Empreender = Inovar


Uma das principais características do perfil empreendedor é a constante busca por inovações e melhorias. Estamos sempre questionando o que deu certo (por que deu certo e como incrementa-lo) e o que deu errado (por que deu errado, qual ensinamento tirar da experiência e como corrigi-lo).

Muitas vezes, um simples erro corrigido pode trazer muito mais retorno que um acerto incrementado.

Um negócio atual, guardadas as proporções de investimento e complexidade, deve ser gerido como uma equipe na Formula 1 ou no automobilismo de competição em geral. O carro campeão de um ano, mesmo que não ocorram alterações no regulamento, provavelmente não será mais rápido do que o pior carro da temporada seguinte.

E não se iluda: seus concorrentes pensam em seus negócios noite e dia. Da mesma forma, seus clientes também pensam seus negócios de forma obcecada. Então, que tal pensar junto com eles.

Ajudar seus clientes a desenvolverem seus negócios através do aperfeiçoamento e personalização que você pode lhes prover com seus produtos/serviços pode se tornar um diferencial competitivo imbatível.


Eita negocinho concorrido!
Estava conversando com uma amiga, terapeuta esteticista (que tem uma sala, equipamentos, sem nenhum funcionário), e ela me contou que uma conhecida sua pediu que ela atendesse a dois portugueses que vão chegar ao Brasil. Até aí, nada. No entanto, ela disse que pagaria a mais para a esteticista recepcionar e trazê-los do aeroporto até a clínica, e depois ao hotel.

Ela ressaltou o acentuado nível de concorrência que sofre, tanto por parte de clínicas que têm mais equipamentos e podem competir em preço, quanto por parte de outros tratamentos que disputam o dinheiro do consumidor voltado para cuidados estéticos.

Disse a ela que poderia desenvolver uma série de serviços agregados começando por esse, de pegar o cliente em sua casa, até atender em horários alternativos como até a meia-noite, por exemplo.

Enfim, e você? Como pode se diferenciar de seus concorrentes de uma maneira difícil de ser copiada?

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