Seja útil e deixe os outros também serem!


"Interessando-nos pelos outros, coneguimos fazer
mais amigos em dois meses do que em dois
anos a tentar que eles se interessem por nós".
(Dale Carnegie)

Talvez eu possa dizer que essa frase é uma máxima do marketing pessoal. Mais que isso, em tempos de explosão dos sites sociais, essa frase funciona como uma regra: quem realmente se interessa pelo sucesso do seu semelhante terá sucesso!

No entanto, nada é tão simples assim. Sair ajudando a esmo a todos os que você encontra na rede infinita da internet pode ser de um valioso samaritanismo espiritual. No entanto, para que também alcancemos resultados práticos a nosso favor, precisamos de um mínimo de foco.

E o foco está justamente em formar ou fazer parte de uma rede cooperativa, uma rede que não seja fechada, com início e fim, onde todos se conheçam, e que seja de difícil adesão de novos participantes.
De outra forma, fazer parte de uma rede onde elo seja construído através de uma afinidade contextual: em português claro, uma comunidade de interesses específicos, onde todos se estejam relacionados por um assunto-chave: música, livros, micro e pequenas empresas, marketing, administração, etc, etc, etc.

Portal Administradores

Em administração, um bom exemplo é o portal Administradores (www.administradores.com.br). Além das notícias e artigos do site, cada membro da comunidade pode postar seus próprios artigos e tem uma espécie de blog interno onde também pode postar para que a comunidade toda veja.

Ainda existem várias comunidades fundadas pelos usuários, como por exemplo, a mais numerosa com mais de 2.000 participantes, Administração (http://www.administradores.com.br/comunidades/administracao/11/), onde temas podem ser debatidos. Já são milhares de usuários cadastrados.

Para me adicionar aos seus contatos no Administradores: http://www.administradores.com.br/alnasr


Faça e deixe fazer

Outro aspecto positivo é participar de sites que tenham algo para ser feito, ou seja, que permitam e incentivem os participantes a construírem-na constantemente, como é o caso da Amazon. Veja o que você pode fazer no site:

- fazer reviews de livros,
- escrever comentários,
- construir wikis,
- e várias outras coisas em torno dos produtos que você adora.


Uma idéia

Se você é produtor de orgânicos, por exemplo, as compras compartilhadas entre os consumidores estão em crescimento e favorecem aos pequenos produtores conseguirem distribuir seus produtos por um preço aceitável.


Então, construa uma comunidade, talvez até em torno do seu blog, conseguindo seguidores (o Blogger permite que você adicione o gadget de seguidores no seu blog), e coloque um espaço para que os participantes:

- postem receitas,
- procurem por outros participantes que queiram fazer compras compartilhadas,
- inclua uma seção de artesanato feito de produtos reciclados (o que trará mais adeptos já que são atividades relacionadas, e por aí vai!

Sinceramente, não consegui tempo ainda para trabalhar essa ferramenta Seguidores. Você tem de tornar seu blog/site uma ferramenta muito ativa e estimular as pessoas a se incluírem.

Se você não tem tempo, vale a pena ter uma pessoa ou, se possível contratar um funcionário que tenha habilidade editoriais) que seja responsável por isso.

Inserindo aplicativos

Outro exemplo são sites como o Facebook (
www.facebook.com) onde as pessoas podem:

- inserir uma série de aplicativos, enriquecendo cada vez mais sua página com utilidades,
- ver o perfil de outras pessoas,
- ou participar de vários grupos de discussão.

O importante é existir algo para fazer em torno o site/blog/comunidade.

Para fazer uma comunidade dar certo, o livro Comunidade Virtuais (Jayme Teixeira Filho / Ed. Senac) é um bom passo a passo:
(http://books.google.com.br/books/p/senac?id=ObBBALZ1KCsC&pg=PA138&dq=comunidade&hl=pt-br&ie=ISO-8859-1#v=onepage&q=comunidade&f=false).

Seja útil e deixe os outros também serem!

P.S.: Vou ficar devendo o endereço de um site que permite ao internauta criar uma comunidade (a maneira do Orkut, etc) em seu próprio blog ou site. Vou procurar onde está esse endereço e postar. Portanto, fique de olho!

0 comentários:

top