Pirataria! (continuação do post anterior)

Quem acompanha o Comunicar e Vencer sabe que não falei ainda da tão propalada crise. E isso não é nenhum tipo de alienação...

O último post foi sobre brindes criativos e de baixo custo. E e é aí que os céticos podem dizer:

_ Todo mundo cortando custos e você falando em gastar com brindes!

Não sou contra cortar custos, absolutamente. O problema é onde cortar os custos.

Se durante uma crise precisamos estimular os clientes atuais e os potenciais a comprarem de nós, como então vamos cortar em marketing? Justamente por isso é que digo que mais que nunca o pequeno empresário deve se valer de sua criatividade ... e da criatividade de sua equipe.

As pessoas gostam de imaginar o que estão deixando de gastar quando ganham algo. No entanto, pelo que tenho vivenciado, depois que a pessoa experimenta um produto ou um serviço através de uma amostra grátis, o preço passa a fazer uma diferença menor.

Para provar que não estou tão errado, recebi por e-mail hoje, um artigo publicado no Portal Exame, chamado Guia de sobrevivência para 2009: Para enfrentar a crise, o primeiro passo é deixar de lado a postura defensiva (http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/
0935/gestao/guia-sobrevivencia-2009-416482.html).

O artigo é escrito simplesmente pelo papa da GM, Jack Welch. Veja o que dizem os dois parágrafos iniciais:
“Em primeiro lugar, sugerimos que você faça de 2009 um ano de abertura e de posições ofensivas. Sim, sabemos que o momento atual requer ações defensivas. Muitas empresas demitiram ou diminuíram salários, e é bem provável que expedientes desse tipo continuem a proliferar acompanhados de cortes em muitos outros tipos de gastos. Mas é bom tomar cuidado. Nesse tipo de ambiente (...) as pessoas se esquecem de quem é o responsável pela sobrevivência da empresa: o cliente.
Welch ainda chama a atenção para a importância acentuada da criatividade nesses tempos de crise:
(...) Com sua energia positiva e seu exemplo, faça com que seu pessoal se empenhe ao máximo em produzir bens e produtos inovadores. Lembre-se de que seus clientes também estão atravessando um momento difícil. Procure oferecer a eles algo de valor surpreendente. Você venderá mais hoje e contará com sua lealdade quando as coisas melhorarem”.

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