Internet é a ferramenta que o empreendedor tem de saber usar

O empreendedor tem de saber usar a internet como sua aliada. Hoje, ela é o maior passo para a sobrevivência e lucratividade dos pequenos negócios e atividades profissionais autônomas.

A força da internet em 2010 não deixa mais dúvidas de sua penetração e influência nas decisões das pessoas.

Como diretor de comunicação e marketing do Instituto Ecológico Lagoa Viva (que é o fundador do movimento Pacto de Resgate Ambiental), estou atento para a fraca atuação de instituições sem fins lucrativos brasileiras nesse ambiente.

Para este ano, decidi dirigir quase toda a nossa estratégia de marketing (Lagoa Viva) para a web. Como temos uma agenda anual de 4 eventos (desde 2000), não precisamos praticamente fazer nenhum trabalho adicional de marketing off line.

Estou estudando em um ritmo forte as ferramentas online (que estão em constante mutação). Confesso que são coisas que já deveria saber e outras que as pessoas em geral ainda estão testando e experimentando.

Aos poucos, vou disponibilizando minhas descobertas aqui no Comunicar & Vencer. Inclusive, desenvolvi um primeiro mapa de divulgação de blog (ou site). Na época achei bom, mas agora vejo quão ‘incompleta’ ele era (imagem abaixo).





Já estou na segunda versão do mapa e ele está ficando enorme. Prometo publicar quando achar que ele tem um formato interessante e estiver em sua maior parte testado.

Como o Comunicar & Vencer é dirigido para empreendedores, pequenas empresas e profissionais autônomos, desenvolvi o primeiro mapa de divulgação para alcançar esse público-alvo. Mas nada impede que eu o adapte para o Lagoa Viva. E é o que vou fazer na versão do mapa: fazer duas sub-versões, uma para o Comunicar e outra para o Lagoa Viva.

Além da versão 2 do mapa de divulgação de blog, vou escrever a série “As pequenas instituições do Terceiro setor e seus pontos fracos na internet”. Fique ligado aqui!

Mapa de Divulgação para Blog – Postagem da Versão 1
(http://comunicarevencer.blogspot.com/2009/02/mapa-de-divulgacao-para-blog.html
)

0 comentários:

top