A Jani-King (http://www.janiking.com.br/), por exemplo, é uma franqueadora de serviços de limpeza e já conta com 12 mil franqueados em vinte países. Norte-americana de fundação, a empresa chegou ao Brasil em 1991 e atualmente atua em 12 estados do país.
O interessante dessa franquia de serviços de limpeza é que o investimento inicial é baixo: 70 mil reais entre taxa de franquia, instalação da empresa, marketing e impressos, produtos e equipamentos de limpeza e capital de giro. Segundo a Jani-King, o Brasil é um mercado promissor para a terceirização de serviços, visto que apenas 50 % das empresas privadas já adotaram esse sistema.
Além do baixo investimento inicial, outra vantagem dessa franquia encontra-se no fato de que a terceirização dos serviços é menos sujeita às flutuações da economia: a limpeza é um item de alta necessidade em qualquer segmento de negócios. O ponto fraco fica no aspecto de contratações de funcionários. O franqueado terá de contratar e gerenciar uma mão-de-obra relativamente numerosa.
A Jani-King oferece os seguintes benefícios aos seus franqueados (retirado do folder da empresa):
- Trabalhar sob marca reconhecida pelo mercado.
- Ser parte de uma rede madura, presente em diversas localidades do território nacional.
- Consultoria de campo e suporte à gestão dos negócios.
- Ações de apoio às atividades comerciais do franqueado.
- Assessoria de marketing para a realização de ações diversas.
- Desenvolvimento de fornecedores homologados e central de compras.
- Acesso ao know-how aprovado, por meio de treinamentos, manuais, eventos e outras formas de comunicação, como a Intranet Jani-King.
Por espantoso que seja para alguns, e para mim foi, havia uma empresa de franquia de serviços de coach. Para quem não sabe o que é coach, resumidamente, podemos dizer que é um serviço realizado por tutores para ajudar as pessoas a definirem claramente seus objetivos pessoais e/ou profissionais e atingi-los. No caso da Action Coach (http://www.actioncoach.com.br/), a promessa é de ajudar pequenos e médios empresários a:
- Aumentar seus lucros;
- Sistematizar os processos da empresa;
- Equilibrar a vida empresarial com a vida familiar e o lazer.
Pois bem, a Action Coach treina e capacita seus franqueados a se tornarem business coaches. A empresa foi criada em 1993 na Austrália, tem escritórios em cinco continentes e atua em três áreas: gerenciamento do negócio, marketing e vendas. O sistema de aconselhamento orientado a resultados conta com quase 500 estratégias e sistemas para as três áreas de atuação citadas acima. O know-how é passado para seus franqueados.
Segundo o site da empresa,
"Os franqueados da Action são apoiados por master franquias localizadas num número crescente de países e territórios, como Reino Unido, Irlanda, Austrália, Espanha, França, Ásia, Canadá e EUA, entre outros”.
Amanhã, vou postar mais duas análises de franquias de serviços que estava na Rio Franchising Business 2008.
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