Cuidado: Contrato na mão! (Parte 2)

Em prosseguimento ao post anterior, estou postando o desabafo de um consultor enviado para o grupo de discussão Empreendedores BR (http://br.groups.yahoo.com/group/empreendedorBR/). Segue, o texto sem caracterizar a pessoa que o enviou:

Hoje aprendi uma dura lição, “negócios são negócios, amigos”...
... “que amigo que nada, só no contrato, e reconhecido em cartório”.

Por trabalhar com pequenas empresas, nunca me preocupei com burocracias de contrato, proposta assinada, recibos, cronograma, etc. Simplesmente vou executando o trabalho e mostrando os resultados. Já aconteceram alguns atrasos em pagamento, mas tudo bem, até porque minha remuneração provém em parte dos resultados obtidos, mas depois de hoje, nunca mais.

Estava desenvolvendo um projeto de assessoria comercial em uma empresa que, eu já sabia, estava em dificuldades financeiras, por isso me procuraram.

Comecei o projeto, do zero, dia 05/02/2009.

Defini foco de atuação, selecionei a equipe, desenvolvi metodologia comercial, ajudei a elaborar a identidade visual, toda a papelaria, site, treinei e certifiquei o pessoal comercial interno e externo, acompanhando em prospecção e reuniões.

Fechamos a primeira venda dia 12/03/2009.

Mesmo com Carnaval e outros percalços, fechamos a primeira venda em 24 dias úteis trabalhados. Lembrem-se, comecei do ZERO absoluto.

Esta primeira venda, paga todos os investimentos feitos em pessoal, material de apoio e a consultoria. Não paga os altos investimentos que a empresa fez em equipamentos, pois se trata de um laboratório analítico e ambiental.

Só para destacar, também não sabia nada da atividade, público alvo, mercado potencial, nada mesmo.

É um mercado bastante concorrido, mas conseguimos nos destacar pelo método de abordagem diferenciado, fechando de cara uma grande conta.

Normalmente divido os projetos em 3 fases – desenvolvimento comercial (incluso todo o trabalho acima), capilaridade (parcerias, eventos, etc.) e gerencia comercial terceirizada (acompanhamento e melhoria contínua). Dei por concluída a 1ª. Fase e iniciei as 2 seguintes.

Não vou entrar em detalhes, mas por conta de outro consultor em gestão, que após analisar o trabalho que desenvolvi, também verificando que não tínhamos qualquer contrato assinado (nem a proposta eu tenho assinada), decidiu junto á diretoria interromper o projeto até terminar a “reestruturação” da empresa, que não passa de uma redução de custo geral. Importante falar que o laboratório é filho de uma empresa maior.

A questão é que o processo de capilaridade já estava encaminhado, faltando apenas alguns detalhes, e a gerencia comercial terceirizada busca a melhoria contínua. Na prática, a equipe já pode andar com as próprias pernas, com risco de cair o desempenho, mas anda.
O consultor, vendo isto, aproveitou a oportunidade e me ferrou.
Suspenderam o último pagamento, quebrando minhas pernas este mês.

Ainda estou tentando negociar um parcelamento maior, mas não acredito muito, na realidade, se decidirem não pagar, não vão pagar ... como vou cobrar?? Nada tenho documentado.

Vou tentar levar no banho-maria até receber tudo.

Desculpem o desabafo, mas acredito que vários já passaram por isso.
O que muda no meu dia-a-dia??

SÓ COM CONTRATO, PROPOSTA, EXAME DE SANGUE, DNA, NOTA FISCAL, BOLETO BANCÁRIO, RG, CPF, FOTO DO PAI E DA MÂE, TUDO EM 3 VIAS, COM CÓPIA AUTENTICADA E FIRMA RECONHECIDA (POR AUTENTICIDADE).

0 comentários:

top