Com o crescimento da classe C no Brasil, as feirinhas de bairro estão se multiplicando em lojas, galpões, hipermercados e casarões abandonados.

As feiras podem ser permanentes ou temporárias.

No Rio, mais especificamente na Barra da Tijuca, um hipermercado foi desativado. Isso foi o suficiente para que os organizadores da Top Fashion Bazar, uma feira que acontece 3 vezes por ano, realizassem uma de suas edições no espaço antes ocupado.

Nesse caso, a Top Fashion aconteceu do dia 27 de outubro a 05 de dezembro de 2010, abrindo diariamente de 16 as 22 horas.

A feira era realizada anteriormente no estacionamento de um hipermercado próximo. Agora, ela ficou mais bem instalada, com mais espaço para os corredores, melhor estrutura de banheiros e refrigeração.



Na foto ao lado, um problema das edições anteriores foi superado. A largura dos corredores aumentou o conforto do consumidor. 

Foram 100 grifes e descontos de até 70%. Grandes grifes estavam presentes como Afghan, AD, Dress to, Lacoste, Lenny, Lupa Lupa, Puma, Mormai, Forum, Tufi Duek, Maria Filó, entre outras.


Atração de dinheiro e negócios para a região

Ao entrevistar os vendedores e o público da feira ficou evidente a movimentação de dinheiro trazida pelo evento. Não só a geração de empregos diretos de lojistas, mas indiretos (estrutura de apoio), assim como também a atração de público de vários pontos do Rio e cidades vizinhas.

Da mesma forma, organizadores de feiras em cidades menores podem se valer desse argumento junto a suas prefeituras para conseguirem apoio, pois estarão trazendo público e dinheiro de cidades próximas para sua cidade.

Dependendo do caso, até o comércio local estará ganhando como, por exemplo, restaurantes, hotelaria, etc.


Diferentes marcas, diferentes estratégias

Ao entrevistarmos marcas famosas e outras ainda com menos projeção, identificamos as estratégias de participação na feira. Algumas queriam simplesmente queimar coleções ultrapassadas, outras atrair o consumidor com os produtos em descontos para aumentar suas vendas de produtos sem descontos e, ainda, no caso de uma grife de Niterói, conseguir maior penetração no mercado do Rio, especificamente da região do entorno da Barra da Tijuca.  


Na foto acima, nossa jornalista escolhe e experimenta roupas para as filmagens. Nós entrevistamos lojistas que falaram das vantagens dessa edição do Top Fashion Bazar e, também, o público atestando os bons descontos encontrados. 

Na matéria vídeo-jornalística, os lojistas foram unânimes nos benefícios gerados pela feira para a localidade. A movimentação de dinheiro foi trazida para a região não só pela presença do consumidor local, mas também muita gente foi atraída de diversos pontos da cidade para fazer suas compras com descontos.

Vou colocar o inserir o vídeo nesse post assim que o receber.


Divulgação da feira

Entre chamadas no rádio e outras ações de divulgação, o Top Fashion Bazar também se valeu do twitter, enviando mensagens com dicas de compras e promoções. Afinal, o que não faltavam eram promoções para a consumidora explorar. Também havia um mural para os público deixar suas mensagens ao lado do stand da rádio parceria do evento.


Cupom de descontos

Uma tendência trazida do exterior para essa Top Fashion foi o cupom de descontos, que aumenta a economia de dinheiro para o consumidor. O cupom custa R$ 30,00 e o cliente obtém com isso de 5 a 20% de desconto no valor total da compra em cada grife participante.

Serviços:
  • Área: 9.000 m2
  • Fraldário
  • Espaço para Shiatsu
  • Praça de alimentação

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