Como segundo post da série Rio Franchising Business 2009, trago uma empresa que expôs, nessa feira, suas várias franquias. Entre elas, Lavanderia do Futuro, Costura do Futuro e Sapataria do Futuro.


Juro que nunca tinha observado se tratar de 3 linhas de franquias “do Futuro”. Na verdade, em nossa correria do dia-a-dia e abarrotados que somos de informações no mundo moderno, já devo ter esbarrado com as 3 por aí.


No entanto, o que vale é minha percepção enquanto consumidor. Para mim, não havia percebido que se tratava de uma sapataria, uma costura e uma lavanderia!

O consumidor é assim: ele tem vagas lembranças de ‘um pouco de tudo’.

Segundo especialistas, nas grandes metrópoles modernas, somos atingidos por uma média de 8 mil mensagens comerciais por dia. Por isso, os benefícios de participar como expositor em uma feira vão muito além das vendas feitas no local e dos contatos abertos para fechar vendas posteriores (Feiras setoriais como um fenômeno de marketing: (http://www.estacio.br/mestrado/administracao/dissertacoes/2006/Resumo%20-%20Alvaro%20Nassaralla.pdf)


Informar de uma maneira muito mais esclarecedora através da entrega de materiais de marketing (fotos abaixo) e do contato com representantes da empresa fazem parte de uma série de benefícios ao expositor.

Serviços ao consumidor


Se você quer investir em uma franquia de serviços ao consumidor, as franquias “do Futuro” podem ser uma boa oportunidade. Pela minha observação, esse tipo de franquia pode ser mais bem explorado em hipermercados, onde o cliente vai de carro fazer suas compras e aproveitar para resolver tudo de uma vez (lavar roupa, consertar sapatos e roupas, correio, pagar conta em casa lotérica, etc).

Porém, nada exclui a possibilidade de abrir na rua e em alguns shoppings.

Converse com o franqueador e procure se informar se ele faz pesquisa de ponto de venda a fim de analisar a adequação do lugar de abertura da loja.

Pergunte o tempo de retorno do capital investido, a taxa de rentabilidade média, a sazonalidade (variação de procura pelos serviços durante os meses e estações do ano).


O material de marketing da Lavanderia do Futuro


CAPA
A capa é bem clean com apenas 4 elementos:

- O slogan: Tenha um futuro de sucesso;
- Logotipo;
- Benefícios ao cliente (franqueado);
- Fotos.


O texto da capa vem em forma de três tópicos. São os benefícios que a pessoa vai obter com a franquia:


1. Tecnologia de ponta com o melhor custo-benefício do mercado

2. Equipamento com o reaproveitamento da água


3. Mais de 80 lojas em operação

Agora, abaixo, vou apresentar minhas sugestões para aperfeiçoar os benefícios:

1. O melhor custo-benefício do mercado com retorno em x meses

2. Tecnologia de ponta e equipamento com reaproveitamento da água


3. Mais de 80 lojas em operação (Bom! Mostra que a franquia é consolidada e segura).


MIOLO
- História resumida;


- Expansão da rede (novamente demonstrar a consolidação do sistema, aspecto crítico e fundamental para quem está pensando em adquirir uma franquia);
- Prêmios (reforça o item acima);

- Suporte ao franqueado:


a) Treinamento teórico e prático para os franqueados e equipe nas lojas da rede;

b) Manuais de operações e identidade visual;

c) Desenvolvimento contínuo de parcerias com grandes fornecedores, produtos e equipamentos, através de acompanhamento constante;


d) Sistema de abastecimento de produtos através de distribuidor próprio e fornecedores homologados;

e) Software de gestão de lojas e supervisão contínua.

- Suporte de marketing (por incrível que possa parecer, nem todas as franquias dão suporte de marketing ao franqueado). Veja se nos royalties pagos já está incluída Taxa de Marketing ou se ela é a parte. Assegure-se que o franqueador te dê:
  • pesquisa de mercado da região pretendida;
  • pesquisa de mercado trimestral (pelo menos o suporte: você faz a pesquisa orientada por eles e eles tabulam os dados colhidos);
  • anúncios na mídia local (Se a compra do espaço publicitário é por sua conta, veja se está incluído pelo menos a criação da campanha ou o suporte na criação);
  • encartes promocionais e folders.



- Exemplo de investimento:



CONTRA-CAPA

Nada de ‘encher o saco’ com missão, visão e valor, o famoso “Quem somos”, logo de cara.
Bem colocado, na contracapa, como um sub-destaque, sem estar aborrecendo o leitor abrindo o conteúdo do miolo. Aliás, todos os sites deveriam ter o link “Quem somos” em último lugar, talvez até depois do link “contato”.
Por fim, deixo fotos do folder da Costura do Futuro (mais abaixo). Veja na capa que seus benefícios são bem mais generosos do que os da Lavanderia do futuro, provavelmente por ter sido a primeira das franquias “do Futuro”:
- A maior rede de ajustes e conserto de roupas do Brasil;
- Mais de 10 anos em Franchising;
- Mais de 170 lojas no Brasil e no exterior;

Mas preste atenção: o fato de uma franquia ser mais consolidada que outra não garante que sua taxa de lucratividade seja também maior. Além disso, deve-se considerar o potencial de crescimento no médio e longo prazo de um setor em relação ao outro.

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