A oportunidade de ouro que você tem procurado está em você mesmo. Não está à sua volta, não é sorte ou acaso, ou ajuda de outros; está em você mesmo apenas.


Orison Swett Marden 


A menos que você tenha um caixa poderoso, geralmente fica inviável contratar uma agência de propagando e marketing.

Sempre procuro passar aqui no Comunicar e Vencer os segredos específicos para pequenas e médias empresas que as ajudarão a obter sucesso em seu negócio.

Depois de vários testes e muita pesquisa, um monte de erros e acertos, fiquei conhecendo de antemão o que pode dar certo e errado. Em outras palavras, como minimizar o caminho dos pequenos empreendimentos na busca da lucratividade, maximizando os resultados sem ‘queimar’ o caixa do empreendedor em ações infrutíferas.

Sem dúvida, existem vários profissionais na web ou no mundo físico.

Uma coisa é certa: dos poucos profissionais de comunicação e marketing que podem ajudar efetivamente o pequeno empresário ou profissional liberal/autônomo, de fato, o único que pode ajudá-lo, é você mesmo, empreendedor. Estar aberto para trabalhar o seu negócio com alguém que vai somar e contribuir na construção da sua lucratividade é um dos passos mais importantes.

Depois disso, o problema é encontrar a pessoa certa. Aqui estão alguns passos não muito animadores do que você pode encontrar pela frente:

  • Pesquisar quem e do que você precisa;
  • ser enganado por freelancers desonestos e/ou incompetentes;
  • perder vendas e um tempo precioso tentando ter seu blog/site colocado no ar;
  • frustração.

Mas siga em frente e mantenha o ânimo. Uma das maiores características do empreendedor é a auto-motivação.

Abaixo, deixo duas ferramentas que podem lhe orientar nessa caminhada:

1. Check List: Como escolher um prestador de serviços de comunicação e marketing


1.1  Quanto anos de experiência o Profissional tem em serviços de comunicação e marketing para pequenas empresas? Acima de 10 anos é aceitável.

1.2  Com quantos tipos diferentes de categorias de produtos /serviços o profissional já trabalhou?

Quanto mais variada a experiência em diversos segmentos de negócios, mais completo e com conhecimento geral para encontrar soluções adequadas e inovadoras ele deve ser.

1.3  O profissional tem experiência com B2C (negócios que vendem para o consumidor final) e B2B (negócios que vendem para outros negócios)?

As soluções para ambos os tipos de negócios tem particularidades e devem ser tratadas de forma direcionada.

1.4  O profissional tem experiência e é capaz de realizar um plano de Comunicação Integrada de Marketing?

Um plano de Comunicação Integrada de Marketing reúne de forma sinérgica as  ferramentas, potencializando a exposição dos produtos/serviços, maximizando os resultados e trabalhando sua marca de forma qualificada.

1.5  O profissional tem experiência em realizar diferentes tipos de materiais e ferramentas de comunicação e marketing?

Peça para ver seus trabalhos anteriores e pergunte os resultados.

1.6  O quanto criativo e adaptativo é profissional?

Principalmente em um mundo conectado à internet, o profissional de comunicação e marketing deve estar em constante auto-invenção, renovando os conhecimentos diariamente para poder contar com um amplo espectro de visão e capacidade criativa. Peça para ele te mostrar pelo menos os 6 últimos trabalhos desenvolvidos para clientes atuais ou anteriores e o conceito criativo e estratégico por trás deles.

1.7  Pergunte ao profissional se ele pode dar exemplos de projetos que falharam ou não alcançaram os objetivos desejados e por quê?

É muito importante que o profissional tenha a capacidade de ‘abrir o jogo’ e lhe mostrar casos que falharam ou não atingiram o resultado desejado. Por que falhou? Como ele aprendeu com essa experiência? Isso vai permitir que você vislumbre a honestidade e o ego do profissional, e se ele é capaz de aceitar os erros, como lida com desafios e, então, partir para corrigi-los, aperfeiçoando ainda mais o resultado final.

1.8  O profissional tem empatia (sabe se colocar no lugar do outro) e compreende os desafios diários do pequeno empreendedor e de seu dinheiro suado?

Gastar o dinheiro de outras pessoas envolve empatia, honestidade e uma grande dose de respeito pelo outro. É importante que ele saiba valorizar o investimento em marketing feito pelo cliente, e não sonhar com orçamentos estratosféricos feito pelas grandes empresas, maximizando os resultados e trazendo o melhor retorno possível por cada real investido.

1.9  Ele tem a capacidade de dizer aos clientes atuais e potenciais suas reais chances de sucesso acerca dos seus objetivos e dos seus negócios? Os clientes anteriores dele agradecem por ter ajudado a evitar caminhos que desviavam do sucesso, maximizando o resultado para cada real investido?



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2 comentários:

Cássio Morelli disse...

Olá, acessei seu blog via Linkedin. Muito legal o seu trabalho.Parabéns e bons negócios.

Alvaro Nassaralla disse...

Obrigado, Cássio! Vou desenvolver mais o meu Linkedin! abçs

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