Empreendedor tem de escrever?


Quando falo da importância de um blog para alavancar carreiras e pequenos negócios, os empreendedores geralmente têm duas dúvidas principais:

- eu não escrevo / por que eu deveria escrever ou

- sobre o que eu deveria escrever.

Sinceramente, ser empreendedor no século 21 implica em saber escrever (ou pelo menos organizar idéias para que alguém desenvolva textos), tem de conhecer pelo menos o básico de tecnologia, estar e saber utilizar as mídias sociais, se interessar por marketing via telefonia móvel (confesso que estou começando a me interessar e pesquisar) e, por fim, saber integrar todas essas peças do quebra-cabeça.

É claro que blog não resolve todos os problemas e nem todo mundo pode manter um de qualidade. Tempo, dificuldade para escrever, entre outros fatores, podem dificultar bastante.

Mas se você está disposto a encarar o desafio, manter um blog atualizado e trabalhar para incrementar seu tráfego, vá em frente!

Existem basicamente dois tipos de conteúdo:

1. Dicas e tutoriais:

Esse tipo de post organiza e leva informação para o visitante. Ele pode ser encontrado em outros lugares da internet, porém funciona bem para trazer novos visitantes para seu blog. Exemplos:

- 10 dicas para a pequena empresa contratar um profissional de marketing (http://comunicarevencer.blogspot.com/2010/02/10-dicas-para-pequena-empresa-contratar.html) ou

7 dicas para o pequeno empreendedor tangibilizar sua oferta (http://comunicarevencer.blogspot.com/2010/02/7-dicas-para-o-pequeno-empreendedor.html)

2. Ferramentas e estratégias que você viu na rua, analisou e fotografou, ou coisas que você fez para si ou para um cliente, ou até seus próprios objetivos discutidos e tratados com um toque pessoal, é o que vai cativar sua audiência e fazê-la retornar.

No fim, você estará:

- ajudando os outros a entenderem o que você faz;

- ajudando os visitantes do seu blog a se ajudarem e compreenderem se precisam dos seus serviços, quando e de que forma;

- e, ainda, com o feedback que você recebe dos visitantes, eles vão estar ajudando-nos a entender o que somos e o que não somos para eles no que tange a atender suas necessidades.

Em outras palavras, em vez de empurrar seus produtos/serviços para as pessoas, possibilitando que eles te encontrem e saibam mais sobre você.

Veja mais em:

Apresentação de vendas fabulosas: Seu blog como uma fabulosa apresentação de vendas: (http://comunicarevencer.blogspot.com/2010/02/apresentacao-de-vendas-fabulosas-seu.html).

0 comentários:

top