Quem faz mágica é mágico! Testando o Tumblr


Nada mais permanente que a mudança. 
Heráclito (Século VI A.C.)


O empreendedor de sucesso está sempre com os ouvidos atentos. E procura aprimorar sempre uma audição livre de preconceitos. Se ele tem de escutar a molecada, ele vai escutar e buscar aprender com ela. 

Por isso, se você que aumentar a sua presença na web e já identificou que o público-alvo de seus produtos e serviços é público jovem na faixa dos 15 aos 30 anos, então, vale a pena pesquisar uma nova forma de blogar.

O nome dessa ferramenta de publicação é Tumblr (www.tumblr.com).

O Tumblr é uma plataforma que permite a publicação de mini blogs de maneira parecida, por exemplo, ao Blogger que também é uma plataforma, mas não para Mini Blogs e, sim, blogs mais completos como esse em que você está agora.

O Tumblr é tido por muitos como uma plataforma de mídia social de rápida leitura, com conteúdo resumido, como o Twitter, e tem o senso de comunidade como o Twitter e o Facebook, porém com muito mais recursos de publicação, afinal, é um Mini Blog.

Veja um exemplo de Tumblr: http://pensamentoecologico.tumblr.com/


O que é e como funciona o Tumblr

Segundo o blog Quero criar um blog [*], o Tumblr é uma:

“plataforma estranha à primeira vista e de nome esquisito que já conta com quase 2 milhões de usuários brasileiros, e pode ajudar seu blog a conquistar mais visitantes, melhorando seu SEO [*1] e abrangendo mais conteúdo aos seus leitores.”
Você pode postar:

- imagens, vídeos, músicas, clipes de áudio, etc vinculados a um pequeno texto descrevendo-os (com uma imagem e um pequeno texto de 1 a 3 linhas você tem um post);

ou:

- você também pode postar textos longos, mas sem imagem. Isso talvez force às pessoas a postarem imagens (com uma breve descrição da imagem) ao invés dos textos.


Tumblr: um blog mais visual
 
A vantagem de se fazer um Tumblr apenas com imagens e suas pequenas descrições é que o visitante pode escanear seu Tumblr de cima abaixo passando o olho pelas imagens e, então, clicar na imagem que escolher para ter mais informações.

A idéia é justamente criar posts mais visuais, ao contrário dos blogs tradicionais com textos maiores, para que a imagem linque diretamente para o seu blog. Por isso, ao invés de usar o Tumblr como se fosse o seu blog, onde você discorre em forma de texto sobre seus conhecimentos, seus produtos, serviços, ou sobre acontecimentos e eventos relacionados aos seus negócios, procure comunicar através de imagens.

A idéia é gerar flashes de conhecimento ou entretenimento, dependendo do seu caso, com imagens acompanhadas de um pequeno 

teaser (texto interessante ou divertido até 3 linhas). 

Esse teaser pode ser um comentário engraçado que você ouviu na rua, ou de algum cliente ou fornecedor, ou que você viu no Facebook ou na internet em geral. 

Fundos disponibilizados pelo Tumblr
E é exatamente aí que entra o maior diferencial dessa ferramenta. Ela permite que se linque as imagens a qualquer endereço que você deseje. Então, você pode direcionar quem clicar em cada imagem a um post do seu blog, aumentando assim o tráfego de visitantes.

Por exemplo, estou inaugurando o Tumblr do Comunicar & Vencer a partir desse post. Então, veja aqui Minipost que fiz no Tumblr aqui (http://comunicarevencer.tumblr.com/) e clique na imagem que está postada lá para voltar para cá.


Outras características do Tumblr

Reblog – com um click repostar a foto e post de outro Tumblr no seu (assim como quando retuitamos no Twitter).

Follow – Você pode seguir os Tumblr que você mais gostar ou achar interessante de maneira parecida a que seguimos outras pessoas no Twitter. Logicamente, você pode seguir e, também, ser seguido por outras pessoas.

Like – Em cada Tumblr, existe a imagem de um coração. Ela funciona como o Curtir (Like) do Facebook onde você pode clicar como sinal de que curtiu um determinado Tumblr, e resgatá-lo no futuro para ver novamente.

– Você ainda pode instalar um tema com fundo personalizado. Veja na imagem um pouco mais acima o exemplo de alguns do vários fundos que o Tumblr disponibiliza. E só escolher o que você acha mais adequado e clicar no botão instalar. 

– Redirecionamento de endereço: Mesmo estando redirecionado para um próprio endereço (http://startupquote.com/) o Startup Quote é um Tumbrl.


Estratégia de Webmarketing

Nesse momento você deve estar se perguntando se essa nova ferramenta (mais uma!?) vai gerar tráfego para os visitantes conhecerem seus produtos e serviços.

A verdade é que uma estratégia de webmarketing bem feita vai espalhar links do seu blog pela web para que o tráfego seja trazido de vários lugares.

Esperar números astronômicos de visitas porque você abriu um Mini Blog no Tumblr ou utilizou qualquer outra tática de marketing na internet, pode ser decepcionante. 

O que vai fazer depois de um tempo de trabalho, testes e monitoramento de respostas, é ter seu endereço de blog divulgado de maneira estratégica pela web, dirigidamente a seu público-alvo, da forma e ao tempo em que ele goste de ser atingido.

Lembre-se: quem faz mágica é mágico!

--

[*] O que é Tumblr – Primeiros passos (http://querocriarumblog.com.br/o-que-e-tumblr-primeiros-passos/)

[*1] SEO – Search Engine Otimization (Otimização nos buscadores) – Refere-se a várias estratégias, macetes e uso de ferramentas para ranquear melhor seu site/blog em buscadores como o Google, Yahoo, etc.


Informações adicionais

Quick-Blog Site Tumblr Takes Off In An Uncertain Marketplace

Se você gosta de literatura como eu, veja o Tumblr TÔ GATO (http://togato.tumblr.com/), que faz sátiras de três linhas com os grandes escritores mundiais.

0 comentários:

top