Todos nós somos piratas!

Como diz o velho ditado popular: De graça, até injeção na testa”! Quem não gosta de ganhar um brinde bacana? Ou um tratamento grátis?

O poder da amostra grátis só aumenta nos nossos dias conturbados e inchados de informação e produtos. E ainda mais com a internet que só aumentou a possibilidade de obtermos gratuidades. Por exemplo: apostilas de cursos, e-books, convites de eventos, amostras de tratamentos etc, etc, etc.


Para o pequeno empresário, o mais importante é ter criatividade na hora de produzir amostras grátis ou brindes realmente relevantes para as pessoas e a um baixo custo.

Veja o brinde que um aluno do curso que estou ministrando confeccionou e distribuiu para toda a turma:



A empresa trabalha com toda espécie de gravação em placas, troféus e presentes em aço. O site é www.pandorabrindes.com.br. Ele está sediado no Rio, mas atende a São Paulo e a todo o Brasil.

As ONGs também podem se valer grandemente do poder dos brindes para espalhar suas causas. Por exemplo, adesivos com mensagens que incentivam as pessoas a colocar em seus carros:

A pesquisa para escrever esse post, acabou por me dar a idéia de fazer de um adesivo para carro, divulgando a causa do Instituto Lagoa Viva, do qual faço parte. O Lagoa Viva fica sediado na Barra da Tijuca (RJ) e luta pela despoluição da bacia hidrográfica da região. O adesivo pode levar a mensagem “Limpe sua Barra”, que é o nome de um de nossos projetos.

O Adesivo deverá levar os itens abaixo:


Mensagem:


Logo do Instituto:


Logo do Pacto de Resgate Ambiental (movimento que fundamos para unir todos os setores sociais em torno da nossa causa):


O endereço de nosso site:


Espaço para o logo as sua empresa (quem tiver interesse em nos ajudar a viabilizar o brinde envie e-mail para alvaromarketing@click21.com.br):

Prometo que vou postar o adesivo quando estiver pronto!


Sites especializados em amostras grátis

Para provar o poder da utilização de brindes, encontrei vários sites que agrupam links para amostras grátis de empresas. Um dele é o
www.amostrasgratis.org, que apresenta as seguintes categorias de brindes:

- Abridor de latas e garrafas, Adesivos, Agendas, Alimentos, Brinquedos, Broches, Calculadoras, Calendário, Camisas, Catálogos, CDs, Computador, Costura, DVDs, Equipamentos de proteção individual, Fotos, Higiene pessoal, Informática, Jornal, Kit primeiros socorros, Livros, Mapas, Perfumes, Produtos de beleza, Produtos para amimais, Produtos para o lar, Programas, Pulseira, Religião, Revistas, Roupas,
Sacolas, Saúde, Surpresa.

As pequenas empresas podem apoiar causas sócio-ambientais e divulgar suas marcas. Por exemplo, segundo o site Amostra Grátis:

“A Tribal é uma empresa que atua no mercado de Confecções. A empresa está mandando um adesivo para quem responder uma pesquisa no site”.

Para receber o adesivo abaixo, o internauta tem de preencher uma pesquisa da empresa (http://tribalsurf.com.br/qual-a-sua-tribo.html?cmm=47101500).


Outro exemplo de envio de brinde é o da empresa "Ames Magnetos Promocionais" com a mensagem “Respeite o Ciclista”:


Por fim, para quem quer se aprofundar no assunto, existe o livro do Seth Godin (http://sethgodin.typepad.com/):

Brinde Grátis! Aproveite!: a Sua Próxima Grande Idéia de Marketing:
http://www.submarino.com.br/produto/1/266852?franq=134562.

Atenção: Não estou recomendando porque não li o livro. Apenas já li outros livros do autor e todos foram muito enriquecedores.

Comentem! É grátis!

1 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal, para quem quer uma outra opção de site é só entrar no http://www.amostragratis.org (no singular mesmo) lá você encontrará um fórum com mais de 8 mil links para amostras e brindes grátis

top