Botão de ligar e desligar vendas? Isso existe?


Muitos empreendedores caem na cilada de que existe um botão de ligar e desligar para que o seu produto comece a fazer sucesso. A promessa de que existem fórmulas, ferramentas ou qualquer tipo de mágica que, quando acionada, farão as vendas explodirem de uma hora para outra é falsa.

Pelo menos, nos anos que acompanho pequenos empreendimentos, ainda não encontrei.


Muito trabalho sim!

Para se iniciar um negócio com chances maximizadas de sucesso é preciso muito trabalho de preparação. E isso significa realmente muito trabalho, mesmo antes de iniciar suas atividades de abertura e lançamento.

Existem muitos elementos envolvidos na criação de um negócio ou, até mesmo, para o reposicionamento de um negócio existente que busca o aumento da sua lucratividade (porque nem sempre aumento nas vendas representa aumento na lucratividade).

E como empreendedores e consultores experientes sabem, a curva de aprendizado em qualquer segmento de negócios é longa. E uma coisa é certa: ela representa custos de tempo e dinheiro gastos para aprender e acertar as coisas. A curva de aprendizado envolve:

- Encontrar fontes de informação relevantes e confiáveis que encurtam o tempo de aprendizado, diminuindo a chance de erros e recolocando-o no trajeto certo o que, de outra forma, levaria para caminhos cada vez mais distantes do sucesso;

- Testar e acertar o que funciona para o seu caso em particular;
- Testar e refinar os acertos para maximização dos resultados.

Primeiríssimo passo

Um erro crucial é criar um produto e gastar tempo e dinheiro valioso em algo que o mercado não vai absorver.

Para os negócios que já existem ou para os iniciantes, o mais importante antes de se executar qualquer ação de marketing, é pesquisar o seu mercado. Ver se existe mercado para o seu produto ou, caso haja queda nas vendas, ver se algo mudou no ambiente externo em relação ao seu consumo, utilização, distribuição, métodos de vendas, etc.


Próximo passo: presença relevante na internet

Depois de criar seu produto/serviço dentro de uma perspectiva em que o mercado quer consumi-lo (características físicas, quantidade vendida, embalagem, adequação ao ponto-de-venda, posicionamento de mensagem correto), o próximo passo é criar um site ou blog com o desenvolvimento de textos e imagens de seus produtos/serviços/empresa.

Esqueça sites. Comece com um blog, o que vai te permitir atualizá-lo com freqüência, mesmo que seja o mínimo recomendo de 2 vezes por semana.

Quando for pesquisar, você vai ouvir falar de duas principais plataformas para abrir um blog; o Blogger do Google (www.blogger.com) e o Wordpress (http://pt-br.wordpress.com/). Recomendo começar com o Blogger e depois partir para o Wordpress (aliás, estou me preparando para fazer a transferência aqui, do Comunicar e Vencer, do Blogger para o Wordpress.

E por que começar com o Blogger? Por dois principais motivos:

- No Blogger você não vai precisar comprar e ter de lidar com todo o processo de habilitação de um endereço próprio (não vai ter de lidar com provedores, habilitação de DNS, etc) como, por exemplo, seria o caso de www.comunicarevencer.com.br. Seu blog ficará hospedado dentro da plataforma blogger e, portanto, o endereço ficará NOMEDOSEUBLOG.blogspot.com que é como o Blogger coloca todos os endereços.

- O Blogger é bem amigável e fácil de utilizar para os iniciantes, apesar é claro de ser bem mais limitado.

Na seqüência vou mostrar quais ferramentas você tem de ter a mão para iniciar um negócio de sucesso, ou no caso de vendas insatisfatórias, como incrementá-las.

Artigos complementares:


0 comentários:

top