Costela no Bafo


Ainda da série Paraty, encontrei uma novidade num restaurante a kilo: a costela no bafo! Pelo menos, eu nunca havia visto isso por onde passei!

Trata-se de um recipiente de ferro ao fogo por horas e a carne fica desmanchando ...

Pensei que a Costela no bafo fosse um prato da culinária local, mas ao conversar com o dono de um restaurante, ele disse que colocou primeiro e o outro restaurante, duas esquinas de distância, copiou.

O interessante é que o segundo copiou e copiou bem, porque colocou na rua (evitando a fumaceira dentro do salão) e ainda aproveitou a localização estratégica, já que era um restaurante de esquina. Pelo menos, pelo preceito, estava correto: “se vai copiar, copia direito”!

Por falar em inovação, veja o restaurante que o site Pequenas Empresas Grandes Negócios descobriu:

O restaurante de comida coreana Kogi é um fast food sobre rodas. Instalado num microônibus, o restaurante se move pelos bairros de Los Angeles, nos Estados Unidos, e avisa aos clientes sobre sua localização pelo Twitter. Mais de 18 mil pessoas seguem o Kogi pelo Twitter.
O mesmo site ainda traz a matéria "Restaurante se reinventa e já dura 30 anos" (
http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1701602-2574,00.html).

Inovação é uma palavra-chave em qualquer mercado, ainda mais se você for investir em restaurantes. Algumas questões importantes:

- Quais são os seus diferenciais?

- O que você pode oferecer que não seja facilmente imitável?

- O diferencial que você pensa em oferecer é relamente valioso para o seu público-alvo? Ele consegue perceber esse diferencial facilmente?

- Se ele é difícil de copiar, você conseguiria sustentar/oferecer esse diferencial por muito tempo?

0 comentários:

top