Por que utilizar apresentações de vendas online?


Dando prosseguimento ao último post, seguimos com o tema apresentações de vendas que pré-vendem por si só.
Extraí o sumo do relatório “How to close more Sales with online presentations” (Como fechar mais vendas com apresentações online), do estudo feito pela BizTechReports.com (http://www.biztechreports.com/). O universo pesquisado foi o de pequenas e médias empresas da América do Norte.

- O estudo descobriu o incremento da utilização de apresentações online pro parte das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) para todos os aspectos operacionais da empresa, particularmente os de vendas.

- Mais da metade dos entrevistados usam apresentações online para demonstrações de produtos/serviços a clientes e prospects (clientes potenciais).

- As apresentações online:
  • aceleram o processo de venda (todo o ciclo, desde o primeiro contato até o fechamento da venda) a um custo menor e com maior eficiência;
  • são usadas como uma ferramenta de pós-venda, facilitando o processo de transição entre fornecer um suporte eficiente de vendas até a construção de um efetivo relacionamento com os clientes.

- Permite às PMEs fazerem demonstrações instantâneas (em tempo real) aos prospects e prover um canal de geração de prospects (clientes potenciais) que funciona em regime 24h por 7 dias.

  • Como se pode fazer mais apresentações em menos tempo, as apresentações online permitem que mais empresas sejam contactadas gerando, assim, a qualificação de um maior número de clientes potenciais.

- 59% do universo pesquisado acreditam alcançar grandes quantidades de prospects muito freqüentemente (considerando que a busca por novos clientes potenciais é feita diariamente pela equipe).

- Permite que a equipe de vendas divida mais informações, mais rapidamente e com menor custo.

- Custos de vendas podem ser reduzidos, algumas vezes, em até 50%.

- Incremento do volume de vendas, pois permite alcançar determinadas áreas de mercado que antes eram impossíveis de serem visitadas devido aos custos proibitivos de visitas de vendas.

- 30% dos pesquisados salientaram a contribuição para a aceleração do ciclo de vendas (menos custos com viagens e maior eficiência das demonstrações de prod./serviços.

- Conseqüentemente, por diminuir o tempo do ciclo de venda, possibilita a realização de um maior número de apresentações, incrementando a capacidade de fechar mais vendas.

- 38% das empresas receberam um feedback (retorno) e informações relevantes e úteis por parte dos prospects e de clientes.

  • Isso permitiu que se respondessem dúvidas dos clientes mais cedo durante o ciclo de vendas, antecipando objeções por ventura viessem a surgir.
  • Essa antecipação das dúvidas dos clientes pôde ser obtida através de esforços colaborativos entre a equipe de vendas e outras funções da empresa, preparando uma solução especificamente desenhada para o cliente.

- As apresentações online possibilitam que os representantes de vendas tenham contatos mais freqüentes e regulares com os clientes atuais e potenciais, o que gera normalmente mais vendas repetidas e de maior valor.

- As apresentações online podem ser integradas com aplicativos já existentes de controle de vendas, incrementado a medição da performance da equipe.

- As apresentações online estão sendo feitas em variados formatos:

  • 54% utilizam o Power Point ou similares;
  • 43% utilizam páginas na internet ou web sites;
  • 1/3 também usam aplicativos feitos dentro da empresa especificamente para a função e outros formatos como Microsoft Word e Excel e Adobe Acrobat.

0 comentários:

top