Ministrei um curso de Marketing para Jornais de Bairro na AIB (Associação de Imprensa da Barra - RJ), o que foi muito interessante. A dificuldade dos editores desse tipo de veículo para conseguir dar sustentabilidade a seus projetos é muito grande. Conheço jornais que demoraram em torno de 7 anos para serem lucrativos.
Como qualquer negócio, é necessário investimento de tempo e dinheiro. E quanto menos dinheiro investido, provavelmente, o tempo terá de ser maior.
Um caso de sucesso é a Revista Utilitá publicada na Barra da Tijuca e Recreio (RJ). Ela está completando 10 anos de existência e nem por isso para de inovar. Uma tática de marketing que eles vêm utilizando é a agregação de espaços adicionais de publicidade. Por exemplo, a foto abaixo mostra um pacote de anúncios em que a empresa compra a capa e mais um imã de geladeira que vem embalado junto com a revista.
Outro pacote é formado pela capa mais a sacola em que vem a revista. Logicamente, esses dois pacotes são mais adequados para edições enviadas pelo correio ou entregues em condomínios para serem distribuídas nas caixas de correio.
Aproveitando a sacolinha que vem pelo correio, a Utilitá ainda aproveita e encarta folhetos de anunciantes como na foto abaixo.
Enfim, são apenas dois exemplos que não esgotam em nada a capacidade de se criar espaços alternativos de publicidade em veículos de bairro. O limite é o céu da sua imaginação!
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