Yunus: O Empreendedor da lâmpada de Aladim do futuro

Muhammad Yunus foi o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2006 por ter tirado várias famílias indianas da linha da miséria através de seu banco de micro-crédito, o Grameen Bank (http://www.grameen-info.org/).

Semana passada ele palestrou em um evento sobre Comunicação e Sustentabilidade. Yunus abriu sua fala com a seguinte frase:

“Toda vez que eu vejo um problema, tento criar um novo negócio para resolver isso. É meu instinto natural de reagir”.


Yunus pode ser considerado um empreendedor no sentido clássico da palavra. Não espera para que outros façam. Ele mesmo faz acontecer.


Foi assim que lançou o primeiro banco de micro-crédito na Índia, o Grammen Bank (foto abaixo), emprestando pequenas quantidades de dinheiro somente para mulheres (em geral, são mais responsáveis que os homens), com juros baixos, para que pudessem incrementar suas produções caseiras.


Por exemplo, mulheres que costuravam puderam montar suas confecções caseiras. Assim, de empréstimo em empréstimo, a primeira geração de filhos dessas mulheres conseguiram chegar à universidade e pagar por seus estudos.


Depois de formados são incentivados a não trabalharem em empresas e, sim, desenvolverem os negócios de suas mães com o conhecimento formal que adquiriram.


Celular para as aldeias


Outro Negócio Social (Social Business) que Yunus criou foi o micro-crédito para que mulheres pudessem comprar celulares nas aldeias que não contam com sistema telefônico fixo. Emprestou dinheiro para as mulheres comprarem um celular e elas abriram negócios em que as pessoas pagam para usarem o seu aparelho.


Dentro desse negócio, uma mulher disse a Yunus: “Depois que adquiri o celular, nenhum casamento nas redondezas acontece sem que me chamem; tornei-me uma pessoa muito importante na região”.


Segundo Yunus, todas as mulheres que compraram o celular fizeram muito dinheiro.


Ele também disse: “Os celulares se espalharam pelas aldeias da Índia. Agora vamos ligá-los a internet e trazer serviços de saúde, bancário, de marketing e novos negócios através da web pelo celular”.


Ele ainda disse que esse telefone celular será como uma Lâmpada de Aladim do Futuro! É só apertar o botão e o gênio aparece dizendo: _O que você está precisando?


Um novo negócio para resolver os problemas do negócio anterior


Yunus está fazendo um estrago na pobreza do país usando tecnologia e crescendo ‘seus negócios’ em milhões de dólares.


A melhora da qualidade de vida trazida pela difusão dos celulares pelas aldeias da Índia criou a demanda por melhoria nos serviços de saúde (praticamente inexistentes). Então Yunus e sua equipe desenvolveram um sistema de 20 perguntas enviadas através do celular que o agente de saúde da aldeia tem de responder para que o software identifique se a gravidez é normal ou de risco.


Agora ele planeja levar a idéia do médico de família que atende em casa (como existia antigamente), através de uma máquina com um chip ligado ao Iphone, que vai diagnosticar as pessoas à distância (um especialista na cidade vai fazer o exame a distância via web).



A ideologia por detrás do negócio


Yunus enfatizou que a tecnologia pode e deve ser utilizada a favor das pessoas mais pobres. Ele disse:


“Os pobres não criaram a pobreza. Eles não têm culpa nenhuma. O sistema as levou a isso. Temos de tirar as sementes da pobreza do sistema. Veja como nós criamos uma crise mundial. Poucas pessoas em um só país a criaram. É um sistema errado. Temos de mudar o conceito de negócio: só existe um conceito no mundo inteiro que é lucrar e então maximizar esse lucro. Sempre digo que nós, seres humanos, não somos máquinas de fazer dinheiro. Mas o sistema e os economistas nos transformaram nisso. Todo ser humano é concebido com altruísmo e eles não olharam para isso.

Existe um outro modelo de negócios, onde tudo é para o outro e nada é para mim: isso é o que chamo de Social Business. Todo dinheiro ganho volta para a comunidade".

O lucro é todo reinvestido na comunidade, obviamente depois de pago os salários da presidência, diretoria e equipe).


Também existem negócios em parceria com as grandes corporações. Por exemplo, temos um projeto com a Basf de criação de redes quimicamente protegidas contra a malária.


E com a Adidas também: sapatos muito baratos para as pessoas das aldeias poderem andar calçadas, evitando o contágio por doenças. Existem, ainda, outras parcerias com corporações para a promoção de água limpa, por exemplo, etc.



O Social Business no Brasil


O indiano argumentou que todos os jovens podem criar belos negócios para resolver problemas sem depender do governo.


Para fechar, Yunus mesmo se questionou: Que tipo de Social Business pode ser implementado no Brasil?

E ele respondeu: “Olhem para os problemas sociais e escolham um. A dica é começar pequeno. O governo fez a sua parte com o Bolsa-Família. Agora é conosco: criar um negócio para tirá-las do Bolsa-Família, promovendo sua autonomia.

2 comentários:

Inajara disse...

Como Assistente Social, gostaria muito que esse projeto de micro-crédito fosse implantado no Brasil, realmente veríamos mudanças!
Parabéns pelo artigo!

Alvaro Nassaralla disse...

Esperança! Obrigado pelo comment!

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