É lógico que é pessoal, empreendedor! (rrrr!)



O humorista americano W.C. Fields estava rodando seu novo filme quando viu um determinado jornalista no set de filmagem. Imediatamente dirigiu-se a ele e gritou: “Saia daqui. Você esculhambou meu último filme”! O jornalista respondeu assustado: “Não posso crer que você levou para o lado pessoal (!?)”. Ao que Fields respondeu, praguejando:


”É muito pessoal para mim quando falam de mim e do que eu faço!”


Quando lidamos com vendas, lidamos obviamente com pessoas. E todos nós temos problemas, desejos, amores, aspirações, dilemas, preconceitos, inseguranças, perdas, medos, paixões.


Todo processo de venda envolve emoção. Até compras técnicas envolvem emoções; ou ninguém tem medo de errar ao fazer uma compra? Principalmente se ela for de alto custo e incluir uma série de detalhes.


As mídias sociais têm se mostrado uma ferramenta eficaz na busca de soluções para problemas e seus respectivos fornecedores. Diminuir o nível de incerteza e aumentar o nível de garantia (trocas e adaptações em caso de inadequação da compra) são benefícios claros ao se participar ativamente em mídias sociais.



Pequenas empresas e mídias sociais


Saiu uma pesquisa comprovando que as pequenas empresas gastam quase três vezes mais em mídias sociais do que as médias e grandes (EUA e Canadá). Espero que por aqui também se adote logo essa estratégia.


No entanto, o pequeno empresário tem de “bater o escanteio e correr para cabecear”. Fico feliz em saber que já existam agências especializadas na gestão de mídias sociais para poder auxiliar os empreendedores nessa ‘missão’.


De fato, as coisas estão acontecendo online. A Cenário Nativo (www.cenarionativo.com.br) é uma fornecedora de buffets e organização de eventos que tive o prazer de atender, fazendo seu plano de marketing. Dei a dica para a Vanessa entrar na comunidade da Pequenas Empresas Grandes Negócios e, praticamente no instante em que ela se inscreveu e criou seu perfil, já obteve um novo cliente.


Inclusive, escrevi sobre a “1 Mostra Festa para Noivos” (//comunicarevencer.blogspot.com/2009/10/i-mostra-festa-para-noivos_27.html), organizada por eles. Acredito que a Cenário Nativo vai ter muito sucesso nas mídias sociais porque eles têm uma característica fundamental para o sucesso nesse tipo de rede que pode ser resumido na seguinte expressão: ‘cuidar com carinho’.


Você somente pode ajudar os outros, genuinamente, com uma alta dose de empatia (Como vai a sua empatia? Quando o que importa é o outro: http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/4085/como-vai-a-sua-empatia-quando-o-que-importa-e-o-outro.html#).




Credibilidade!

Qual o seu nível de credibilidade?

As pessoas tendem a acreditar no que você fala, sugere, indica, ou elas vão ainda buscar comprovação em terceiros e outras fontes?

Qual o grau de satisfação dos seus clientes quando você entrega seus serviços e produtos?

Você sente que fez tudo o que podia ter feito por eles ou acha que o que entregou é o suficiente?


Eles podem te indicar de ‘olhos fechados’ para seus conhecidos?

O objetivo desse tipo de marketing (se você quiser, ‘marketing do carinho’) é construir credibilidade, maximizar o alcance da sua reputação e influenciar seus públicos-alvos.

O resultado deverá ser ter clientes atendidos que possam te recomendar como “um cidadão acima de qualquer suspeita”.

Marketing de conteúdo


Estabelecer relacionamentos de sucesso nas mídias sociais passa por construir e entregar uma estratégia de conteúdo. Em outras palavras, as conversações podem ser potencializadas quando você colabora com os outros enviando links de posts no seu blog ou de terceiros, podcasts, vídeos, ou seja, PRODUZINDO CONTEÚDO CONSISTENTE E DIRECIONADO PARA SEU PÚBLICO-ALVO.

O mais incrível de tudo é que conforme sua participação for aumentando nas mídias sociais, mais temas para desenvolver seu conteúdo você vai identificar, tornando-se um processo retroalimentado.

Mão a obra!

5 dicas de como utilizar as ferramentas sociais para identificar clientes potenciais” (http://comunicarevencer.blogspot.com/2010/02/5-dicas-para-utilizar-as-ferramentas.html)

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