Cuidado: Contrato na mão!

Um colega de discussão no grupo Empreendedores BR (http://br.groups.yahoo.com/group/empreendedorBR/) se queixava de que, por fechar uma consultoria de vendas sem assinar contrato, foi dispensado antes da hora e ainda corria o risco de não receber todo o pagamento combinado.
Esse post é interessante para profissionais que trabalham como consultores ou como profissionais autônomos e serviços mem geral.
Veja o comentário que enviei em resposta ao post dele:

Também já tive experiência semelhante. Meu parceiro de consultoria, professor universitário, teve a solicitação de consultoria de marketing por parte de uma aluna sua. Ele me procurou para trabalharmos em conjunto. Eram 4 lojas de material para fazer bijuteria na baixada fluminense.

Como era sua aluna, ele decidiu não pedir o tradicional adiantamento de 40 ou 50%. Fechamos o negócio e começamos a trabalhar. Veja bem, a consultoria prevê que analisemos todas as variáveis possíveis envolvidas e diagnostiquemos a situação, recomendando uma série de medidas corretivas e/ou preventivas. Já assessoria inclui o trabalho da consultoria mais a implantação das soluções que se façam necessárias.

Ficou acertado que praticaríamos consultoria e meu parceiro faria o levantamento e análise financeiros. Ainda, inclui no pacote, a criação de todo o merchandising das lojas, com a programação visual desde placas (que eram de papelão recortado e escrito a pilot), até pirulitos de porta, baners de fundo de loja e vitrines, etc, etc, etc.

Após entregarmos a proposta de trabalho com todas as especificações do que nos caberia, fomos para a primeira reunião de trabalho. Chegando lá encontramos um amigo da proprietária que havia feito um curso (não sei se no SEBRAE da vida), e que se intitulou consultor financeiro. Após conversar descobrimos que ele nunca havia feito esse trabalho para terceiros.

Pois bem, esse "consultor" começou a nos tratar de forma arrogante e grosseira, nos espremendo para apresentarmos de cara a solução. Já viu ... Conseguimos mostrar que não trabalhávamos assim e ele a todo o momento dizendo que nosso trabalho era desnecessário.

Depois de três semanas, entregamos o relatório final e a criação de todas as peças de merchandising, além de criação de formulário de pesquisa e treinamento para aplicação da mesma, e eles falaram que não havíamos feito nada. Depois de muito disse me disse, mostrarmos a proposta entregue, explicar novamente em que consistia uma consultoria, eles postergaram o pagamento para mais 30 dias.

Pergunte o resto da história ... Trabalhar com pequenas empresas é assim mesmo! Existem os empreendedores que, independente de nível cultura e estudo, pensam grande e agem em conformidade com o seu tamanho, e os que infelizmente pensam pequeno e agem como se fossem grandes...

Amanhã postarei o comentário do colega que gerou essa minha resposta.

0 comentários:

top