Rio Franchising Business 2008 (ABF-Rio) - Parte III

Um segmento que se desenvolveu muito nos últimos anos é o de franquias de serviços. Se antes automaticamente relacionava-se franquia a um sistema de lojas de varejo, hoje proliferam empresas franqueadoras de cursos, serviços profissionais, entre outros. Elas também estiveram presentes na Rio Franchising Business 2008 (Riocentro – RJ).

A Jani-King (
http://www.janiking.com.br/), por exemplo, é uma franqueadora de serviços de limpeza e já conta com 12 mil franqueados em vinte países. Norte-americana de fundação, a empresa chegou ao Brasil em 1991 e atualmente atua em 12 estados do país.

O interessante dessa franquia de serviços de limpeza é que o investimento inicial é baixo: 70 mil reais entre taxa de franquia, instalação da empresa, marketing e impressos, produtos e equipamentos de limpeza e capital de giro. Segundo a Jani-King, o Brasil é um mercado promissor para a terceirização de serviços, visto que apenas 50 % das empresas privadas já adotaram esse sistema.

Além do baixo investimento inicial, outra vantagem dessa franquia encontra-se no fato de que a terceirização dos serviços é menos sujeita às flutuações da economia: a limpeza é um item de alta necessidade em qualquer segmento de negócios. O ponto fraco fica no aspecto de contratações de funcionários. O franqueado terá de contratar e gerenciar uma mão-de-obra relativamente numerosa.

A Jani-King oferece os seguintes benefícios aos seus franqueados (retirado do folder da empresa):
  • Trabalhar sob marca reconhecida pelo mercado.

  • Ser parte de uma rede madura, presente em diversas localidades do território nacional.

  • Consultoria de campo e suporte à gestão dos negócios.

  • Ações de apoio às atividades comerciais do franqueado.

  • Assessoria de marketing para a realização de ações diversas.

  • Desenvolvimento de fornecedores homologados e central de compras.

  • Acesso ao know-how aprovado, por meio de treinamentos, manuais, eventos e outras formas de comunicação, como a Intranet Jani-King.

Por espantoso que seja para alguns, e para mim foi, havia uma empresa de franquia de serviços de coach. Para quem não sabe o que é coach, resumidamente, podemos dizer que é um serviço realizado por tutores para ajudar as pessoas a definirem claramente seus objetivos pessoais e/ou profissionais e atingi-los. No caso da Action Coach (http://www.actioncoach.com.br/), a promessa é de ajudar pequenos e médios empresários a:

  • Aumentar seus lucros;

  • Sistematizar os processos da empresa;

  • Equilibrar a vida empresarial com a vida familiar e o lazer.

Pois bem, a Action Coach treina e capacita seus franqueados a se tornarem business coaches. A empresa foi criada em 1993 na Austrália, tem escritórios em cinco continentes e atua em três áreas: gerenciamento do negócio, marketing e vendas. O sistema de aconselhamento orientado a resultados conta com quase 500 estratégias e sistemas para as três áreas de atuação citadas acima. O know-how é passado para seus franqueados.

Segundo o site da empresa,

"Os franqueados da Action são apoiados por master franquias localizadas num número crescente de países e territórios, como Reino Unido, Irlanda, Austrália, Espanha, França, Ásia, Canadá e EUA, entre outros”.

Amanhã, vou postar mais duas análises de franquias de serviços que estava na Rio Franchising Business 2008.

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