento de um hipermercado próximo. Agora, ela ficou mais bem instalada, com mais espaço para os corredores, melhor estrutura de banheiros e refrigeração.



Na foto ao lado, um problema das edições anteriores foi superado. A largura dos corredores aumentou o conforto do consumidor. 

Foram 100 grifes e descontos de até 70%. Grandes grifes estavam presentes como Afghan, AD, Dress to, Lacoste, Lenny, Lupa Lupa, Puma, Mormai, Forum, Tufi Duek, Maria Filó, entre outras.


Atração de dinheiro e negócios para a região

Ao entrevistar os vendedores e o público da feira ficou evidente a movimentação de dinheiro trazida pelo evento. Não só a geração de empregos diretos de lojistas, mas indiretos (estrutura de apoio), assim como também a atração de público de vários pontos do Rio e cidades vizinhas.

Da mesma forma, organizadores de feiras em cidades menores podem se valer desse argumento junto a suas prefeituras para conseguirem apoio, pois estarão trazendo público e dinheiro de cidades próximas para sua cidade.

Dependendo do caso, até o comércio local estará ganhando como, por exemplo, restaurantes, hotelaria, etc.


Diferentes marcas, diferentes estratégias

Ao entrevistarmos marcas famosas e outras ainda com menos projeção, identificamos as estratégias de participação na feira. Algumas queriam simplesmente queimar coleções ultrapassadas, outras atrair o consumidor com os produtos em descontos para aumentar suas vendas de produtos sem descontos e, ainda, no caso de uma grife de Niterói, conseguir maior penetração no mercado do Rio, especificamente da região do entorno da Barra da Tijuca.  


Na foto acima, nossa jornalista escolhe e experimenta roupas para as filmagens. Nós entrevistamos lojistas que falaram das vantagens dessa edição do Top Fashion Bazar e, também, o público atestando os bons descontos encontrados. 

Na matéria vídeo-jornalística, os lojistas foram unânimes nos benefícios gerados pela feira para a localidade. A movimentação de dinheiro foi trazida para a região não só pela presença do consumidor local, mas também muita gente foi atraída de diversos pontos da cidade para fazer suas compras com descontos.

Vou colocar o inserir o vídeo nesse post assim que o receber.


Divulgação da feira

Entre chamadas no rádio e outras ações de divulgação, o Top Fashion Bazar também se valeu do twitter, enviando mensagens com dicas de compras e promoções. Afinal, o que não faltavam eram promoções para a consumidora explorar. Também havia um mural para os público deixar suas mensagens ao lado do stand da rádio parceria do evento.


Cupom de descontos

Uma tendência trazida do exterior para essa Top Fashion foi o cupom de descontos, que aumenta a economia de dinheiro para o consumidor. O cupom custa R$ 30,00 e o cliente obtém com isso de 5 a 20% de desconto no valor total da compra em cada grife participante.

Serviços:
  • Área: 9.000 m2
  • Fraldário
  • Espaço para Shiatsu
  • Praça de alimentação

Taí uma boa idéia para o pequeno empreendedor ou profissional autônomo fazer uma ação de marketing com baixo custo.

A loja de roupas femininas Via Mia fez toalhas de mesa (de papel) para o restaurante Braseiro da Gávea (RJ) com várias brincadeiras como, por exemplo, jogo da forca, jogo dos pontinhos, jogo da velha e desafios.


Ainda há um espaço para que o motorista do dia escreva seu nome como compromisso de não beber (imagem abaixo).


Parcerias como essa, entre restaurantes, comércio de bairro e lojas de marca podem ser muito vantajosas para ambas as partes. Basta que as duas ou mais partes estejam interessadas em negociar e um ajudar os outros a crescerem.

Algumas maneiras de encontrar bons parceiros:

- Visitando ou expondo em uma feira de negócios

- As mídias sociais como Facebook, Orkut, LinkedIn, Twitter, etc têm funcionado como um excelente canal para formação de parcerias

- Blogs são canais que podem atrair parceiros. No meu próprio caso, o Comunicar & Vencer tem sido um ótimo veículo para que pessoas me proponham parcerias.

- Uma reportagem sobre sua empresa/serviços em um veículo de mídia impresso ou em sites e blogs de pessoas que são formadores de opinião no seu ramo de negócios também é uma ótima maneira de obter visibilidade e ser encontrado por potenciais parceiros. Mas você também pode enviar a reportagem por email ou incluí-la em suas propostas para serem apresentadas a futuros parceiros. Essa é uma forma de você passar de um completo estranho para uma apresentação mais crível de sua pessoa/empresa.

Por fim, olhe bem a sua volta. Com um pouco de criatividade você pode conseguir formar parcerias extremamente lucrativas (para as duas partes) com pessoas que estão mais perto do que você imagina!

Você tem alguma proposta para o Comunicar e Vencer? Comente ou me envie um email: alvaronassaralla@gmail.com!

Artigo Relacionado:

Feira de Franquias: oportunidades para empreendedores – Parte 2

Lojas comerciais abertas no lugar de outras que se fecharam

Acredito que uma das principais características de um bom profissional de marketing (e do empreendedor também) é a curiosidade.

Saber o que está acontecendo no mundo não apenas em termos de notícias, mas também em termos do motivo, do porquê das coisas acontecerem, as causas de novos comportamentos sociais, quais tendências políticas, econômicas e sociais estão em vias de crescer e diminuir, são elementos essenciais para a profissão do profissional de marketing.

Uma coisa que me intriga muito é quando vejo uma loja se fechar, as que se abrem em seu lugar, e também porque uns negócios dão certo e outros não. São os mistérios dos pontos comerciais. Encontrei um artigo em inglês de um colega de profissão, Peter Korchnak, com o mesmo tipo de curiosidade.

Então tomei a liberdade de fazer uma versão resumida e em português e no final coloquei o link para o artigo original. Aliás, quem quiser reproduzir meus posts, sinta-se a vontade! Peço apenas que coloque o link de volta para meu blog e a gentileza de adicionar minha minibio (na coluna a direita, no Quem Sou).

Segue a versão resumida:
“Eu adoro conversar com proprietários de novas lojas abertas, particularmente aquelas abertas no lugar de outras lojas recentemente fechadas.
Por exemplo, a nova Open Space Cafe (http://www.openspacecafe.com/Home_Page.html), em Portland (EUA), aberta no local onde anteriormente funcionava a Funky Door Cafe. 
Megan, proprietária, disse que o antigo dono decidiu não renovar seu contrato e ter tempo livre para escrever um livro. Além disso , quando a Funky Door Cafe viu seus negócios declinando por causa da recessão de 2009 (que abateu principalmente os EUA e a Europa), eles cortaram reduziram o horário de funcionamento o que aumentou o declínio das vendas. 
Em vez de cortar custos, Megan acreditou que o caminho seria expandir a sua oferta, agregando serviços, novas opções e itens do menu. Ou seja, acreditou em reforçar a sua comercialização para ir contra tempos difíceis.
Outro empresário com quem falei recentemente teve um declínio acentuado nos negócios nos últimos dois anos. Agora ela tinha os piores dois anos em mais de vinte, fazendo apenas um quarto de seu faturamento recorde. Sua solução? Ao contrário de muitos outros em seu segmento, que pararam ao invés de lutar para sobreviver, ele está incrementando seus esforços de marketing através do redesign da sua marca e desenvolvendo um plano de marketing para expansão”.


Daí, fui pesquisar sobre Open Space Cafe. Ele se descreve assim:

Open Space é um café simples com um conceito simples ... As decisões relativas a todas as facetas do negócio seguem a premissa básica da consciência ambiental, sustentabilidade e proximidade. Apesar de nossas operações poderem ser de um padrão normal para cafés do nosso tipo, nossas intenções são sinceras. Servimos café, cocktails e uma variedade de alimentos locais manufaturados ou caseiros com ingredientes básicos, com o mínimo de embalagem de empresas alinhadas com nossos valores...
Como o menu cresce e os nossos clientes compartilham suas idéias e expectativas, tentamos provê-los com as características de um típico café de bairro que as pessoas desfrutam, mantendo o nosso desafio pessoal para se tornar um posto de informações ecológicas e um exemplo de sustentabilidade.
Em cooperação com o Portland Master Recyclers, o Portland Audubon Society, o Native Plant Society Portland Master e muitos outros grupos ambientais locais e nacionais, nos esforçamos para fornecer impressos, programações de eventos e oportunidades de networking para a nossa comunidade. 
Sinta-se a vontade para entrar em contato conosco com idéias, questões e reclamações, através do telefone ou internet. 

Algumas ações do Open Space:

- Os clientes podem submeter suas receitas que podem ser integradas ao cardápio. Por exemplo, o concurso atual é de receitas de Bloody Mary. Elas podem ser enviadas por e-mail ou pelo Facebook.

- Além disso, o Open Space tem uma agenda de eventos, shows e exposições de arte como, por exemplo:
  • No dia 22 de abril (Dia da Terra) foi realizado um Eco-evento com informações de reciclagem, coquetéis orgânicos, performance musical e receitas ecológicas de material de limpeza. (Eles marcaram todos os sábados de abril para avaliar pessoas da comunidade que queiram se apresentar no evento).
  • Convocação para passeio a parques e captação de dinheiro para uma associação de proteção a espécies animais nativas.
  • Mostras de arte com materiais reciclados.
  • Se você conhece algum caso similar ou tem mais idéias, comente ou me envie um e-mail! Posso escrever sobre o seu caso!

Empreendedor: Do que você precisa para começar certo?

Direto ao ponto: você precisa de um plano de marketing profissional, escrito por quem tenha uma clara e lúcida visão de mercado baseada em experiência, testes e pesquisas.

E o que ele poderá te dar?

O objetivo não pode ser outro que não vendas. Só que as vendas não ocorrem como um passe de mágica. A mídia alardeia casos de sucesso instantâneo. A maioria, não mostra o trabalho de base que foi realizado para que a explosão viesse a acontecer.

E quando a explosão é instantanêa, pode-se considerá-la como a exceção das exceções.


Um plano de marketing profissional gerar, como principais benefícios:

- a integração de estratégias, táticas e ferramentas de marketing;

- a diferenciação de mercado / desenvolvimento de identidade / construção e fixação de marca.


Você pode e deve ter um plano de marketing

Um plano de marketing pode ser simples e funcional. Integrando todas as peças e ferramentas de comunicação através de uma estratégia sólida, sem as complicações criadas pelos estudos gigantescos de mercado feitos pelas grandes empresas, você pode utilizar a internet de uma forma acessível em termos de custos e dificuldades técnicas.

O que estou querendo dizer é que integrar seu site, blog, mídias sociais, ranqueamento no Google, e todas as possibilidades online podem ser feita de uma maneira estratégica, altamente eficaz e sem complicações.

Você já reparou que entre todos os professores que teve, os que mais sabiam eram aqueles que apresentavam a matéria da forma mais simples e descomplicada possível. È, quem sabe, não complica.

Ter um profissional que seja estrategista de marketing e tenha experiência em vários tipos e segmentos de negócios pode ajudar a clarear suas idéias e até evitar erros e perdas de tempo.

Um plano de marketing bem desenhado e implementado pode:

A) incrementar:

- suas vendas e vendas cruzadas,

- o valor de cada venda,

- o número de indicações e boca-a-boca,

- o número de inscrições em seu boletim (criação de uma lista de contatos valiosa),

- o número de Links em outros sites, blogs ou mídias sociais direcionados para seu site/blog,

- o alcance de maior número de clientes potenciais.

B) reduzir:

- o tempo do ciclo de vendas (do primeiro contato ao fechamento da venda),

- os custos e os processos de trabalho,

- reclamações dos clientes.


De uma maneira geral, o empreendedor ou profissional independente que não tem um plano de marketing pode até ver seu negócio crescer, mas isso acontece de uma forma desorganizada e em parte ao acaso.

Ele também não sabe como gerar tráfego no seu site e usá-lo para gerar clientes potenciais de uma forma estruturada.

Também pode não conhecer os passos para, com pequenos orçamentos, divulgar seu negócio com eficácia e consistência.

No sentido de evitar erros e milhões de testes (que vão lhe custar muito dinheiro), contratar serviços especializados podem garantir o sucesso do seu negócio.

Posso dizer que já atendi diversos tipos de negócios, fiz muitas pesquisas, testei fórmulas prontas e outras que criei, e descobri que os princípios estratégicos funcionam e as táticas são específicas e variam de segmento para segmento e até para dois negócios do mesmo ramo.

E, principalmente, empreendedor: estude, leia, pesquise, faça cursos, participe de seminários e feiras.

BOA SORTE: Sorte muito mais calculada e preparada! 

Marketing de conteúdo é o futuro-agora! Parte IV



Mídias sociais como canais de entrega: a vez dos pequenos empresários



Um dos magos do marketing atual, só nem me lembro qual, disse a seguinte frase:

“Na economia com déficit de atenção, aqueles que forem lidos, irão adiante”.

Resumidamente, o que ele quis dizer é que o marketing de massa está cada vez mais fadado a desaparecer na multiplicidade de mídias e mensagens em que estamos ‘afundados’. Quem conseguir atingir e manter relacionamento com um segmento bem definido estará a caminho do sucesso.

As estratégias de vendas que não contam com um approach mais educativo tendem a ter resultados inferiores: principalmente em mercados onde os produtos/serviços têm um ciclo de venda mais longo e mais complexo:

- geralmente quando empresas vendem para outras empresas (BtoB);

- também pode acontecer em vendas diretas ao consumidor final, no caso de produtos ainda não são conhecidos pelo público, ou que concorrem com marcas muito fortes e estabelecidas no mercado.


Pesquisas

Pesquisas mostram que a prospecção de clientes através de programas de marketing com perfil instrucional e de relacionamento alcançam 10 vezes mais resultados do que os programas de vendas tradicionais.

As pesquisas também dizem que os pequenos negócios são os que mais utilizam e tiram vantagens dessa estratégia, afinal, eles não contam com capital para as grandes campanhas publicitárias das grandes empresas.

Todo poder aos clientes!

Nos dias de hoje, os vendedores perderam poder e os consumidores passaram a ‘mandar no jogo’.

Nos segmentos de negócios com maior formalidade e com o ciclo de venda prolongado, os clientes detêm ainda mais poder. Nesse caso, três principais fatores passaram a ser determinantes nos processo de vendas:

- a necessidade de diálogo,

- a demonstração do seu expertise e

- a construção de credibilidade.


Mídias sociais como canais de entrega

Os profissionais de marketing e os empreendedores em geral são forçados a manter e alimentar diálogos online, e as mídias sociais mostraram-se canais efetivos de criação de relacionamentos relevantes e de entrega de conteúdo.

Com isso, as mídias sociais mostraram-se altamente efetivas em incrementar a capacidade de dialogar e entregar conteúdo para seus públicos-alvos.

Segundo Gerry McGovern, consultor de gerenciamento de conteúdo, “Nunca antes foi tão importante escrever bem (...) comunicar-se de uma forma clara, simples e direta”.

Outra vantagem desses canais, por mais que as pessoas não acessem diariamente determinados sites sociais que você esteja utilizando, é a capacidade criar conteúdo e entregá-lo de forma seqüencial. Como capítulos de um seriado, você deve ter um roteiro de conteúdo escrito, sem que esse roteiro obrigue o interneuta a seguir capítulo a capítulo para se instruir sobre seus produtos/serviços.

Finalizando, mesmo que você não esteja travando conversação diretamente com todos os seus contatos, as mídias sociais representam um tremendo canal de diálogo através de seu conteúdo.


Carta-convite para contatos ingressarem no Facebook

Acredito piamente que as mídias sociais são ferramentas de enriquecimento pessoal e desenvolvimento da sociedade. Soluções para problemas sociais e ambientais são encontrados, negócios com resultados altamente positivos para ambos os lados são realizados, conscientização e sensibilização para causas importantes são realizadas.

Veja o exemplo da carta-convite que enviamos aos contatos de um cliente para que eles se registrassem no Facebook e, assim, pudéssemos entregar conteúdo que não seriam eficazes caso entregues pelo email (imagem abaixo).



Para pensar:

- Como um programa de marketing de conteúdo pode contribuir para atingir seus objetivos?

- O que você quer que seus clientes façam e como você pode ajudá-los a se ajudarem?


Próxima e última parte

A parte 5 desse artigo, "Desenvolvendo uma estratégia de conteúdo", deve fechar o assunto: por enquanto!

No entanto, ela vai ficar para depois da seqüência de artigos que estou aprontando sobre a Feira da ABF-RJ (Associação Brasileira de Franchising).

Sei que os empreendedores estão babando para ver as oportunidades de franchising que estão surgindo em vários segmentos de negócios como cursos profissionalizantes, fastfood, chocolaterias, serviços de limpeza de telhados, etc, etc, etc.

E etc!



Veja a Parte I desse artigo

Veja a Parte II desse artigo

Veja a Parte III desse artigo
top