Não proponha: Venda! (continuação ...)

Continuando o post anterior (http://comunicarevencer.blogspot.com/2009/08/uma-proposta-argh-como-odeio-esse-nome.html):


6. Prendendo a atenção

- Acabamento: Limpe tudo o que pode desviar a atenção do leitor. As pessoas não querem fazer força para ler, elas querem absorver naturalmente um conteúdo.
  • Corte palavras e frases irrelevantes ou que abram espaço para a necessidade de mais quantidade de texto (para explicar um novo detalhe).

- A estruturação do conteúdo é fundamental para a facilidade de absorção do leitor:

  • Ordene o seu conteúdo em escadas, ou seja, entregue as informações de modo seqüencial e em doses, e não tudo de uma vez como que em avalanches de informação;
  • Hierarquia: o que mais interessa primeiro e assim por diante;
  • Separe o conteúdo em duas grandes partes: o que é importante, formando o corpo principal da mensagem; o que é complementar, em caixas claramente separadas do corpo principal.

- Além do tamanho e tipo de fonte, pense no espaçamento entre linhas. Ele pode determinar a velocidade de leitura: a velocidade que o olho corre o texto de linha em linha, descansando o leitor.

- Outros elementos que podem parecer detalhes - mas que ajudam a descansar o leitor - são barras e hífens separando pequenas orações explicativas como, por exemplo, essa própria frase!

  • A pontuação também deve ajudar o texto a respirar: o dois pontos é um exemplo clássico disso.

- Outra técnica importante para descansar o leitor é quebrar a informação em parágrafos pequenos. Parágrafos grandes exigem maior concentração, já que é mais fácil nos perdermos no meio dele e ter de ficar procurando onde estávamos.

  • Você também pode dividir o texto em subseções com subtítulos, anunciando qual assunto o próximo bloco vai tratar.
  • Se a proposta for feita para meio eletrônico, uma idéia interessante é criar uma sidebar para que o leitor possa trocar de seção, com apenas um clique, assim que desejar.

- Usar cores no texto é uma arte: saber que palavras ou sentenças ressaltar com vermelho ou azul, marcar sentenças ou parágrafos com uma faixa amarela (a maneira daquelas canetas luminosas).

  • Se utilizada de maneira correta, essa técnica pode atrair e direcionar o leitor que está apenas “passando uma vista” para trechos-chaves da sua mensagem. A cor deve ser usada de maneira parcimoniosa, caso contrário, ela pode deixar de trabalhar a seu favor.

Se você reconhece que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para persuadir e fechar vendas, então aí estão boas dicas para começar!

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