O poder dos blogs de negócios reside no fato de que eles representam uma estória coerente, dividida em diversos ‘capítulos’, onde as pessoas encontram várias portas para entrar nessa ‘estória’.


Conforme a empresa vai produzindo conteúdo, os visitantes vão conhecendo e aprendendo mais sobre ela, conhecendo as intenções, a maneira como a empresa trabalha e ‘pensa’.


No fim das contas, negócios envolvem confiança e credibilidade. E somente quando a confiança se expressa de forma implícita, sem que pensemos nela conscientemente, é que se construiu um alto grau de credibilidade.


Para se ter idéia do grau de credibilidade que alguns blogs (tanto empresariais como particulares) atingiram, hoje, até jornais os consultam como fontes de informações.


Mas a credibilidade não é construída apenas com um artigo ou com uma série de artigos. Eles devem compor uma estória ‘inteira’, coerente, e que seja realmente uma prestação de serviços, ajudando os visitantes no que estão procurando saber.



Empreendedor que escreve, melhor se comunica


O empreendedor do século 21 tem de aprender a escrever (ou ter alguém que escreva por ele). Hoje, faz diferença saber blogar e se comunicar nas mídias sociais.


Afinal, mesmo que ele ainda não blógue, sempre se vê diante da necessidade de escrever propostas e apresentações de vendas. Seja para vender seus produtos/serviços, obter financiadores para apoiar projetos ou para alcançar parceiros que apóiem e participem de suas iniciativas. Nem tudo pode ser apresentado de forma verbal.


No dias atuais, o empreendedor que participa das mídias sociais distribuindo conteúdo próprio ou de terceiros não deixa de ser um EDITOR. Ele cria ou seleciona conteúdos para repassá-los e, mais do que isso, para interagir com seus públicos.


O melhor ainda é criar conteúdos dirigidos às necessidades de seus públicos-alvos, o que permitirá melhor interação e acompanhamento mais próximo.



Mais do que escrever, todos os formatos de conteúdo


Continuando a série ‘Seu blog como uma fabulosa apresentação de vendas’, pense em como um blog pode apresentar sua empresa e seus serviços de diversas formas, compondo um grande proposta para seus públicos-alvos. As pessoas esperam consumir conteúdo de várias maneiras. Já estou até começando a pensar em conteúdo via iPhone!?


Com o acesso que estamos tendo a diversas tecnologias para criar conteúdo e comunicá-los, está ficando cada vez mais fácil produzir materiais em áudio e vídeo, além de outros formatos.


Por isso, um blog pode funcionar como uma excelente apresentação de vendas já que permite a inclusão de diferentes formatos de conteúdo, como textos, podcasts e vídeos. Veja a lista de 12 formatos para apresentar seu conteúdo online:

  1. White papers – geralmente são estudos de caso ou demonstrações de seus produtos e serviços em PDF (Acrobat Reader), disponibilizados para download e leitura do visitante.

  2. Ebooks – Podem ser em PDF, Word

  3. Apresentações em Power Point: Exiba-as gratuitamente no Slideshare.com ou Scribd.com

  4. Quizzes online

  5. Games online

  6. Revistas Digitais: O issu.com permite que você faça sua revista e exiba-a

  7. Enewsletters

  8. Podcasts

  9. Áudio books

  10. Vídeo (Youtube, vimeo, etc)

  11. Webcasts/webinars


(Vou ficar devendo dicas de ferramentas gratuitas ou baratas para criar e postar estes formatos. Estou aprendendo muito e em breve vou escrever um post bem completo sobre isso).


Um blog bem planejado deve integrar todas essas ferramentas, distribuindo o conteúdo e permitindo que o visitante percorra por entre os formatos de maneira que um potencialize o outro. O texto (com imagens), o áudio e o vídeo têm suas aplicações e cada um funciona melhor que o outro para cada tipo de conteúdo.


Como sempre faço, vou confessor que ainda estou patinando na ‘arte’ da multimídia. Mas vou chegar lá! E você, já pensou no assunto?

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