Marketing para jornais de bairro


Quando falamos em marketing para jornais de bairro geralmente vem à mente tópicos como vendas de anúncios, participação como apoio de divulgação em eventos locais, etc.

Ministrei um curso de Marketing para Jornais de Bairro na AIB (Associação de Imprensa da Barra - RJ), o que foi muito interessante. A dificuldade dos editores desse tipo de veículo para conseguir dar sustentabilidade a seus projetos é muito grande. Conheço jornais que demoraram em torno de 7 anos para serem lucrativos.

Como qualquer negócio, é necessário investimento de tempo e dinheiro. E quanto menos dinheiro investido, provavelmente, o tempo terá de ser maior.

Um caso de sucesso é a Revista Utilitá publicada na Barra da Tijuca e Recreio (RJ). Ela está completando 10 anos de existência e nem por isso para de inovar. Uma tática de marketing que eles vêm utilizando é a agregação de espaços adicionais de publicidade. Por exemplo, a foto abaixo mostra um pacote de anúncios em que a empresa compra a capa e mais um imã de geladeira que vem embalado junto com a revista.


Outro pacote é formado pela capa mais a sacola em que vem a revista. Logicamente, esses dois pacotes são mais adequados para edições enviadas pelo correio ou entregues em condomínios para serem distribuídas nas caixas de correio.

Aproveitando a sacolinha que vem pelo correio, a Utilitá ainda aproveita e encarta folhetos de anunciantes como na foto abaixo.


Enfim, são apenas dois exemplos que não esgotam em nada a capacidade de se criar espaços alternativos de publicidade em veículos de bairro. O limite é o céu da sua imaginação!

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