Lojas comerciais abertas no lugar de outras que se fecharam

Acredito que uma das principais características de um bom profissional de marketing (e do empreendedor também) é a curiosidade.

Saber o que está acontecendo no mundo não apenas em termos de notícias, mas também em termos do motivo das coisas acontecerem, as causas de novos comportamentos sociais, quais tendências políticas, econômicas e sociais estão em vias de crescer e diminuir e porque, são elementos essenciais para a profissão do profissional de marketing.

Uma coisa que me intriga muito é quando vejo uma loja se fechar, as que se abrem em seu lugar e também porque uns negócios dão certo e outros não. São os mistérios dos pontos comerciais. Encontrei um artigo em inglês de um colega de profissão, Peter Korchnak, com o mesmo tipo de curiosidade.

Então tomei a liberdade de fazer uma versão resumida e em português e no final coloquei o link para o artigo original. Aliás, quem quiser reproduzir meus posts, sinta-se a vontade! Peço apenas que coloque o link de volta para meu blog e, se puder, a gentileza de adicionar minha minibio (na coluna a direita, no Quem Sou).

Segue a versão resumida:

“Eu adoro conversar com proprietários de novas lojas abertas, particularmente aquelas abertas no lugar de outras lojas recentemente fechadas.

Por exemplo, a nova Open Space Cafe (
http://www.openspacecafe.com/Home_Page.html), em Portland (EUA), aberta no local onde anteriormente funcionava a Funky Door Cafe.

Megan, proprietária, disse que o antigo dono decidiu não renovar seu contrato e ter tempo livre para escrever um livro. Além disso, quando a Funky Door Cafe viu seus negócios declinando por causa da recessão de 2009 (que abateu principalmente os EUA e a Europa), eles cortaram reduziram o horário de funcionamento o que aumentou o declínio das vendas.

Em vez de cortar custos, Megan acreditou que o caminho seria expandir a sua oferta, agregando serviços, novas opções e itens do menu. Ou seja, acreditou em reforçar a sua comercialização para ir contra tempos difíceis.

Outro empresário com quem falei recentemente teve um declínio acentuado nos negócios nos últimos dois anos. Agora ela tinha os piores dois anos em mais de vinte, fazendo apenas um quarto de seu faturamento recorde. Sua solução? Ao contrário de muitos outros em seu segmento, que pararam ao invés de lutar para sobreviver, ele está incrementando seus esforços de marketing através do redesign da sua marca e desenvolvendo um plano de marketing para expansão”.

Artigo em inglês:
www.semiosiscommunications.com/out-of-funk-with-marketing/.

Fui pesquisar sobre Open Space Cafe. Ele se descreve assim:

Open Space é um café simples com um conceito simples ... As decisões relativas a todas as facetas do negócio seguem a premissa básica da consciência ambiental, sustentabilidade e proximidade. Apesar de nossas operações poderem ser de um padrão normal para cafés do nosso tipo, nossas intenções são sinceras. Servimos café, cocktails e uma variedade de alimentos locais manufaturados ou caseiros com ingredientes básicos, com o mínimo de embalagem de empresas alinhadas com nossos valores...

Como o menu cresce e os nossos clientes compartilham suas idéias e expectativas, tentamos provê-los com as características de um típico café de bairro que as pessoas desfrutam, mantendo o nosso desafio pessoal para se tornar um posto de informações
ecológicas e um exemplo de sustentabilidade.

Em cooperação com o Portland Master Recyclers, o Portland Audubon Society, o Native Plant Society Portland Master e muitos outros grupos ambientais locais e nacionais, nos esforçamos para fornecer impressos, programações de eventos e oportunidades de networking para a nossa comunidade.

Sinta-se a vontade para entrar em contato conosco com idéias, questões e reclamações, através do telefone ou internet.

Algumas ações do Open Space:

- Os clientes podem submeter suas receitas que podem ser integradas ao cardápio. Por exemplo, o concurso atual é de receitas de Bloody Mary. Elas podem ser enviadas por e-mail ou pelo Facebook.

- Além disso, o Open Space tem uma agenda de eventos, shows e exposições de arte como, por exemplo:

a. No dia 22 de abril (Dia da Terra) foi realizado um Eco-evento com informações de reciclagem, coquetéis orgânicos, performance musical e receitas ecológicas de material de limpeza. (Eles marcaram todos os sábados de abril para avaliar pessoas da comunidade que queiram se apresentar no evento).

b. Convocação para passeio a parques e captação de dinheiro para uma associação de proteção a espécies animais nativas.

c. Mostras de arte com materiais reciclados.

Se você conhece algum caso similar ou tem mais idéias, comente ou me envie um e-mail! Posso escrever sobre o seu caso!

0 comentários:

top