Estive em Paraty essa semana para um congresso de Meio Ambiente onde um dos palestrantes foi o ministro Minc.
O fato é que sempre citei em sala de aula o exemplo que essa cidade vem dando ao mundo do marketing de turismo.
Bem, nada melhor que estar errado na direção certa! Melhor que estar certo na direção errada!?
Veja abaixo o folder com a programação anual de eventos da cidade.
Sem dúvida, é um estudo de caso de puro sucesso. Digno de minha cidade natal, Rio de Janeiro, estudar para ver se aprende a valorizar sua vocação natural, o turismo, e promovê-lo de maneira profissional.
Bem, depois do desabafo (ufa!), voltando a Paraty, na mesa junto a saída do congresso estava disposto um Kit de divulgação da cidade: uma sacola com folders de estabelecimentos, programação anual (imagem acima), 2 folderes turísticos da cidade ...
Para que o marketing de uma cidade obtenha êxito, ele deve ser realizado dentro do planejamento global da atividade turística. Esse post tem o objetivo apenas de ressaltar evidências físicas (kit promocional) que comprovam o sucesso do município em maximizar a demanda turística para seu produto de alta qualidade (a cidade e a localidade são lindas, historicamente ricos, povo hospitaleiro, infra-estrutura impecável).
Para quem quiser se aprofundar no assunto e promover uma localidade, existe o livro “Marketing de Cidades Turísticas” – Ed. Chronos – Marcos Pereira (http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=6313).
Sinceramente, não estou recomendando pois ainda não li e estou desconfinado que está esgotado. Mas vale pesquisar.
Por fim, o site da cidade: http://www.paraty.com.br/.
Essa eu recomendo!
0 comentários:
Postar um comentário