A grande pergunta que faço no momento é como os pequenos negócios podem se valer efetivamente das mídias sociais como Twitter, Orkut, Facebook, etc?
A primeira coisa que me vem à mente, e que tenho visto principalmente funcionar no Twitter, é a construção de relacionamentos e a troca de conhecimentos entre parceiros, fornecedores, clientes, etc.
Muito importante é aproveitar todas as oportunidades de contato geradas por essas ferramentas para agregar valor. Em outras palavras, não é só falar o que eu quero, mas falar o que eu quero de uma maneira que possa acrescentar algo para o próximo.
Por exemplo, se quero falar de uma nova habilidade que desenvolvi para que pudesse atender a um novo cliente, vou falar de forma a descrever os benefícios que obtive para o meu trabalho ao desenvolver essas novas habilidades, além de acrescentar dicas para enriquecer o conhecimento de meus contatos.
Com anos de prática e estudo em marketing, você acaba desenvolvendo a capacidade de pensar e falar como se você estivesse dentro da cabeça do seu interlocutor. Assim, você vai falando e procurando obter feedbacks para ver o que ele compreende do que você fala.
A grande vantagem dos pequenos negócios sobre os grandes - e posso afirmar que isso é comprovadamente a verdadeira ‘carta na manga’ dos pequenos - é a oportunidade de tratar cada cliente de forma individual (já que eles são em número bem menor).
Além disso, muitas vezes, o proprietário do negócio trata diretamente com seus clientes o que, por si só, garante a maior qualidade possível no atendimento. Afinal, quem é mais interessado no seu negócio do que você mesmo?
Uma interessante ferramenta para aumentar as possibilidades de comunicação com seu público-alvo é adicionar uma caixa que mostrará suas últimas postagens no Twitter (http://twitter.com/widgets/blogger).
Outra novidade – que ainda não testei – é o Meebo Me (www.meebome.com), que permite que você crie uma caixa de chat onde poderá conversar em tempo real com os visitantes do seu blog/site.
Se quiser mais dicas, acesse o artigo (em inglês) “25 Sensacionais Widgets para o Blogger (http://mashable.com/2009/01/26/blogger-widgets/).
Vamos descobrir juntos como utilizar de forma produtiva essa ferramenta de comunicação e relacionamento! Comentários são bem-vindos!
A primeira coisa que me vem à mente, e que tenho visto principalmente funcionar no Twitter, é a construção de relacionamentos e a troca de conhecimentos entre parceiros, fornecedores, clientes, etc.
Muito importante é aproveitar todas as oportunidades de contato geradas por essas ferramentas para agregar valor. Em outras palavras, não é só falar o que eu quero, mas falar o que eu quero de uma maneira que possa acrescentar algo para o próximo.
Por exemplo, se quero falar de uma nova habilidade que desenvolvi para que pudesse atender a um novo cliente, vou falar de forma a descrever os benefícios que obtive para o meu trabalho ao desenvolver essas novas habilidades, além de acrescentar dicas para enriquecer o conhecimento de meus contatos.
Com anos de prática e estudo em marketing, você acaba desenvolvendo a capacidade de pensar e falar como se você estivesse dentro da cabeça do seu interlocutor. Assim, você vai falando e procurando obter feedbacks para ver o que ele compreende do que você fala.
A grande vantagem dos pequenos negócios sobre os grandes - e posso afirmar que isso é comprovadamente a verdadeira ‘carta na manga’ dos pequenos - é a oportunidade de tratar cada cliente de forma individual (já que eles são em número bem menor).
Além disso, muitas vezes, o proprietário do negócio trata diretamente com seus clientes o que, por si só, garante a maior qualidade possível no atendimento. Afinal, quem é mais interessado no seu negócio do que você mesmo?
Uma interessante ferramenta para aumentar as possibilidades de comunicação com seu público-alvo é adicionar uma caixa que mostrará suas últimas postagens no Twitter (http://twitter.com/widgets/blogger).
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Vamos descobrir juntos como utilizar de forma produtiva essa ferramenta de comunicação e relacionamento! Comentários são bem-vindos!
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4 comentários:
Gostei das dicas!
Já que o pequeno empreendedor não tem o porte, e consequentemente o faturamento, dos grandes, pelo menos pode utilizar de recursos que os gigantes, justamente por conta do avantajado tamanho, não usam com eficiência, como as ferramentas de mídia social. Pelo menos isso a favor dos pequenos!
Abraços e parabéns pelo ótimo blog!
Obrigado Galvão!
Continuemos na luta pelos Pequenos! Pequenos com P Maúsculo!
Bom como comentei em alguns blogs, as redes sociais podem ser explorados como mídias sim...
Me pergunta como, eu recomendei a um a um cliente depois que entregasse os seus serviços indicasse aos clientes comunidades dentro do facebook e orkut para seus cliente onde pudessem obter mais informações e dicas de seus produtos, o que ocorreu o clientes dele começaram a buscar informações nessas redes e recomendar o meu cliente.
Mas não se engane redes sociais são um investimento de médio e longo prazo
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Bom se quiserem mais dicas de como trabalhar redes sociais com puco esforços a terem grandes resultados, estou a disposição, mas essa midia deve ser trabalhada de formas diferentes para cada mercado e cliente.
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